Plágio dos influenciadores: A profissão de um influenciador digital envolve trabalho na produção de vídeos, fotos, textos e principalmente muita criatividade para que esse conjunto sempre gere novos seguidores.
Manter-se sempre inovador pode ser uma tarefa difícil.
Por isso, na internet, cada vez mais, novos casos de plágio são descobertos e uma polêmica como essa, para um youtuber, por exemplo, pode fragilizar sua carreira, diminuir a credibilidade, comprometer o número de seguidores e afastar possíveis campanhas com empresas.
Plágio dos influenciadores
O direito brasileiro não possui definição precisa do que pode ser considerado plágio, mas se trata, especificamente, de uma violação de um autor inicial.
Para o ECAD – instituição criada para proteger os direitos autorais de músicos – plágio é a cópia não autorizada de uma obra, no todo ou em parte, feita de uma maneira dissimulada ou ardilosa com o intuito de mascarar a própria cópia.
Além disso, plágio é apresentar como sua autoria uma obra ou parte de uma obra, que foi originalmente criada por outra pessoa.
Ou seja, é repassar ao público um conteúdo criado por terceiros como se fosse seu.
Legislação Brasileira
A legislação brasileira tem uma seção especial para esse assunto chamada “Crimes contra Propriedade Intelectual”.
A pena de quem cometer o ato pode variar entre detenção de três meses a um ano ou aplicação de multa.
Porém, provar um plágio na internet pode ser tarefa árdua, e a discussão de propriedade intelectual avança a passos lentos no nosso país.
O influenciador que suspeita ter sido vítima de plágio, pode recorrer a empresa que administra a mídia social que o conteúdo suspeito está sendo vinculado para que seja tomado as providências cabíveis.
A vítima deve fazer uma cópia com o conteúdo suspeito, para que ele possa servir como prova de um processo contra o autor do plágio.
É interessante para o influenciador prejudicado que busque o auxílio de um advogado especialista na área.
Bjs
Talita Lombardi
Instagram Talita Lombardi
Twitter: @talilombardi