CTA no Instagram | Arte por Moacir Alves

CTA no Instagram: o que é e exemplos

Você sabe como funciona o CTA no Instagram? Essa sigla é bem familiar para quem já está inserido no mundo do marketing, mas como será que ela funciona para a rede social? Vem que a gente te explica. 

 

O que é CTA (call to action)? 

A princípio, você pode até não perceber, mas os CTAs estão espalhados ao nosso redor para chamar a nossa atenção. A chamada para ação em português, também conhecida como CTA (Call to Action) em inglês é aquilo que como o nome diz, serve para chamar a atenção do seu visitante, lead ou cliente para que ele realize uma determinada ação. Ou seja, é uma técnica aplicada com o intuito de despertar no outro o desejo de tomar uma atitude.

Alguns exemplos simples de CTA no nosso dia a dia são: Empurre; Aberto; Entre; Ar Condicionado; Sorria, você está sendo filmado, ou até mesmo a luz verde em um semáforo. Todos eles possuem o objetivo de os indicar o que fazer. 

 

 

Em termos de marketing, call to action geralmente são links de uma página que levam os usuários a realizar ações ou palavras utilizadas para orientar o usuário, como “saiba mais” e “acesse agora“. O principal objetivo de um CTA é direcionar os usuários para avançar em um processo de conversão online.

 

Como usar CTA no Instagram?

Pode até parecer simples, mas incorporar o CTA no Instagram exige estratégia. Se você possui um blog e deseja ter mais acessos, ao invés de levar todo o conteúdo para o Instagram, você pode dar uma pequena  prévia desse conteúdo.

Após isso, pode postar um story com o link do seu blog e acrescentar o texto “veja todo o conteúdo completo aqui”. Dessa forma, todas as pessoas que desejam aquele conteúdo são levadas ao seu site. Isso é um CTA.  

Além de servir como uma instrução, um bom CTA no Instagram é essencial também para incentivar o engajamento dos seus seguidores, fazendo com que eles se sintam mais à vontade pra deixar mais comentários nos seus posts e que saibam também como interagir. Um simples “o que vocês acharam” ou um “comente sobre o que você mais gostou”, já incentivam o usuário dentro do seu perfil.

 

Análise de dados do Instagram | Crédito: Georgia de Lotz
Análise de dados do Instagram | Crédito: Georgia de Lotz

 

Exemplos de CTA para usar no Instagram

Confira alguns exemplos de CTA divididos de acordo com seu objetivo:

Engajamento

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Conversão

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Tráfego

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Para usar no Carrossel

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Para usar em Reels 

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  • Confira no vídeo, é só dar o play!

 

Por fim, não seja muito repetitivo com o uso dos CTAs. Dessa forma, faça o uso das variações, pois vão te ajudar a manter a sutileza e deixar o texto soando mais natural, como um convite e não uma ordem.

 

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