SEO | Arte por Moacir Alves

7 passos simples para ser um mestre do SEO

O SEO é um fator muito importante para marcas e empresas. O termo é a abreviação de Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Busca. O principal benefício de utilizar essa técnica é estabelecer uma forte identificação de marca nos mecanismos de busca.

É dessa forma que os clientes podem encontrar o site ou produtos de forma rápida. Além disso, é o SEO que permite que uma marca esteja melhor ou pior ranqueada. De forma geral, pode-se entender da seguinte forma: ao pesquisar por um produto ou serviço no Google, você encontrará centenas de resultados. Mas todos nós sabemos que geralmente nossa busca não passa da segunda ou terceira página de resultados.

Portanto é importante garantir seu lugar com a melhor colocação nos mecanismos de busca. Muitas vezes as empresas perdem espaço de mercado por falta de uma boa colocação no ranking de buscas. 37% dos cliques em mecanismos de pesquisa estão nas primeiras posições orgânicas.

Hoje em dia existem mais de 2 bilhões de pessoas online pelo mundo. 93% das atividades online começam em um mecanismo de pesquisa. São 40.000 pesquisas a cada segundo e 3,5 bilhões de pesquisas por dia. E nada disso importa se sua empresa não utilizar técnicas de SEO!

Por que utilizar SEO?

De modo geral, o tráfego gerado pelo SEO tem uma qualidade muito superior às opções pagas. Isso porque o cliente chegou até você, e não o contrário. Mas o que isso significa? As estratégias de mídia paga mostram anúncios para os clientes com base em interesses pré identificados. Porém o cliente pode ter buscado um assunto por curiosidade ou já ter finalizado sua compra… E os anúncios seguem aparecendo.

Já o SEO possui maior possibilidade de conversão. Ou seja, o cliente voluntariamente faz uma busca sobre determinado assunto e encontra seu site, produto ou serviço como resposta. Isso significa que o cliente já tem um grande interesse naquele assunto e está a um passo de fechar negócio. O SEO vai determinar com qual marca esse negócio será fechado.

Além disso, o SEO oferece muitos outros benefícios. Um dos principais está atrelado ao próprio Google. As pessoas confiam no Google e portanto os primeiros resultados serão os melhores. Se seu site tiver um SEO bem estruturado, o Google fará o resto do trabalho.

No entanto é importante saber que esse processo é demorado. A mudança na classificação pode demorar de 6 a 12 meses para acontecer. Isso porque seu site precisa ser considerado relevante o suficiente para ganhar esse destaque.

Então como ganhar essas posições de destaque?

Como ser um mestre do SEO?

Agora você já entendeu a importância do SEO para sua marca. Mas como colocar em prática essa estratégia?

  • Escolha bem suas palavras. Esse é o principal objetivo do SEO. Ao produzir conteúdo, estruture seu texto com a intenção de simplificar a vida dos leitores. Faça textos simples, separe subtítulos e use muito a palavra chave. É com essa palavra chave que seus leitores vão te encontrar.
  • Faça conteúdo com frequência. Ter um site com atualizações frequentes é um passo importante para seu site. Dessa forma você mostra para o Google que seu site não está “abandonado”. É muito comum que sites institucionais não tenham um menu para blog. É um erro (dos grandes)! Um blog vai te ajudar a subir no ranking do Google. Faça pelo menos 2 posts por mês para otimizar o SEO.
  • Imagens de qualidade. Ter imagens relevantes e com boa qualidade é uma dica simples, mas poderosa. Obviamente sua imagem precisa ser relacionada ao seu conteúdo e ter uma boa qualidade. Além disso, otimize o SEO ao preencher o campo Alt-text. Esse é um recurso de SEO que as plataformas de sites que ajuda a ranquear o conteúdo nas palavras chaves relatadas no Alt-text.

LEIA MAIS: Como utilizar técnicas de SEO no LinkedIn?

 

  • Faça conteúdos relevantes. Não adianta fazer uma grande quantidade de conteúdo, porém sem relevância. Lembre-se que seu público vai buscar por temas no Google e a ideia é que ele encontre você como resposta. Fique atento às tendências do seu nicho, fale sobre o que seu público gosta. Ser o primeiro a tratar sobre um tema também pode ajudar muito, pois você será a referência!
  • Tenha um título chamativo. Imagine a seguinte situação: Você pode chegar ao primeiro lugar nas buscas do Google, mas um concorrente cria o mesmo conteúdo com um título mil vezes mais interessante. É claro que nesse caso o segundo colocado vai receber mais cliques. Portanto, invista em títulos que chamem a atenção e se diferenciem dos outros.
  • Menos é mais. Um fator importante para o SEO é a velocidade em que sua página carrega. O layout do seu blog precisa ser leve para que o carregamento seja o mais rápido possível. Você pode adicionar imagens, GIFs, vídeos e o que mais quiser. No entanto, cuidado para não deixar sua página muito pesada.
  • Estude sobre o SEO. Quanto mais você aprende, melhor você fica. No começo você vai precisar rever seu texto e seu site muitas vezes. Porém aos poucos você vai aprender quais os melhores caminhos para o SEO da melhor qualidade.

 

Quer mais dicas sobre SEO? Vem ver esse vídeo da Semrush!

 

 

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Fonte 1 | Fonte 2

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