TikTok trabalha em mudanças no algoritmo | Arte por Moacir Alves

TikTok trabalha em mudanças no algoritmo da página de recomendações

Os algoritmos às vezes parecem que possuem o poder de ler mentes. Um clique em um vídeo de receitas, por exemplo, é o bastante para que seu feed tenha somente esse conteúdo. Porém, algumas vezes, o conteúdo escolhido não é o mais adequado para ser assistido em uma repetição infinita. Foi pensando nisso que o TikTok anunciou nas últimas semanas que está atualizando seu algoritmo para permitir escolhas de temas a serem evitados.

Feed TikTok | Divulgação tiktok.com
Feed TikTok | Divulgação tiktok.com

O TikTok busca aperfeiçoar a qualidade do sistema para reduzir a quantidade de vídeos parecidos que começam a surgir na sua timeline quando você assiste sobre algo. A rede social ainda disse que as pessoas vão ter mais controle sobre a página ‘Para Você’ e que irá implementar tecnologia para interromper ‘padrões repetitivos’ dos vídeos.

Objetivo da medida do TikTok

A princípio, buscando questionar o papel dos algoritmos em problemas como desinformação e saúde mental, especialmente de adolescentes, essa ação é um aceno a reguladores nos Estados Unidos e Europa. A empresa dona do aplicativo não deu muitos detalhes acerca de quando essas mudanças irão começar a fazer efeito. A finalidade da plataforma é evitar que as pessoas fiquem presas a conteúdos tóxicos, como brigas, dietas extremas, de teor depressivo ou pessoas chorando. Dessa forma, o usuário teria acesso a uma variedade maior de temas, sem precisar ficar preso num loop infinito de negatividade.

A rede social ainda vai aprimorar o sistema para entregar ao usuário a possibilidade de bloquear vídeos com determinadas palavras-chave ou hashtags no feed. Assim, se você não se sente bem com vídeos de brigas, basta adicionar o termo a essa listagem e não terá mais a recomendação pelo algoritmo.

Atualmente, os usuários só conseguem indicar que não querem ver mais materiais de um determinado criador ou um áudio específico.

Fonte 1 | Fonte 2

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também