Se tem uma ferramenta que ficou conhecida como uma máquina de propagação de fake news, é o WhatsApp. O aplicativo de mensagens facilita não só a produção, mas também a divulgação, com seus simples botões de compartilhamento. Além do app apresentar criptografia, o que impede a descoberta da origem de uma fake news – ainda que mantenha todos os usuários anônimos.
Ainda que o WhatsApp mantenha sua força em relação às fake news, agora já há recursos para verificar a veracidade de uma informação diretamente no aplicativo. Isso porque a Agência Lupa lançou um canal próprio dentro do WhatsApp para verificar os conteúdos e esclarecer as informações.
Segundo Natália Leal, diretora de conteúdo da agência, a ferramenta amplia o alcance do trabalho da Lupa e, ao mesmo tempo, aproxima a empresa do público. “Ela fortalece nosso monitoramento do ambiente de informações falsas (…) Assim ele [o usuário] tem mais acesso a informações verificadas na hora de tomar decisões que impactam a vida da sociedade”, explica.
O projeto conta também com a desenvolvedora Meedan. E permite que os usuários também mandem sugestões de verificação para a equipe da Lupa analisar.
Verificar fake news: Lupa no WhatsApp = sem fake news
Mas aí você deve estar se perguntando: como a ferramenta funciona?. Da mesma forma que funciona uma de WhatsApp, o usuário encaminha uma mensagem para o contato da agência e recebe a verdade sobre uma notícia como resposta.
Primeiramente, é preciso mandar um “olá” para o número +55 (21) 99193-3751. Depois do envio, o usuário recebe como resposta um menu que dá a opção do usuário escolher se quer mandar uma sugestão ou receber as últimas verificações produzidas pela agência.
Se desejar que a Lupa verifique um conteúdo específico, é só escolher a primeira opção. A dúvida só pode ser enviada depois que o recebimento da primeira mensagem for confirmada. Caso a dúvida já tenha sido verificada, o usuário recebe a checagem automaticamente. Se a informação ainda não foi checada, ela será apurada e uma verificação será produzida.
A ferramenta não limita maneiras de envio. Com isso, qualquer usuário pode enviar as informações por texto, foto, link, vídeo e até áudio.
Combate perto das eleições
O WhatsApp ficou muito marcado em 2016 e 2018 por ter sido uma ferramenta fundamental no período das eleições, tanto nos EUA quanto no Brasil. Desde então, o aplicativo vem demonstrando cada vez mais força na sua propagação, não só pela facilidade de distribuição, mas por atingir o usuário diretamente.
Não só isso, como o fato de amigos ou parentes enviarem facilitam no recebimento daquela informação. Afinal, a sua tia do coração não encaminharia uma mentira, não é?
Nisso, a ferramenta da Agência Lupa pode se mostrar uma força contra as fake news, principalmente dias antes das eleições para prefeito e vereador pelo Brasil. No entanto, a principal força ainda precisa ser a conscientização para as próprias pessoas tomarem conhecimento sobre irem atrás da veracidade dessas informações antes de compartilhá-las.