Como criar gifs animados - WorkStars

Como criar gifs animados para as redes sociais?

Você sabe como criar gifs animados para as redes sociais? Se você quiser usá-los no Instagram ou até mesmo no WhatsApp, essa á uma boa maneira de dinamizar a comunicação, deixando-a mais leve e divertida.

Por isso, nesse post vamos explicar passo a passo o que você precisa fazer para criar um gif do zero. E, além isso, vamos mostrar algumas ferramentas que ajudam a criar gifs incríveis de maneira fácil e descomplicada. Veja a seguir.

 

 

LEIA MAIS: CapCut para computador: saiba como acessar e usar

 

Vantagens de usar gifs

Antes de criar nesse formato, é importante entender o que exatamente é um gif. Podemos definir um gif como um dos formatos de imagem possíveis. Ou seja, assim como há jpg, png e afins, o gif é uma extensão de arquivo para imagens.

No entanto, a diferença do gif para outras extensão é que o gif pode ser uma imagem estática ou animada. De forma prática, é como se o gif animado fosse um trecho de vídeo em looping, por exemplo.

Por isso, uma das maiores vantagens desse formato é que ele passa a sensação de movimento, mesmo não sendo um vídeo. Justamente por isso, o gif pode ser visualmente mais atrativo para os seguidores nas redes sociais.

E mais: os gifs possibilitam animações simples, que podem ser feitas com softwares profissionais ou então com ferramentas online gratuitas.

Mas como é possível criar esse formato de conteúdo? Veja mais detalhes no tópico a seguir.

 

LEIA MAIS: O que é Canva? Conheça a plataforma de design

 

Como criar os seus próprios gifs animados?

Veja o passo a passo completo para criar gifs animados de forma online e gratuita:

 

1. Defina o formato

Para começar, escolha o estilo de gif que você quer: apenas imagem, apenas texto ou texto e imagem. Feito isso, escolha as cores que você quer usar.

Caso você tenha dúvidas nessa etapa, você pode:

  • seguir as cores da sua marca, logo etc;
  • escolher uma paleta de cores online com a ferramenta Adobe Color.

 

Agora, se você não souber qual gif animado criar, dê uma olhada em gifs que você gosta e salve-os. Depois, anote o que você gosta em cada um e adapte para a realidade do seu nicho e da sua marca.

 

2. Crie o seu gif animado no Canva

Se você usar  o Canva, terá alguns templates e opções de animações que valem para textos e imagens. Por isso, pense no movimento que você quer que seu gif tenha.

Na hora de exportar o conteúdo, basta escolher a opção “gif” para manter a animação criada.

 

3. Anime imagens estáticas com a Ezgif

Agora, caso você queira animar imagens estáticas, para gerar a sensação de movimento, uma opção de ferramenta online é a Ezgif.

Com ela, não é preciso baixar nenhum aplicativo, já que o acesso pode ser online e sem necessidade de login. Porém, caso você conheça e prefira outra ferramenta, isso não é nenhum problema.

 

4. É hora de fazer os ajustes

Quando você criar o gif ou animar as imagens estáticas, é importante baixá-los para ver a versão pronta. E, a partir dela, observar o que pode ser melhorado ou adaptado.

Por exemplo, se uma animação ficar muito rápida ou muito devagar, você pode ajustar esses pontos diretamente na hora da criação. Assim, basta exportar novamente para ter o seu gif animado pronto para usar.

 

Quer saber mais sobre marketing de conteúdo?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também