Credit: Jaap Arriens/NurPhoto via Getty Images

Conheça a Bluesky, a nova rede social descentralizada

A Bluesky é uma nova iniciativa que tem como ideia criar uma rede social descentralizada, onde os usuários possam se comunicar e se conectar sem depender de uma única empresa ou servidor centralizado.

A plataforma está atualmente em fase de desenvolvimento, e a equipe está trabalhando em parceria com a organização sem fins lucrativos Blue Sky Foundation.

A ideia é que, uma vez que a especificação técnica esteja completa, qualquer pessoa ou empresa possa construir sua própria implementação. Isso permitiria que várias redes interagissem entre si, criando uma rede social verdadeiramente descentralizada.

 

Bluesky - Imagem: Divulgação
Bluesky – Imagem: Divulgação

 

De onde surgiu a Bluesky?

A história da Bluesky se confunde com a evolução do Twitter, porque o projeto surgiu com o incentivo da plataforma em 2019.

A fundadora da Bluesky é Jay Graber, especialista em redes sociais descentralizadas e crítica do poder concentrado nas mãos das Big Techs. O conselho de administração é composto pelo fundador e ex-CEO do Twitter Jack Dorsey, e o inventor das tecnologias Jabber/XMPP Jeremie Miller.

A plataforma chegou a ficar sob ameaça quando Musk anunciou a compra do Twitter. Por isso, o jeito foi se desvincular do Passarinho e seguir de maneira solo com uma nova empresa.

Dorsey se dedicou a criar o sucessor do Twitter assim que deixou seu comando em 2021. Sua ideia era ajudar a trazer de volta as raízes da rede social, como ocorria no final dos anos 2000.

A lista de espera para ter acesso a Bluesky está aberta desde outubro de 2022.

 

Leia também: Twitter: principais assuntos das últimas semanas

 

Como acessar o Bluesky?

A popularidade do Bluesky tem aumentado nos últimos meses, como evidenciado pelo número de downloads, hoje há duas formas para conseguir um convite:

  1. Cadastrar-se no site da Bluesky (bsky.app) para aguardar na lista de espera;
  2. Receber um convite de algum usuário para cortar caminho.
Como acessar o Bluesky? - Imagem: Reprodução
Como acessar o Bluesky? – Imagem: Reprodução

 

Aqueles que estão na lista de espera podem ter que esperar meses para ingressar na rede social, sem ter certeza de quanto tempo isso irá demorar.

Já o segundo método, pode ser mais eficiente, pois permite o acesso imediato por meio do recebimento de um código de convite.

Esse sistema de convidados exige que alguém já cadastrado envie o código para você também entrar. É um modelo de adesão que lembra bastante o Orkut e, mais recentemente, o Clubhouse.

 

 

Bluesky vs. Twitter

Visualmente, a Bluesky é muito parecida com o Twitter, especialmente com versões antigas. Tudo que você conhece está ali presente: as duas linhas do tempo (uma algorítmica e outra para seguidores), as quatro guias inferiores, o menu lateral, os posts curtos e as ferramentas de interação (curtida, repost e comentário).

No entanto, é perceptível que a Bluesky ainda não possui os mesmos recursos que seu concorrente. A plataforma não suporta vídeos, áudios ou GIFs, mas é possível anexar links externos e imagens.

Por estar em fase de testes, o serviço está disponível apenas em inglês, mas é possível publicar na língua que quiser.

 

Quer saber mais sobre marketing de conteúdo?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também