Nosso apresentador e psicólogo do esporte, Henrique Carpigiani, teve um papo super legal com a Nah Gonçalves da Agência DSK. A pauta central foi patrocínio e vendas dentro do eSports para seu time de LoL, FreeFire, Rainbow6, CS ou qualquer outro eSport que possuir audiência para atrair os patrocinadores.
A princípio, as agências e empresas buscam investir em mídias que possuem bastante audiência. Então, isso mostra a força do eSport no mercado brasileiro e no mundo, vale lembrar que ainda tem muito a crescer em todos os lugares.
A área comercial dentro do mercado de eSports possui tudo que um comercial tradicional tem, mas existem alguns pontos a mais, pois você está tratando com o público, com a emoção das pessoas e o jogo. Então, além de todo planejamento e estudo de mercado, você tem que entender que é um mercado que você lida com os fãs. Sendo assim, todo seu conteúdo é movido por eles, pois eles dão o engajamento.
O departamento de marketing e o comercial precisam se integrar um ao outro, pois eles se esbarram em muitas funções. O comercial vende, mas o marketing que embala o seu produto para a venda, despertando o desejo do consumidor, tornando seu produto atrativo para o público, e assim que uma marca vai comprar essa sua audiência, sua credibilidade perante o mercado. Então, ao conectar essas duas áreas, você está conectando a sua entrega e a sua venda.
Quais são os primeiros passos da área comercial?
- Tudo começa pelo planejamento, pois na área comercial você precisa saber o que e como você vai vender, a partir disso estruturar as relações de troca com as marcas. Além disso, saber com qual público você estará se comunicando, ou seja, quem é a sua audiência e como ela vai se conectar com a marca.
Para pequenos times e organizações que ainda estão começando, você terá que vender ao seu patrocinador que ele crescerá no cenário juntamente a você. Então, a credibilidade não virá dos seus números, mas sim da ideia que ela será uma marca que irá apoiar o esporte, aquele pequeno time que está se esforçando e os sonhos.
Lembre-se que o seu patrocinador não é um investidor, ele é um parceiro que vai te apoiar de uma forma e você de outra. Você irá passar a credibilidade do seu negócio para ele e ele vai te rentabilizar ou te abastecer com equipamentos em troca disso.
Quer entender melhor sobre patrocínio e vendas para eSports? ? Assista ao vídeo:
Agora é sua vez de falar
O que vocês acharam desse vídeo sobre patrocínio e vendas para eSports?? Curtam e deixem comentários… todo feedback é essencial para o nosso trabalho com nosso youtube de negócios ?
Ah, não esqueçam de sugerir mais tópicos, lá no canal falamos de: vendas, negócios, startups, carreira, empreendedorismo, influenciadores digitais, dicas com especialistas, redes sociais, marketing.
Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups
Texto de Juliana Santana
LinkdIn | Instagram | Gramofone Ativo