Finstagram

Shadowban pode ser a causa de baixo engajamento no Instagram

O termo shadowban pode assustar, mas é importante entender o que significa.

O engajamento dos posts do Instagram pode variar muito. São diversos fatores que influenciam em como seu conteúdo vai repercutir. No entanto muitas vezes você pode ser vítima do temido Shadowban. Antes de mais nada, vamos entender mais sobre o que é isso.

 

O que é Shadowban?

O shadowban é o termo utilizado para se referir a uma forma muito específica de punição nas redes sociais. Basicamente o usuário é banido sem perceber que isso aconteceu. Mas como assim?

A punição pode ter acontecido porque algum conteúdo que violou as diretrizes da rede social. Porém a rede social (especialmente o Instagram nesse caso) não vai cancelar sua conta. Você vai entrar no shadowban. Isso faz com que seu conteúdo seja entregue para menos pessoas.

 

LEIA MAIS: Entenda de uma vez como funciona o algoritmo do Instagram

 

Como saber se você está no Shadowban?

Agora você está se perguntando como saber se você foi realmente banido. Para descobrir isso é simples. Peça para alguém que não te segue digitar seu nome de usuário na pesquisa do Instagram.

O seu usuário não aparecerá em um primeiro momento. Apenas se o nome de usuário for digitado integralmente seu perfil aparecerá.

 

Como sair do Shadowban?

O banimento dura em média 28 dias. Então é só aguardar. Uma dica importante é: continue produzindo conteúdo nesse período. Mesmo que com menos alcance, continue. Dessa forma você voltará a alcançar o mesmo volume de seguidores pós shadowban.

Porém você precisa saber porquê foi banido. Isso porque se você continuar postando a mesma coisa que te levou ao shadowban, você nunca vai sair do período de punição.

Existem muitas regras que você pode ter quebrado. Vale a pena ler atentamente todas as diretrizes e pensar qual delas você infringiu. Uma das mais comuns é o uso de hashtags banidas. Sim, isso mesmo. Algumas hashtags podem te levar ao banimento.

Quer saber a lista de hashtags banidas? Clique no nosso post sobre esse assunto!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também