No oitavo capítulo do videocast Pensando em Conteúdo, a host Talita Lombardi recebeu duas convidadas especiais: as jornalistas Andressa Lima e Karen Correia.
Nesse episódio, elas falaram sobre memes e figurinhas, e como utilizar estes recursos que estão à nossa disposição para criação de conteúdo.
Para conferir mais dessa conversa, veja abaixo outros insights do Pensando em Conteúdo.
Conheça mais sobre as convidadas
Andressa Lima é jornalista formada pela PUC-SP com pós-graduação em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela Universidade Anhembi-Morumbi. Ela tem experiência em criação de conteúdo para internet, com foco em blogs e redes sociais e já trabalhou conosco na WorkStars.
Já Karen Correia é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, atua como Head de Relacionamentos e Comunicação na WorkStars e participa de todo o processo criativo do Pensando em Conteúdo.
Memes e figurinhas
Andressa e Karen começam definindo o que são figurinhas e memes, explicando que são elementos visuais usados para transmitir mensagens e emoções de forma rápida e divertida.
Então, elas discutiram a popularidade das figurinhas e memes, mencionando como essas formas de comunicação se espalharam pela internet e se tornaram parte integrante da cultura online.
A host, Talita e as convidadas compartilham exemplos de figurinhas e memes populares, como os “reaction gifs” e os memes virais que geraram diversos memes derivados.
Como usar esse recurso na criação de conteúdo?
Elas mencionam a evolução das figurinhas e memes na era digital, discutindo como eles se tornaram universais e capazes de transmitir mensagens compreensíveis para pessoas de diferentes culturas e idiomas.
Andressa e Karen também discutiram sobre alguns aspectos negativos, como o potencial das figurinhas e memes para disseminar desinformação, gerar estereótipos e até mesmo ofender pessoas quando mal utilizados.
Então, o recomendado por Talita é que as pessoas interpretem os memes corretamente, considerando o contexto em que são usados, para evitar mal-entendidos ou interpretações equivocadas.
Quer saber mais sobre marketing de conteúdo?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups