O que é um Marketplace? | Arte por Klaus Aires

O que é um Marketplace? Qual o segredo para criar um de sucesso?

O que é um Marketplace? Qual o segredo para criar um Marketplace de sucesso? Diego Simon, co-fundador do Viva Real e Viva Decora, e CEO da B2B Master dá dicas para quem quer criar um Marketplace de sucesso.

O Marketplace é um espaço onde ocorrem compras e vendas de produtos e/ou serviços. Isso de acordo com a definição do dicionário de Cambridge. 

Um exemplo de Marketplace na vida real são os Shopping Centers, caracterizados principalmente como espaços grandes onde pessoas vão à procura de itens que possam sanar alguma de suas necessidades. No meio digital, o marketplace está presente por meio de plataformas que servem como “Shoppings virtuais”.

Criar um Marketplace é bem arriscado, ou como o nosso apresentador afirma no vídeo, “tem que ser louco” (no sentido positivo, claro).

Um Marketplace é um empreendimento que exige ousadia de quem o faz pelos seguintes motivos: Exige um alto investimento e persistência na busca de liderança de mercado.

“Se você não estiver entre os maiores desse mercado, a tendência é que você seja expulso dele.” O nosso apresentador Diego bate muito nessa tecla e ainda usa o exemplo do IFOOD vs Uber Eats.

No dia 7 de março de 2022, a empresa Uber encerrará o Uber Eats. A empresa justificou que prefere concentrar mais nas suas outras duas frentes de entregas, Cornershop (entregadores de compras de mercados físicos) e Uber Flash (transporte de pacotes). O crescimento de outra plataformas como o Ifood deixou menos espaço para serviços menos focados, como o Uber Eats.

 

Assista a explicação completa.

Quais são os 4 pilares que caracterizam um Marketplace?

  1. Oferta de produtos e serviços
  2. Demanda de consumidores
  3. Plataforma para transações
  4. Monetização (gerar valor para mercado)

Ainda sobre o último item, é importante entendermos os diferentes tipos de monetização, e o que pode vir a combinar mais com o seu Marketplace.

São eles: Monetização por comissão, monetização por anúncio, monetização por “freemium” (oferece um produto gratuitamente ao passo que oferece o mesmo produto turbinado por um preço) e a monetização por mensalidade.

Afinal, qual o segredo para criar um Marketplace de sucesso?

O Marketplace líder é aquele que consolida a oferta e a demanda, simples assim. Isso prova a eficiência do espaço.

Agora é sua vez de falar

Então, o que vocês acharam desse vídeo com o Maurício Meirelles?? Curtam e deixem comentários, pois todo feedback é essencial para o nosso trabalho com nosso youtube de negócios ?

Ah, não esqueçam de sugerir mais tópicos, lá no canal falamos de: vendas, negócios, startups, carreira, empreendedorismo, influenciadores digitais, dicas com especialistas, redes sociais, marketing.

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Texto de Fernanda Baron
LinkdIn | Instagram

 

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também