A Wikipedia define esse tipo de produção de vídeo, que se chama time-lapse assim:
“Fotografia Time-lapse ou Câmera-Rápida é um processo cinematográfico em que a frequência de cada fotograma ou quadro por segundo de filme é muito menor do que aquela em que o filme será reproduzido.
Quando visto a uma velocidade normal, o tempo parece correr mais depressa e assim parece saltar.”
Em outras palavras, e adaptando-as ao assunto deste artigo, time-lapse é basicamente uma das muitas funções oferecidas pelos melhores editores de vídeo e que podemos usar tanto em computadores, quanto em celulares, para imagens captados por câmeras ou por celulares.
Um conteúdo que engaja de verdade
A construção de um edifício, o crescimento de uma planta embaixo da terra, o crescimento e abertura de uma flor, o nascer e o pôr do sol são alguns exemplos que fazem muito sucesso entre todos os públicos.
Eles são o tipo de conteúdo que chama atenção e gera muito engajamento e, por isso, cada vez mais gente se aventura a produzi-los para agregar valor a seus canais/perfis em redes sociais.
São ideais para determinadas situações como o desenrolar de uma obra, a montagem de uma vitrine, a manufatura de obras de arte.
Na verdade, há uma infinidade de aplicações para esse tipo de vídeo que é bonito, curioso e informativo ao mesmo tempo.
Crie seu time-lapse a partir de fotos ou vídeos
É possível criar esse tipo de vídeo de duas maneiras: com fotos e com vídeos, os capturados por câmeras amadoras ou profissionais ou por smartphones.
A partir de fotos
Essa abordagem é mais complicada, mas também pode ser mais recompensadora: monte um time-lapse a partir de centenas (ou milhares) de imagens estáticas.
Você pode até nos perguntar: “Mas por que vou precisar tirar tantas fotos, se posso apenas gravar um vídeo e acelerá-lo?” Para esta pergunta temos pelo menos estas duas boas respostas:
- Qualidade – O resultado final do seu trabalho ficará bom mesmo, profissional, se for feito com equipamento de qualidade e fotos de alta resolução. Quando o time-lapse é de vídeo acelerado, sua resolução será menor.
- Tamanho – Todos os vídeos consomem muito espaço, principalmente se você estiver gravando em 4K e por um longo tempo (3-5 horas). As fotos consumirão menos espaço no cartão de memória e exigirão menos recursos do computador na hora da pós-produção.
Existem câmeras que já contam com a função time-lapse embutida, o que facilita a tarefa, sendo possível também determinar o momento de início e fim dos disparos. Essas duas funções são uma verdadeira mão na roda para os time-lapses mais longos.
Porém, se o que você pretende é uma produção correta e honesta para suas redes sociais, os smartphones de hoje já cumprem esse papel muito satisfatoriamente.
Que equipamentos você vai precisar para começar
O tipo de equipamento para a criação de vídeos de time-lapse vai depender da finalidade que ele terá. Câmeras profissionais proporcionam resultados também profissionais, claro. Celulares também dão bons resultados, mas eles não são os mesmos.
Se seu smartphone não contar com uma funcionalidade qualificada de criação de time-lapse, os aplicativos serão sua salvação.
Fora a câmera ou celular, para criar seus time-lapses você vai precisar de
- Tripé – a câmera precisa estar estabilizada para garantir a qualidade das imagens captadas. Mesmo se for gravar com o celular, um tripé é imprescindível.
- Intervalômetro – esta é uma ferramenta que serve para que a sua câmera faça um clique a cada determinada quantidade de tempo. Você vai definir a quantidade de fotos e a cada quanto tempo. Se sua câmera não tem um embutido, existem intervalômetros remotos ou disparadores externos que realizam a essa tarefa.
- Slider – este é um software que ajuda a renomear todas as fotos feitas e colocá-las em ordem de aparição.
Com celular ou câmera, é preciso editar
Registrando com câmera ou com celular, você vai precisar de um bom aplicativo de edição de fotos, pois é ele quem vai garantir a qualidade do resultado.
Esses aplicativos transformam vídeos, que originalmente contam com horas de duração, em conteúdos de poucos segundos.
Uma busca no Google vai retornar uma série de aplicativos que oferecem o recurso do time-lapse. Aqui apresentamos algumas delas.
Mesmo que sua câmera tenha o intervalômetro, e que as fotos já sejam feitas nos intervalos certos, você precisará transformar todas elas em um vídeo. E para isso servem os softwares de edição.
Movavi editor de vídeo
O editor de vídeo online grátis da Movavi é uma das ferramentas mais completas de edição de vídeo. Entre suas muitas funcionalidades, está também a que serve para a criação de time-lapses.
Este software é um dos mais indicados para edições rápidas de vídeos no navegador: ele conta com várias das ferramentas de edição de vídeo mais populares e é bem fácil de usar.
Grave um vídeo longo, abra-o no Movavi e acelere a filmagem 5 vezes ou mais, dependendo de quão rápido você deseja que os objetos se movimentem ou de quanto seja o tempo total do vídeo finalizado.
Este software foi desenvolvido especialmente para ser uma ferramenta intuitiva e interativa e que permite carregar facilmente arquivos de vídeo para logo usar seus diversos recursos de edição.
Wondershare Filmora
Esta ferramenta de edição de imagens é muito simples e torna a criação de vídeos time-lapse muito rápida e sem qualquer esforço.
Com os efeitos de câmera lenta/rápida integrados, você pode usar o Filmora9 para criar efeitos de time-lapse apenas arrastando e soltando as imagens. E se você deseja adicionar filtros ao seu vídeo, Filmora9 oferece mais de 150 filtros gratuitos para usar.
Seu visual é limpo, de fácil entendimento e visualização. A aparência é semelhante a grande maioria dos programas de edição convencionais.
Há uma barra de opções e ferramentas imediatamente acima da timeline – local onde ficam as trilhas, clipes, imagens, efeitos e textos que vamos usar para a construção dos filmes.
O Adobe Premiere Pro
O Premiere Pro é o software de edição de vídeos da Adobe e conta com ferramentas de criação, integração com outros aplicativos e serviços e o poder do Adobe Sensei, que ajudam a transformar gravações em sofisticados filmes e vídeos.
Suas ferramentas automatizadas são viabilizadas pelo Adobe Sensei, que o tornam a ferramenta mais profissional da rede. Com ele, você pode editar gravações de qualquer formato, de 8K a realidade virtual e pode, ainda, trabalhar como quiser com seus arquivos, mesmo em estações de trabalho móveis.
O passo a passo
Depois de tantas informações sobre equipamento e softwares de edição de vídeo, o passo a passo para a produção é simples. Claro que cada software terá seus comandos diferentes, mas no básico as funções são as mesmas.
Se escolheu criar a partir de fotos, siga essas etapas:
- Separe todas as fotos que você vai usar no timelapse e grave-as numa pasta
- Renomeie os arquivos de modo sequencial
- Defina a duração final do vídeo
- Abra o software de edição de vídeos escolhido
- Vá até a pasta onde salvou as fotos, selecione a primeira e ative a opção “Sequência de Imagens”
- Clique em Abrir
- Indique a velocidade do quadro, escolhendo quantos frames por segundo (fps) você quer. Quanto mais frames por segundo, mais curto vai ficar o vídeo, e quanto menos frames por segundo, mais longo.
Com vídeos
Com smatphones criar esse tipo não tem muito mistério. Basta configurar quanto tempo você quer de time-lapse, dar o REC em um local onde ele esteja estabilizado e, depois de gravado, exportar o arquivo já acelerado com o tempo escolhido e pronto para ser compartilhado.
Um esforço que valerá a pena
A criação de time-lapses pode até dar um certo trabalho, mas, com o tempo, você vai aprender a fazer isso da forma mais rápida e prática.
E terá como resultado mais um tipo de conteúdo diferenciado para suas redes sociais. E isso o público agradece sempre, principalmente se você investir de verdade na qualidade dos vídeos.
A partir das informações que compartilhamos, essa tarefa será mais simples, pode ter certeza!
Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups