Twitch

Candidata democrata faz live de Among Us na Twitch para energizar eleitores

Não acreditou quando a gente falou do poder de Among Us no último texto? Agora vai ficar difícil discordar. Isso porque, na noite de ontem (20), a democrata americana Alexandria Ocasio-Cortez lançou o seu canal na Twitch com uma live de Among Us. Em uma transmissão que passou de 3 horas e atingiu cerca de 440 mil espectadores e muito debate no chat. 

Não só pelas decisões dos participantes no game, mas também com muita política. Um dos motivos foi a participação do congressista Ilhan Omar, sua parceira política. E até nomes do cenário de streaming, como a dupla Pokimane e Hasan Piker, e Disguised Toast

Pode até parecer estranho ver um político realizando essas movimentações. No entanto, Ocasio-Cortez é uma figura política muito poderosa quando o assunto é influência digital. Além dos seus discursos pragmáticos e firmes, a congressista equilibra com vídeos do dia a dia, como troca de receitas de macarrão com queijo com seus seguidores do Instagram

A ideia da congressista foi demonstrar proximidade. Para a professora Jennifer Grygiel, da Universidade de Siracusa, a congressista não força apoio. “O que ela diz é ‘Ei, vamos desenvolver essas habilidades juntos e seremos uma comunidade’. Não é apenas ‘me dê apoio, me dê apoio’”, explica ao New York Times

Ainda que divertido pela curiosidade de ver experientes políticos juntos em Among Us, especialistas recomendam cautela. Para o professor da Universidade de Liverpool, Jon Tonge, por exemplo, é um bom palanque. Mas é uma conexão com a figura política e não necessariamente ao fazer político. 

Mesmo assim, a jogatina de Ocasio-Cortez atingiu – até agora – mais de 5 milhões de visualizações no total, mesmo após a transmissão. O que representa a força, não só da novidade, mas também da congressista como política e gamer.  

Neste ano, inclusive, a democrata organizou reuniões digitais dentro do game Animal Crossing: New Horizons. Como também participou de uma transmissão de Donkey Kong 64, também na Twitch, em apoio a crianças transgênero em janeiro deste ano. 

Twitch também é lugar de política 

Por mais que a Twitch tenha ficado marcada com seu uso para transmissões de games, a plataforma ainda assim é uma plataforma de lives. Com isso, a política americana vem ganhando um novo púlpito e locais para debate: a Twitch. E não só entre os políticos, mas também entre os próprios cidadãos. 

Durante o debate presidencial entre Donald Trump e Joe Biden, que aconteceu no final de setembro, comentaristas na Twitch davam os seus pareceres sobre o confronto. E através do chat, fãs e espectadores participaram dando suas opiniões.

O usuário Mizkif (Matthew Rinaudo) conta com 640 mil seguidores na plataforma realizou uma live durante o debate. Mesmo confessando não saber de política. Outro usuário foi Hutch (Shaun Hutchinson) que representou o acalorado debate com suas fortes reações. 

Assim, indo além dos games, a Twitch também se mostra uma plataforma poderosa para cenários ainda maiores. 

FONTES
1 2

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também