Como fazer sucesso no Twitter?

O Twitter é uma rede social com grande impacto na internet. Trata-se de um “micro blog” para comunicação em tempo real usado por milhões de pessoas e marcas. Em 2021, possuia 211 milhões de usuários ativos diários monetizáveis.

Os usuários do Twitter podem seguir uns aos outros ou buscar temas publicados na rede pelos “tweets”. Dessa forma é possível compartilhar, trocar e descobrir informações sobre os mais diversos assuntos. Basicamente funciona assim: o usuário faz um tweet (ou tuíte) e essa “micro post” fica fixado em seu perfil e paralelamente é enviado para outro lugar: a página inicial da rede social conhecido como “feed”. É no feed que os usuários verão os conteúdos publicados por todos os perfis que resolveram seguir.

Uma pergunta recorrente para quem chegou agora no Twitter é: o que se publica nessa rede social? Podemos dizer que… Tudo! Desde notícias jornalísticas, conteúdos de interesse público, anúncios oficiais de governantes ou simplesmente… desabafos pessoais. Sim, é isso mesmo. Por exemplo, em 2018 houve o vazamento de 11 mil mensagens privadas do WikiLeaks no Twitter. Por outro lado você pode simplesmente dizer como se sente em relação a algo da sua vida pessoal, comentar sobre acontecimentos da sociedade, filmes, séries… Uma infinidade de opções!

 

Fonte: tomsguide

 

Por dentro do Twitter

Passado o momento de produzir conteúdo, você pode “consumir” tweets. Mas como assim? Ao navegar pelo feed, você pode encontrar tweets que concorda, acha engraçado ou simplesmente quer comentar. Para isso você pode utilizar três recursos:

  • Amei: como nas outras redes sociais, o coração tem o mesmo significado de “curtir” no Facebook ou “amei” no Instagram. Ou seja, você gostou daquele conteúdo. É simples.
  • Comentar: você pode interagir com aquele tweet comentando sua opinião. Lembre-se sempre de ser amável nas redes sociais. Além de ser importante respeitar as regras de comunidade, é necessário ter em mente que do outro lado da tela sempre existe outra pessoa que tem sentimentos.
  • Retweet (ou RT):  Você tem duas opções de RTs: com ou sem comentários. Antes de mais nada, o RT é uma forma de mostrar o tweet de outra pessoa no seu perfil. Ou seja, é como “compartilhar” aquele conteúdo. Você pode fazer esse compartilhamento sem nenhum comentário ou pode comentar algo por cima, opinando contra ou a favor daquele tweet.

 

 

Como funcionam os Trending Topics?

Além disso, existe outro recurso muito legal nessa rede social que a difere de todas as outras: os Trending Topics. Também conhecidos como TTs, esses são os termos mais relevantes do momento e aparecem na lateral direita do Twitter. Os TTs são determinados através de um algoritmo que mapeia o fluxo de tweets publicados em tempo real.

Basicamente são assuntos que ficam populares rapidamente utilizando um termo específico. Não importa exatamente sobre o que é. Um famoso, uma notícia, um lugar, um meme, uma piada… Se muita gente está falando sobre aquilo, existem grandes chances de chegar aos TTs!

 

 

Como fazer sucesso no Twitter?

Agora você já sabe como funciona a parte técnica do Twitter. Vamos ao segundo passo: como utilizar todo esse conhecimento para fazer sucesso na rede social? Como a maioria dos casos, quando se fala de redes sociais, não existe “receita de bolo”. Ou seja, não existe um tutorial que possa ser seguido passo a passo para alcançar um objetivo. Existem dicas que podem te aproximar de um objetivo!

 

  • Conteúdo compartilhável

Para alcançar mais seguidores, você precisa ter um conteúdo compartilhável. Ou seja, as pessoas precisam querer dar RTs nos seus tweets. Isso porque geralmente as pessoas concordam com as postagens. Então aposte em conteúdos que façam as pessoas se identificarem!

 

  • Tempo real

Ao contrário das outras redes sociais, memes “frios” não fazem tanto sucesso no Twitter. Isso porque essa é uma rede social de assuntos quentes, ao vivo, que acontecem em tempo real. Então se você quer fazer sucesso, esteja muito atento ao que acontece no mundo. Além disso, você pode surfar nos Trending Topics e assim ganhar mais relevância para seus tweets.

 

  • Threads relevantes

Uma funcionalidade do Twitter é responder a um tweet feito por você mesmo. Dessa forma você cria uma “thread”. Você pode contar uma história longa ou simplesmente separar um assunto em tópicos. Ou seja, cada tópico é um tweet. É uma ótima forma de engajar o público já acostumado ao formato de listas. Além disso, trazendo conteúdos relevantes nesse formato, você consegue engajar sem deixar seu perfil cheio de texto.

 

LEIA MAIS: Bonificações no Twitter: saiba como ganhar dinheiro na rede social

 

  • Imagem

Conteúdos com imagens e GIFs chamam mais atenção. Isso não é uma regra no Twitter. Ao contrário de outras redes sociais, o foco aqui não é na imagem e sim na mensagem. Se seu tweet faz sentido sem imagem, tudo bem. No entanto, se uma imagem ou GIF pode complementar sua ideia, não hesite em usar!

 

  • Bom senso

Assim como absolutamente tudo, sempre recorra ao bom senso. Antes de mais nada, não copie nenhum conteúdo. Fazer sucesso utilizando ideias de criadores de conteúdo menores é um péssimo negócio. Além disso, lembre sempre de respeitar os outros usuários e ser empático. Além disso, aqui mora um grande problema: um perfil pode ganhar centenas de seguidores fieis… E perdê-los depois de alguma declaração polêmica. Portanto esteja sempre ciente do que posta nas redes sociais!

 

Fonte 1

 

Quer saber sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Texto de Gabriela Leão
LinkedIn | Instagram | Saiba Mais

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também