As principais técnicas de link building | Por Markeninja
Hoje em dia, muito se fala sobre a importância do marketing de conteúdo para o posicionamento da sua Startup no Google.
Contudo, é impossível pensar em uma estratégia de ranqueamento sem pensar também na questão do link building. Algo que é pouco conhecido e bastante esquecido.
Para quem não conhece, o processo de link building é composto basicamente por desenvolver ou aplicar no seu site uma estratégia para aquisição de novos links externos que façam referência a uma ou mais páginas do seu site.
Por que isso é importante?
A importância do link building
A grosso modo, o Google entende que cada link para uma determinada página é um voto para ela.
Cada voto, por sua vez, é tratado como uma demonstração de relevância da página.
Quanto maior o número de votos para uma página, maior a sua relevância e, portanto, maior será a chance dela estar bem posicionada no Google.
Sites que todo mundo referencia, como o Globo.com, por exemplo, possuem uma infinidade de links externos e por isso para todo novo conteúdo que ele criar, possivelmente, estará nas primeiras posições do Google.
Assim, o marketing de conteúdo é responsável por criar páginas que vão se posicionar para o Google, e o link building garantirá que essas páginas tenham um grande peso para estarem na frente de seus competidores na lista de busca.
Ambas as estratégias precisam estar juntas para funcionar.
É importante entender também que, de um modo geral, cada link tem um peso diferente para o seu posicionamento.
Páginas mais próximas do seu nicho ou páginas que são bastante relevantes tendem a gerar um resultado mais significativo.
A importância do link building não se limita ao SEO.
É nítido que uma estratégia bem feita pode não somente melhorar o seu posicionamento como também gerar mais tráfego direto para o seu site o que pode aumentar sua conversão.
Técnicas práticas
Entender a importância é fácil, acredito que já esteja clara sua relevância nesse momento. Porém, o que você deve estar se perguntando é: como gerar links para o seu site?
Acredite, isso não é apenas para os grandes players do seu mercado, você também pode fazer. Aliás, se você é uma Startup, é fundamental que faça! Existem algumas técnicas bem conhecidas dentro dessa linha.
Vejamos algumas:
Guest post
Essa é provavelmente a técnica mais conhecida de link building. Ela consiste, basicamente, em publicar algum conteúdo referente a sua empresa ou mercado no blog ou site de outra pessoa e criar o link para o seu site.
Existem um milhão de blogs que permitem a prática de guest post, como o próprio Startups Stars. Contudo, aqui vão algumas observações para você ficar ligado:
– Sempre faça a publicação de conteúdos únicos como guest post;
– O guest post precisa ter um link para o seu site, quando mais no topo do conteúdo, melhor;
– Dê preferência a guest posts em sites que permitam links “dofollow”;
– Não adianta fazer guest post em sites de pouca expressão ou sites que fujam completamente do seu mercado.
– Uma última dica prática dessa técnica para procurar blogs do seu nicho no google de uma forma escalável é pesquisando especificamente coisas como:
“Lista de blogs de alimentação” ou “Lista de blogs de viagem”, etc. É uma forma rápida e eficiente para mapear os seus possíveis links.
Técnicas de Link building baseado em conteúdo
Essa é a forma que pode lhe permitir o maior alcance de links se for bem feito.
Ela consiste em criar alguma peça de conteúdo que possa ser interessante para influenciadores, blogs e sites compartilharem e linkarem ao seus meios de comunicação.
Por peça de conteúdo, entende-se, por exemplo:
– Infográfico;
– Gráfico;
– Vídeo;
– Tutorial ou guia;
– Galeria de imagens.
O importante é você criar um super conteúdo que desperte algum tipo de emoção: alegria, raiva, tristeza, compaixão, etc e que tenha preferencialmente um grande apelo visual.
De um modo geral, um infográfico é o aquele dentre as peças de conteúdo que possui o maior potencial.
Dentro dessa linha, não basta apenas criar o conteúdo, é preciso ativamente entrar em contato com todas as possíveis pessoas que possam compartilhar e tentar despertar seu interesse.
Se bem feito, é possível obter um grande número de links para o seu site.
Ego bait
A ideia por trás dessa técnica é simples.
Massagear o ego de alguma pessoa ou empresa importante dentro de um nicho no objetivo de sensibilizar essa pessoa à compartilhar seu conteúdo com um link.
Uma forma simples de se fazer isso é criando conteúdos em seu blog que sejam listas de empresas de algum determinado setor.
Uma outra maneira é elaborar algum review de determinada empresa específica e mostrar as grandes vantagens da mesma.
Uma vez tendo criado esse conteúdo, você pode entrar em contato com a empresa ou pessoa em questão na expectativa de fazer ela linkar uma página de seu site com o post que foi feito.
Todas essas 3 técnicas demandam um esforço de tempo na criação de conteúdo, estudo de potenciais influenciadores e o follow up dos contatos.
Contudo, uma vez que os links começam a aparecer, todos os seus conteúdos ranquearam melhor no Google.
Espero que o conteúdo tenha sido útil e vá em frente! Comece a buscar links para a sua Startup já!
Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups
Sobre o Guest:
Markeninja: “Somos ninjas altamente treinados e capacitados nas artes de SEO, Adwords e Marketing de Conteúdo que prezam pelo compartilhamento de suas artes secretas em busca da vitória no Google.”