BeReal: a nova rede social que você precisa conhecer

Você já ouviu falar na BeReal? Essa é a nova rede social que está fazendo muito sucesso na internet. Mas quais são os diferenciais e por que essa novidade está fazendo tanto sucesso?

As redes sociais estão presentes na vida da maioria das pessoas do mundo! Hoje em dia são mais de 4.2 bilhões de usuários de redes sociais. Ou seja: esse valor representa 53,6% da população mundial.

 

Redes sociais no Brasil

O Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia. Nosso país só fica atrás de Filipinas, que fica em média 4 horas e 15 minutos e Colômbia, com média de 3 horas e 45 minutos.

No Brasil, são mais de 150 milhões de usuários de redes sociais. A média é que 70,3% dos brasileiros usam redes sociais. O Sudeste é a região com maior destaque, alcançando até 78% da população. É uma ótima oportunidade para uma nova rede social como o BeReal!

 

Redes sociais no Brasil | Fonte: Pinterest

 

E se você quiser uma ideia ainda mais específica, a faixa etária entre 16 e 24 anos tem ainda mais destaque no Brasil. Mais de 92% desses jovens utilizam redes sociais pelo menos uma vez ao mês.

Mais um dado interessante sobre o Brasil: o destaque do Youtube. Cerca de 96,4% dos brasileiros entre 16 e 64 anos usaram o Youtube no último mês. O WhatsApp e o Facebook seguem logo atrás no placar.

Mas quando se fala de redes sociais como a BeReal, existe outro cenário. Hoje em dia existe um empate entre o Instagram e o Tiktok, com média de 14 horas ao mês.

 

BeReal: a rede social do futuro

Entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2022, o BeReal obteve cerca de quatro milhões de downloads ao redor do mundo. Quase 30% deles vieram em fevereiro deste ano, mostrando um pico de downloads. Mas por que a BeReal tem tanto potencial de crescimento?

Essa rede social tem a premissa de ser simples e mostrar a vida real. Ou seja, mostrar seu verdadeiro eu.

Mas como assim? A ideia não é ter cenários mirabolantes ou roupas incríveis.

Esse app manda uma solicitação em horários aleatórios e os usuários devem tirar uma foto ali, onde estiverem. São imagens simultâneas tiradas pela câmera frontal e traseira do seu celular.

Depois que a notificação chega, todos os usuários têm apenas dois minutos pra realizar essa tarefa. Sua foto será compartilhada com seus seguidores do app.

Se você perder seu prazo de dois minutos, ainda poderá adicionar suas fotos. No entanto sua foto receberá uma marca mostrando que foi postada atrasada.

 

 

Nada é perfeito na BeReal

Como o app prega a vida real, está tudo bem mostrar seu pijama ou seu cabelo desarrumado. Está tudo bem tirar todas as fotos em casa. Afinal, ninguém viaja todos os dias para lugares sensacionais.

Na BeReal não existem curtidas. Você não deve postar na intenção de receber prêmios, curtidas ou nenhum tipo de recompensa. A ideia é apenas compartilhar.

Outro ponto relevante é que não existem filtros. Logo, essa é uma decisão que faz todo sentido. Se você não deve produzir um cenário, maquiagem, poses… também não vale fazer isso de forma digital.

Portanto essa rede social contribui para uma vida digital mais saudável. Saber que sua amiga lindíssima que vive viajando na verdade acorda tão bagunçada quanto você é ótimo. Além disso, aquele seu amigo que vive no barzinho curtindo a vida loucamente também acorda de ressaca.

Um estudo de 2019 avaliou cerca de 4 mil jovens entre 7 a 11 anos e mostrou que quanto mais usavam as redes sociais, mais ansiosos e depressivos eles ficavam. Além disso, existe o Fear Of Missing Out (FOMO), que na tradução literal significa “medo de perder as novidades”. Esse transtorno implica no aumento de ansiedade e até mesmo privação do sono.

Portanto a BeReal chegou para trazer uma vida online diferente e mais real.

 

BeReal promove fotos reais | Fonte: BeReal

 

A BeReal está disponível para Andoid e iOS.

 

Fonte 1 | 2 | 3 | 4

 

Quer saber sobre o mundo dos negócios?

Então siga o WorkStars nas redes sociais Twitter | LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também