A Bluesky é uma nova iniciativa que tem como ideia criar uma rede social descentralizada, onde os usuários possam se comunicar e se conectar sem depender de uma única empresa ou servidor centralizado.
A plataforma está atualmente em fase de desenvolvimento, e a equipe está trabalhando em parceria com a organização sem fins lucrativos Blue Sky Foundation.
A ideia é que, uma vez que a especificação técnica esteja completa, qualquer pessoa ou empresa possa construir sua própria implementação. Isso permitiria que várias redes interagissem entre si, criando uma rede social verdadeiramente descentralizada.
De onde surgiu a Bluesky?
A história da Bluesky se confunde com a evolução do Twitter, porque o projeto surgiu com o incentivo da plataforma em 2019.
A fundadora da Bluesky é Jay Graber, especialista em redes sociais descentralizadas e crítica do poder concentrado nas mãos das Big Techs. O conselho de administração é composto pelo fundador e ex-CEO do Twitter Jack Dorsey, e o inventor das tecnologias Jabber/XMPP Jeremie Miller.
A plataforma chegou a ficar sob ameaça quando Musk anunciou a compra do Twitter. Por isso, o jeito foi se desvincular do Passarinho e seguir de maneira solo com uma nova empresa.
Dorsey se dedicou a criar o sucessor do Twitter assim que deixou seu comando em 2021. Sua ideia era ajudar a trazer de volta as raízes da rede social, como ocorria no final dos anos 2000.
A lista de espera para ter acesso a Bluesky está aberta desde outubro de 2022.
Leia também: Twitter: principais assuntos das últimas semanas
Como acessar o Bluesky?
A popularidade do Bluesky tem aumentado nos últimos meses, como evidenciado pelo número de downloads, hoje há duas formas para conseguir um convite:
- Cadastrar-se no site da Bluesky (bsky.app) para aguardar na lista de espera;
- Receber um convite de algum usuário para cortar caminho.
Aqueles que estão na lista de espera podem ter que esperar meses para ingressar na rede social, sem ter certeza de quanto tempo isso irá demorar.
Já o segundo método, pode ser mais eficiente, pois permite o acesso imediato por meio do recebimento de um código de convite.
Esse sistema de convidados exige que alguém já cadastrado envie o código para você também entrar. É um modelo de adesão que lembra bastante o Orkut e, mais recentemente, o Clubhouse.
Bluesky vs. Twitter
Visualmente, a Bluesky é muito parecida com o Twitter, especialmente com versões antigas. Tudo que você conhece está ali presente: as duas linhas do tempo (uma algorítmica e outra para seguidores), as quatro guias inferiores, o menu lateral, os posts curtos e as ferramentas de interação (curtida, repost e comentário).
No entanto, é perceptível que a Bluesky ainda não possui os mesmos recursos que seu concorrente. A plataforma não suporta vídeos, áudios ou GIFs, mas é possível anexar links externos e imagens.
Por estar em fase de testes, o serviço está disponível apenas em inglês, mas é possível publicar na língua que quiser.
Quer saber mais sobre marketing de conteúdo?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups