O Google Forms é mais um dos diversos serviços que a Google disponibiliza para seus usuários. Através dele podemos criar formulários de pesquisas e avaliações que podem nos ajudar com feedbacks precisos. Para quem trabalha com comunicação e marketing, sabe que o uso dessa ferramenta é praticamente obrigatória.
No entanto, não pense que o uso dela se limite somente ao contexto profissional. No período da pandemia, o aplicativo foi amplamente utilizado pelas instituições de ensino para métodos avaliativos dos alunos.
Enfim, existem várias possibilidades do uso dessa ferramenta. Quer saber um pouco mais do que se trata o Google Forms, bem como sua função e uso? Então continue a leitura do artigo que preparamos sobre esse serviço. Boa leitura!
LEIA MAIS: 13 ferramentas do Google que vão mudar sua vida
O que é o Google Forms e para o que serve?
Basicamente, o Google Forms é uma ferramenta de pesquisa e avaliação. Esse serviço pode ser usado em diversas ocasiões, principalmente em estratégias de marketing quando existe a necessidade de conhecer seu público.
Ele possui vários modelos prontos para serem usados, como também você tem a opção de montar do jeito que quiser o seu Forms. Além disso, o formulários pré-definidos também são separados em categorias, facilitando o seu processo de escolha.
Mas quais são essa categorias? Respectivamente são pessoal, trabalho e educação e em cada uma delas existe uma pesquisa já montada para diferentes situações. Por exemplo, se você trabalha com evento e quer saber o feedback das pessoas que participaram, basta escolher a opção “feedback do evento” na categoria trabalho.

Como montar na prática um formulário?
Como dito anteriormente, existem modelos prontos que podem te ajudar. No entanto, se nenhum se aplica ao seu propósito, você tem a opção de criar um a partir de um documento em branco.
Quer saber como você pode fazer isso? Antes de tudo, faça um planejamento. Qual irá ser a usabilidade do seu formulário? Será para avaliação educacional? Uma pesquisa de público para uma ação de comunicação e venda? Um feedback de um projeto? É importante que você saiba na onde será aplicado, pois o formulário pode ser montado de uma maneira mais simples ou não, dependendo da ocasião.
Fez o planejamento? Então chegou a hora de começar a montagem. A situação que preparamos abaixo para demonstrar de exemplo é de uma seletiva de vaga de trabalho. Nesse caso, o que iremos precisar colocar em nosso forms? Se você respondeu nome, e-mail, telefone, nome da vaga e uma apresentação, você acertou.
Tutorial de montagem:
- Acesse o Google Forms pela sua conta Google;
- Selecione a opção “Em branco”;
- Com o formulário aberto, coloque o título e faça uma breve descrição;
- Em baixo do título e da descrição, existem as caixas de perguntas. Nelas, você poderá editar as opções, bem como mudar o estilo podendo colocar resposta curta, parágrafo, múltipla escolha, caixa de seleção e outras. Além disso, você também pode indicar se a pergunta é obrigatória, selecionado a opção “obrigatória”;
- Caso queira, também é possível colocar vídeo, imagem e até mesmo transferir perguntas já prontas de outro documento Google;
- Após terminar a construção, basta enviar o formulário para seus destinatários. Aliás, existem três formas de envio. Você pode enviar via e-mail, link ou incorporar em HTML em seu site;
- Para checar as respostas, basta acessar novamente o formulário pela sua conta Google e acessar a seção “respostas”.
Use e abuse do Google Forms
É fácil criar um Forms, não é mesmo? Utilizar esse serviço pode ser uma boa estratégia para o seus negócios, principalmente se você atua com educação, marketing, vendas e comunicação.
Além do Google Forms, existe alguma outra ferramenta da Google que você queira conhecer e aprender a usar? Então já deixa o nome aí nos comentários para a gente trazer como forma conteúdo.
Quer saber mais sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups