Algoritmo de recomendação | Arte por Moacir Alves

Algoritmo de recomendação: confira como resetar

Sabe aquela sensação de pensar em algo e abrir as redes sociais e só ter aquele pensamento direto na tela do seu celular? Seja em anúncios ou em conteúdos de recomendação, muitas vezes, o algoritmo acaba nos saturando com um conteúdo específico.

Basicamente, se você pesquisar por “Stranger Things” nas redes, sua página de recomendação ficará abarrotada de conteúdos relacionados a série. Porém, muita gente se sente exausto dessa repetição causada pelas plataformas.

De acordo com o The Verge, portal online de notícias e mídia operado pela Vox Media, existe uma solução. Para sair dessa roda de conteúdos repetitivos é recomendado iniciar um processo de “higiene digital”. O processo consiste em apagar históricos, arquivar e-mails desnecessários e “reiniciar” os algoritmos, recorrendo às configurações de privacidade dos apps. A ideia é possuir a vida virtual regressa, em parte, esquecida.

Contudo, diante de outros fatores como o que chega no feed do Instagram, nas recomendações do Youtube ou na aba “Pra você” no Tik Tok, limpar o histórico de navegação, nesse caso, não é o suficiente. Vamos conferir como mudar isso?

 

Redes sociais/plataformas | Jeremy Bezanger
Redes sociais/plataformas | Jeremy Bezanger

 

Como resetar o algoritmo da página “Para você” do TikTok? 

O algoritmo do Tik Tok rapidamente descobre o que você gosta e é assustadoramente bom nisso. Existem algumas dicas para atualizar sua página “Para você”, contudo, a plataforma não oferece um botão “reset”. Porém,  existem alguns meios que você pode fazer para ajudar a mudar um pouco o seu feed.

  • Apague o cache do aplicativo: A princípio, o cache são arquivos que a rede social salva para abrir mais rapidamente o aplicativo no futuro. Você pode apagar entrando em “Perfil” no canto inferior direito e depois tocando no ícone de três traços no canto superior direito.

 

Então, desça na tela até “Cache e dados de celular” e toque em “Liberar espaço”. Do lado direito de “Cache” toque em “Limpar”.

 

  • Descurtir vídeos: Quando você curte um vídeo, o algoritmo entende que aquele conteúdo é algo que você gosta de receber. Você sabia que também pode “não gostar” de vídeos? Não é um botão de “não gostei” de verdade, mas você pode dizer ao Tik Tok que não está interessado em vídeos que aparecem na sua página “Para você”.

 

Dessa forma, na página “Para você”, basta pressionar e segurar um vídeo. Um menu irá aparecer e você pode selecionar “Não estou interessado”. Se você quiser ser mais específico sobre o motivo pelo qual não está interessado, toque em “Mais”. Agora você pode escolher “Ocultar vídeos deste usuário” ou “Ocultar vídeos com este som”.

 

  • Por fim, você pode deixar de seguir contas que tenham conteúdos que você não se interessa mais. Entre no “Perfil” no canto inferior direito e depois toque em “Seguindo”, embaixo do seu nome. Procure pelas contas que deseja parar de seguir e toque em cima do botão “Seguindo”. O botão ficará vermelho com o escrito “Seguir”.

 

 No Instagram

 

Feed do Instagram | Alex Bracken
Feed do Instagram | Alex Bracken

 

Primeiramente, entre em “configurações”, depois “anúncios” e “tópicos de anúncios” para ver uma lista de todas as categorias que os anunciantes do Instagram podem usar para entrar em contato com você. Se você vir um que não deseja, toque nele e selecione “ver menos”.

Em seguida, vá para o seu perfil, toque em “seguindo” no canto superior direito e toque na categoria “com quem teve menos interações” e verifique se essas contas fazem sentido para o que você quer receber no feed.

 

No Twitter

 

Feed Twitter | Daddy Mohlala
Feed Twitter | Daddy Mohlala

 

O caminho é em “configurações”, “privacidade e segurança”, selecione “conteúdo que você vê” e revise os tópicos e os Interesses que o Twitter tem para você. Deixe de seguir os que você não quer mais e opte pelos tópicos sugeridos que parecem mais interessantes.

 

Nos serviços de streaming

 

serviços de streaming | Nicolas J Leclercq
serviços de streaming | Nicolas J Leclercq

 

A maioria dos serviços de streaming tem um recurso, geralmente em alguma aba com o nome “histórico de exibição” ou no menu onde você gerencia sua seção “continuar assistindo”. Dessa forma, permitindo que você controle o que o serviço usa para informar suas recomendações.

Na Netflix, por exemplo, só funciona no navegador do desktop. Então, acesse a conta e procure por “visualizar atividade”. Clique no ícone “ocultar” ao lado de qualquer coisa que você não queira que apareça em seu histórico de visualização ou informe suas recomendações daqui para frente.

 

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também