Marketing de Conteúdo: estratégias para melhorar o desempenho de sua empresa B2B | Arte por Moacir Alves

Marketing de Conteúdo: estratégias para melhorar o desempenho de sua empresa B2B

Existem diversas estratégias de marketing para empresas que querem aumentar o valor de sua marca no mercado. Uma delas é o marketing de conteúdo, que busca captar leads através da produção de materiais como textos para blog, ebooks, infográficos, entre outros.

Para empresas B2B, essa estratégia é ainda mais importante. Para convencer outras empresas de que seu produto ou serviço é essencial, é preciso contar com uma base de conteúdos que consiga provar para o cliente tudo que os vendedores estão dizendo.

Confira neste artigo dicas de como implementar a estratégia de marketing de conteúdo em sua empresa e conseguir ainda mais leads:

 

Mas o que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é definido como a criação de materiais ricos para serem apresentados ao seu público. Eles podem servir para educar um cliente sobre a forma como um produto funciona ou até mesmo mostrar os pontos altos dos serviços que uma empresa oferece.

Segundo o Google Trends, a procura pelo marketing de conteúdo aumentou muito após a pandemia, já que ele funciona como uma boa estratégia para conseguir cada vez mais leads. Para empresas B2B, isso é ainda mais valioso, pois se tratam de grandes quantidades de produtos e valores maiores em relação ao B2C.

Para crescer e fazer sua empresa se consolidar no mercado, é preciso utilizar o marketing de conteúdo para gerar cada vez mais resultados.

Veja abaixo dicas de como aplicar o marketing de conteúdo em sua empresa:

 

Identifique sua persona

marketing de conteúdo

Identificar seu público-alvo é o primeiro ponto da estratégia de marketing de conteúdo. Fonte: Freepik

 

Criar uma persona pode parecer um exercício bobo e desnecessário, mas é o que vai te guiar durante todo o processo. Um bom plano de marketing, que vai dar resultados positivos no fim, precisa saber para quem ele está falando e para quem ele será direcionado.

Montar uma persona é essencial nesse processo. Primeiro, para saber por onde começar e quais as melhores estratégias utilizar para seu público. Segundo, para conhecer melhor a pessoa que receberá todos esses conteúdos que sua empresa vai produzir.

Somente assim a equipe de marketing sabe as necessidades do público e quais os caminhos a serem tomados para atrair os clientes certos.

 

Faça pesquisas para montar sua estratégia

A criação de uma persona conta como um tipo de pesquisa para definir melhor o seu público e o caminho certo a ser seguido, mas não é só isso. É preciso levantar dados e analisar diversos pontos que vão ajudar sua empresa a conquistar o cliente e fechar a venda.

Um exemplo é fazer uma análise do mercado. Observar como as outras empresas se comportam e o que dá certo ou errado na estratégia dos concorrentes. Dessa forma, é possível saber o que colocar em seu plano estratégico e o que pode ser descartado.

Também é importante pesquisar novas tendências para estar um passo à frente dos concorrentes, aplicando estratégias que são novas para o mercado brasileiro, por exemplo, mas podem funcionar bem com seus clientes.

 

Distribua o conteúdo da forma certa

marketing de conteúdo

Conheça todas as formas de fazer marketing de conteúdo para sua empresa B2B. Fonte: Freepik/pch.vector

 

É possível distribuir um conteúdo de diversas formas hoje em dia. Com o avanço da tecnologia e das redes sociais, o alcance de uma empresa presente em todas elas é gigante e pode auxiliar muito na captação de leads e nos bons resultados com vendas.

Porém, é preciso ter uma estratégia em mente para seu marketing de conteúdo e decidir quais os melhores canais para certo tipo de material produzido.

A produção de textos simples sobre o produto ou explicações não muito aprofundadas podem ser feitas em um blog. Já conteúdos mais aprofundados, que exigem um certo tempo para serem lidos e contêm um texto mais analítico e profissional, são compatíveis com um ebook.

Ao se falar em redes sociais, o LinkedIn, por ser uma plataforma mais profissional e essencial para o marketing de conteúdo B2B, pode ser usado para a divulgação desses materiais mais densos e ricos, como os ebooks e também os infográficos.

 

Tráfego pago ou tráfego orgânico?

Depois de definir como seu conteúdo será distribuído, é preciso decidir qual estratégia utilizar para fazer com que o cliente chegue até seu site ou blog e consuma este material. Isso pode ser feito tanto de forma orgânica como de forma paga.

No tráfego orgânico, são utilizadas técnicas de SEO, que usam palavras-chave para rankear na primeira página do Google e atrair o público de uma maneira mais fácil somente pelo conteúdo do texto. Dessa forma, é possível reduzir custos e fazer com que o lead chegue até você apenas com uma breve pesquisa.

No entanto, o tráfego pago pode trazer resultados de forma mais rápida. Ao comprar anúncios, sua marca será exposta ao seu público-alvo em diversos sites, fazendo com que a exposição seja ainda maior e mais leads qualificados acessem seu site. 

 

Os melhores conteúdos para marketing B2B

Engajar o público com algum conteúdo em seu site ou blog pode parecer algo complicado, mas tudo é baseado em qual material você está disponibilizando para seu cliente. O infográfico abaixo mostra quais os melhores conteúdos para se produzir para quem quer atrair um cliente B2B. Confira:

 

marketing de conteúdo

Saiba quais as melhores estratégias para marketing de conteúdo B2B. Fonte: Blog Contentools

 

[BÔNUS] Como estruturar um funil de vendas

Toda empresa sabe que, para vender bem, é preciso seguir as regras do funil de vendas. Além de passar por todo o processo de negociação, as estratégias do funil te mostram exatamente quais caminhos seguir e como lidar com o cliente durante todo o percurso.

No entanto, é preciso saber qual o melhor método de funil é o melhor para sua empresa, já que são muitos modelos de negócios utilizados no mercado. Somente escolhendo a melhor abordagem é que sua empresa vai ter sucesso nas vendas e conquistar ainda mais clientes!

Entenda mais no vídeo abaixo:

Conclusão

Fazer marketing de conteúdo é essencial para qualquer empresa que queira aumentar seu valor no mercado, impulsionar sua marca e melhorar seus resultados. Produzir materiais ricos, como ebooks e infográficos ou até mesmo textos para blogs são estratégias valiosas que podem aumentar significativamente sua base de leads.

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