O que significa B2B e quais suas diferenças para o modelo B2C? | Arte por Moacir Alves

O que significa B2B e quais suas diferenças para o modelo B2C?

O que significa B2B: Atualmente, não é fácil encontrar uma empresa que não utilize estratégias de marketing para impulsionar seus resultados.

Com o aumento do digital, é mais do que necessário montar um plano estratégico que seja especializado no modelo de vendas da empresa. Mas, antes de tudo, é preciso se perguntar: o que significa B2B? E B2C?

Conhecer os dois modos de negócios é fundamental para decidir as estratégias a serem seguidas pelas equipes de marketing e vendas. É preciso identificar a diferença entre os dois para dar o primeiro passo em seu projeto de marketing. 

Para empresas que vendem para outras empresas, o método utilizado é o B2B. Apesar de ter a sigla parecida com B2C, os dois métodos são completamente diferentes e utilizam abordagens distintas.

Confira neste artigo o que significa B2B e qual a melhor forma de aplicar as estratégias de marketing para este modelo de vendas.

Vídeo rápido sobre O que significa B2B:

 

B2B versus B2C

Os dois modos mais comuns de vendas são o B2B e o B2C. Existem muitos outros, mas estes são os mais utilizados por empresas do mundo todo.

O método B2C significa Business to Customer, ou seja, é a venda de empresas para o consumidor. Você pode estar pensando que todos que compram algo são consumidores, mas na verdade a definição não é essa.

O consumidor nesse caso é a pessoa que vai utilizar aquele produto. Esse modo de vendas pode ser observado em lojas do varejo. Por exemplo, supermercados utilizam o processo B2C para vender a seus clientes. Essas empresas compram os produtos de diversas marcas e vendem para o consumidor final.

No método B2B, a venda é feita de empresas para empresas. Este é o significado de Business to Business. O exemplo acima pode ser utilizado aqui também: as marcas que estão vendendo para os supermercados utilizam o B2B, já que estão oferecendo seus produtos à outra empresa.

Como é mais comum, o B2C é feito de uma forma mais direta. Ele atinge grande parte da população, tornando a negociação mais fácil em comparação ao B2B. Ao vender para o cliente final, é preciso convencê-lo de que ele precisa daquele produto. Uma das estratégias mais utilizadas é a de gatilhos mentais.

Porém, como o B2B é feito de forma diferente, as mesmas estratégias não funcionam para este método. Ao vender para outra empresa, é preciso seguir uma série de passos que são fundamentais para que o resultado seja positivo. 

Saiba como conseguir mais leads B2B no vídeo a seguir:

Quer saber mais estratégias de como aumentar seu desempenho? Confira as dicas abaixo:

Apresente seu produto

Para empresas que utilizam o método B2B, a venda do produto também pode ser vista como uma solução. Faça uma apresentação sobre como sua empresa pode ajudar outras empresas a resolverem seus problemas.

É preciso mostrar que o seu serviço tem o que é preciso para fazer melhor que os concorrentes. Isso é importante para que os responsáveis pela compra vejam o valor da sua empresa.

 

Produção de conteúdo para blog

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Produzir textos para blog é uma parte importante do marketing para empresas B2B. Fonte: Freepik/storyset

 

Ter um blog em seu site explicando como funciona seu produto e como ele é fundamental para os clientes é muito importante. Dessa forma, sua empresa consegue mostrar aos possíveis clientes ainda mais informações sobre o serviço que você oferece.

Também é possível atingir pessoas que fazem parte do seu público mas ainda não sabem sobre a empresa.

 

Disparo de e-mail marketing

Enviar e-mails periódicos é uma ótima forma de mostrar aos leads os conteúdos produzidos e as atualizações sobre os produtos ou os negócios. É uma forma de manter o cliente ligado com sua empresa de uma forma mais simples e eficaz.

O e-mail marketing pode ser utilizado de diversas formas. Eles podem ser enviados com o formato de newsletters, alerta de novos conteúdos no blog ou até mesmo promoções e cupons de desconto. 

 

Produção de infográficos

Os infográficos são ótimos aliados do marketing B2B. Eles podem ser utilizados de uma forma educativa e simplificar a explicação para o cliente sobre como seu produto funciona e como ele pode ajudar outras empresas a solucionarem problemas.

Por se tratarem de materiais visuais, os infográficos atraem o olhar do cliente com muita facilidade, além de disponibilizar informações de uma forma mais leve. Dessa forma, é possível mostrar dados relevantes sobre seus produtos sem deixar o cliente entediado.

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É preciso saber o que significa B2B antes de produzir conteúdo para seus clientes. Fonte: scriptutex

 

Presença nas redes sociais

Hoje em dia, é difícil encontrar uma empresa que não utilize redes sociais para fazer publicidade. Independente de se tratar do método B2B ou B2C, é importante estar presente nas mídias e divulgar seu produto.

Mantenha suas redes sociais atualizadas e mantenha um bom relacionamento com as pessoas que interagem com suas páginas. Essa é uma forma de conseguir cada vez mais leads e fechar ainda mais negócios.

 

Conclusão

Diferenciar um modelo B2B e B2C pode ser fácil, mas na prática é preciso identificá-los e separá-los de forma correta para saber qual a melhor abordagem para sua empresa. Utilizar as estratégias de marketing certas faz com que o trabalho seja feito de forma mais rápida, atingindo o público correto de modo eficaz.

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