Publicado na última sexta (28), o anúncio da morte do ator Chadwick Boseman bateu o recorde sendo o tweet mais curtido da história. O post, realizado pela página oficial do ator, recebeu mais de 6 milhões de likes em menos de 24 horas, superando o recorde anterior, de 2017.
A própria rede social confirmou o recorde na plataforma. No RT, o Twitter escreveu: “Um tributo digno de um rei. #WakandaForever”. Até o momento, o post ultrapassa os 7,5 milhões de likes. Não só isso, como também já ultrapassou 2,2 milhões de RTs e já são mais de 931 mil comentários. Dois dias se passaram, e continua crescendo, devido às inúmeras homenagens realizadas a Chadwick Boseman.
— Chadwick Boseman (@chadwickboseman) August 29, 2020
O post trouxe o anúncio da morte do ator de 42 anos, que foi causada por um câncer de cólon. Boseman enfrentava a doença desde 2016. A mensagem publicada informa que o ator, mesmo com a doença, trabalhou os últimos quatro anos normalmente, alternando filmagens com cirurgias. De acordo com a publicação, o diagnóstico do câncer foi dado no mesmo ano em que o ator foi selecionado para viver o personagem Pantera Negra, no filme Capitão América: Guerra Civil (2016).
Pantera Negra (2018), inclusive, é hoje uma das maiores bilheterias de filmes de super-heróis da história do cinema. Com uma bilheteria de US$ 1,3 bilhão, o filme também se tornou um símbolo da cultura negra. A morte do ator surpreendeu a todos, justamente pelo mesmo nunca ter falado publicamente sobre a doença.
Homenagens ao rei Chadwick Boseman
Crianças e representatividade
Durante todo o final de semana, milhares de usuários fizeram homenagens ao ator nas redes sociais. Tanto famosos quanto anônimos postaram suas solidariedades à Boseman e sua família. Também demonstrando suas admirações ao Rei T’Challa, seu personagem em Pantera Negra.
Entre muitas publicações, milhares de crianças demonstraram seus sentimentos. A usuária @kiaraimaniwill publicou em seu Instagram a foto de uma criança realizando um “funeral” com o boneco do personagem e de vários outros “colegas” do herói. “Nunca me vi refletida nos filmes que gostava de assistir. Estou tão grata que meninos e meninas negros têm um super-herói que podem admirar”, escreveu (em tradução livre).
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Kiara Imani Williams, Esq. (@kiaraimaniwill) em
O usuário @it.s.jay.m publicou uma foto de uma criança ao lado do ator. Os dois fazem a saudação da civilização de Wakanda, o país fictício do personagem.
Atletas e celebridades
No mundo dos famosos, diversas celebridades do cinema, esporte e televisão fizeram publicações sobre a morte de Boseman. O piloto de F-1, Lewis Hamilton, por exemplo, subiu no carro da Mercedes e dedicou a pole position ao ator. Outros atletas, como o jogador de basquete, Lebron James, publicaram fotos. Lebron postou uma foto que tirou ao lado de Boseman com a legenda “Descanse no paraíso, Rei” (em tradução livre).
Pelo Twitter, o ex-presidente americano, Barack Obama, publicou sobre sua admiração pelo ator. No texto, relembrou de uma visita do ator à Casa Branca, para trabalhar com crianças. “Você poderia dizer imediatamente que ele era abençoado. Por ser jovem, talentoso e negro. Por usar esse poder para dar-lhes heróis para admirar. Fazer tudo isso enquanto sente dor”, escreveu.
Chadwick came to the White House to work with kids when he was playing Jackie Robinson. You could tell right away that he was blessed. To be young, gifted, and Black; to use that power to give them heroes to look up to; to do it all while in pain – what a use of his years. https://t.co/KazXV1e7l7
— Barack Obama (@BarackObama) August 29, 2020
Marvel e sua despedida a Chadwick Boseman
Nos cinemas, o Pantera Negra ficou marcado dentro do Universo Cinematográfico da Marvel. Não só por integrar uma das principais equipes de heróis. Ele também ficou marcado por ter sido o primeiro super-herói negro nos cinemas, gerando grandes movimentos de representatividade.
O personagem fez parte da terceira fase do universo, com toda a apresentação da civilização de Wakanda e novos personagens. Por ser um estúdio que envolve centenas de pessoas, a morte do ator surpreendeu a todos. E colegas também realizaram suas homenagens.
Our hearts are broken and our thoughts are with Chadwick Boseman’s family. Your legacy will live on forever. Rest In Peace. pic.twitter.com/YQMrEJy90x
— Marvel Entertainment (@Marvel) August 29, 2020
Pelo Instagram, Chris Evans (Capitão América), Don Cheadle (Máquina de Combate), Tom Holland (Homem-Aranha) e Mark Ruffalo (Hulk) homenagearam o colega.
O diretor do filme Pantera Negra, Ryan Coogler, redigiu um texto publicado no site Deadline como tributo. “Ele era um cuidador, um líder e um homem de fé, dignidade e orgulho. Protegeu seus colaboradores do seu sofrimento. E viveu uma bela vida e fez ótima arte (…) Não senti um luto tão intenso antes”, publicou.
Relembrando dos tempos de gravação do filme, demonstrou-se emocionado na despedida. “É com um coração pesado e com um senso profundo de gratidão de ter estado em sua presença que eu tenho que reconhecer o fato de que Chad agora é um ancestral. E eu sei que ele irá nos proteger, até nos encontrarmos novamente”, finaliza.
Outros companheiros de filme, como as atrizes Letitia Wright, Lupita Nyong’o e Danai Gurira divulgaram suas homenagens.
Por fim, as contas oficiais da Marvel também realizaram tributos ao ator. Pelo Twitter, escreveram: “Nossos corações estão partidos e nossos pensamentos estão com a família de Chadwick Boseman. Seu legado viverá para sempre. Descanse em paz”. Já no YouTube, a página oficial do estúdio publicou um vídeo em tributo ao ator, com imagens de bastidores e declarações de colegas.
Brasil e Wakanda juntos
Por aqui, celebridades também se mostraram emocionados com a notícia. A cantora IZA publicou uma foto do ator, despedindo-se de Chadwick Boseman. No sábado, durante a entrada da chamada do Jornal Hoje, na TV Globo, a jornalista e apresentadora, Maju Coutinho, fez a saudação do herói na transmissão.
Pelo Twitter, diversas celebridades demonstraram sua tristeza ao saber da notícia. Famosos como o dublador Guilherme Briggs, a cantora Ludmilla, o ator Lázaro Ramos, a conta oficial da Natura do Brasil e também a conta oficial da Turma da Mônica, prestaram suas homenagens.
Obrigada por tudo. #WakandaForever pic.twitter.com/F0pSx7TZ1I— Turma da Mônica (@TurmadaMonica) August 30, 2020
No futebol, o jogador Gabriel Barbosa (Gabigol) também fez uma homenagem. No jogo do Flamengo contra o Santos, o jogador fez a saudação depois de marcar um gol.