Agora é possível vender seu curso no YouTube - Imagem: Reprodução Pixabay 

Agora é possível vender seu curso no YouTube! Saiba mais

Muitos brasileiros recorrem ao YouTube na busca por novos aprendizados, seja para alcançar metas pessoais, complementar estudos ou desenvolver habilidades demandadas pelo mercado de trabalho. E agora, é possível vender seu curso no Youtube!

De acordo com o último Relatório de Impacto Econômico do YouTube no Brasil, feito em parceria com a Oxford Economics, 99% dos usuários relatam usar a plataforma para obter informações e conhecimento!

Recentemente, o YouTube começou a testar no país uma nova ferramenta educacional: cursos online estruturados. Estes cursos são ofertados por criadores de conteúdo em seus próprios canais, de modo gratuito ou pago, permitindo disponibilizar materiais adicionais em PDF a cada videoaula.

Isso permite que os alunos tenham acesso a listas de exercícios, textos complementares ou bibliografias extras, por exemplo.  

Atualmente, um grupo selecionado de educadores está testando essa nova ferramenta, oferecendo aprendizado estruturado e aprofundado. 

No Brasil, há mais de 80 mil canais ensinando sobre temas acadêmicos e habilidades como robótica, programação, e-commerce, Excel e áreas específicas.

 

Como vender seu curso no YouTube?

Primeiramente, não é possível vender seu curso no YouTube a não ser que você tenha pelo menos:

  • 1 mil assinantes;
  • 4 mil horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses.

Um youtuber precisa, em média, acumular cerca de 11 horas de vídeos assistidos em sua plataforma por dia.

Em segundo lugar, considerando que o YouTube fica com uma parcela significativa da receita e o crescimento é gradual, é importante garantir que os vídeos gratuitos agreguem valor aos seus espectadores, enquanto o conteúdo pago ofereça um conhecimento adicional.

Quando você cria uma comunidade no YouTube, 70% da receita é sua e 30% da empresa. Ainda não é certeza que essa porcentagem se repetirá em relação aos cursos.

Nos cursos gratuitos, o conteúdo exibe propagandas, assim como nos demais vídeos. Já nos pagos, os usuários podem acessar sem propagandas e usar em segundo plano. 

 

saiba como vender seu curso no YouTube
Agora é possível vender seu curso no YouTube – Imagem: Reprodução Pixabay

 

Com a chegada dos cursos, o YouTube continua impulsionando a economia de criadores brasileiros e apoiando usuários a complementarem estudos e conquistarem novas oportunidades.

A ferramenta visa estimular mais o ecossistema educacional, onde criadores poderão ofertar cursos gratuitos ou pagos, com materiais de apoio. O primeiro vídeo de um curso pago sempre será gratuito, possibilitando decidir se prosseguem na compra.

 

O que os Cursos no YouTube vão oferecer de novo para os consumidores?

Jonathan Katzman, diretor de produtos de educação do YouTube, em entrevista ao Canal Tech, conta que nesse início, apenas determinados criadores serão privilegiados com a chance de compartilhar os cursos na plataforma: “criadores que já têm algum tipo de credibilidade no ecossistema do YouTube, que seguem as diretrizes da plataforma e tudo nesse aspecto”.

Os cursos não serão apenas de conteúdos institucionais. “Com os cursos, esperamos cobrir qualquer assunto desde tópicos profissionais, como negociação comercial ou ‘como fazer meu currículo’, até a vida pessoal, em ‘como assar e cozinhar’, e coisas desse tipo”, revelou Jonathan.

Os criadores participantes têm a opção de solicitar um único pagamento pelo curso, mas também podem disponibilizá-lo gratuitamente. Por outro lado, os cursos disponíveis sem custo financeiro podem conter anúncios.

A maior parte da receita obtida com os cursos é direcionada aos seus respectivos criadores de conteúdo, embora o YouTube Brasil ainda não tenha divulgado a porcentagem exata destinada a eles.

Observação: o recurso “Cursos” está na versão Beta e no momento é limitado a alguns criadores de conteúdo. Ele está disponível no Brasil, na Coreia do Sul, nos Estados Unidos e na Índia.

A ferramenta ficará disponível para o público geral de forma gradual.

Apenas alguns criadores brasileiros estão inseridos nessa nova ferramenta, como Manual do Mundo, com o curso gratuito Manual Maker, e o canal Físicatotal, com o curso pago Física para apressados: super dicas para o Enem. Confira todos os cursos disponíveis no blog do Youtube.

Comprar um curso

É preciso ter pelo menos 18 anos e usar um computador ou um dispositivo Android para comprar um curso. Depois de comprar, é possível assistir o curso em qualquer dispositivo em que o YouTube esteja disponível.

Alguns criadores incluem arquivos que podem ser transferidos por download junto com o curso. Mas, existem arquivos incluídos no curso que podem ser salvos apenas em computadores.

Para comprar um curso, siga estas etapas:

  1. Use um computador ou dispositivo Android para acessar o curso;
  2. Selecione Comprar curso;
  3. Selecione Próxima;
  4. Siga as instruções na tela para inserir detalhes da forma de pagamento e comprar o curso.

 

Encontrar um curso que você comprou

Depois que você comprar um curso, ele pode ser encontrado nas suas compras. Para encontrar um curso adquirido, faça o seguinte:

  1. Selecione sua foto de perfil "";
  2. Abra a aba Compras e assinaturas;
  3. Seus cursos ficam listados na seção “Compras”.

 

Quer saber mais sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também