Produzir conteúdos envolve sempre divulgação. A divulgação, então, resulta em reconhecimento e com isso aparecem anúncios. Marcas sempre estudam maneiras de atingir mais público com determinadas estratégias. E é nesse momento que entra o termo viewability (potencial de visibilidade).
Muito porque o viewability é uma métrica avaliadora das chances de um anúncio atingir um usuário. A partir dela, é possível ter informações sobre o número de vezes que os anúncios são exibidos e vistos.
Consequentemente, os dados trazem noção de impacto, percepção e construção de confiança.
Visibilidade é fundamental para os responsáveis do marketing entenderem o desempenho da campanha. Além de também permitir que o investimento na publicidade seja alocado de acordo com a mídia mais relevante.
E é assim que vem a pergunta mais importante: como avaliar?
Viewability através do Active View
Existem diferentes maneiras de conseguir avaliar o potencial dos seus anúncios. Mas o Google oferece um norte mais direcionado: o Active View. Credenciada pelo Media Rating Council (MRC), o serviço uma solução gratuita, transparente e bem fácil de usar.
O trabalho dele é de contabilizar as impressões de vídeos e da Rede de Display disponíveis na internet e aplicativos. O Active View é integrado a todos os produtos e avaliações de publicidade do Google em tempo real, seja um anúncio visível ou não.
Neste ponto, tanto o Interactive Advertising Bureau (IAB) quanto o MRC focam em padronizar o que é uma impressão visível. Para isso, trabalham com diversas agências, anunciantes, editores e provedores de tecnologia, como a Google, por exemplo.
A companhia, inclusive, aceita a definição de viewability desenvolvida pelo IAB e MRC. No caso, os dois explicam que, no mínimo, 50% do anúncio precisa ficar visível por, pelo menos, um segundo para anúncios da Rede de Display. Ou, pelo menos, dois segundos, para anúncios em vídeos.
Essa definição em comum é fundamental para estimular o crescimento, o investimento, a confiança e o comércio. Ou seja, as impressões visíveis representam uma moeda de troca e uma forma de medição que fornece transparência sobre a eficiência do investimento na mídia.