5G: a evolução da conexão

O avanço da tecnologia está cada vez mais rápido. As conexões banda larga que antigamente demoravam horas e horas para processar, avançam com rapidez para um futuro em que a velocidade de processamento de downloads e upload será rápida como um piscar de olhos. Certamente, o 5G chegou para ficar.

Contudo, muitas pessoas ainda possuem dúvidas referente a essa nova conexão de internet e, por isso, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre essa nova tecnologia. 

O que é o 5G ?

A tecnologia 5G, ou quinta geração de internet móvel, está chegando ao Brasil com maior alcance e velocidade. Essa nova conexão permite um novo tipo de rede projetada para conectar quase tudo e todos, incluindo máquinas, objetos e dispositivos.

Além disso, a tecnologia sem fio 5G foi projetada para fornecer a mais usuários velocidades de dados; menor latência; e uma experiência suave ao usuário. Afinal, um desempenho mais elevado e uma maior eficiência permitem novas experiências do utilizador e o vinculam a novos setores. 

 

Aparelho de internet (Reprodução/Pexels)

Quais os benefícios do 5G ?

As principais vantagens do 5G são as velocidades de transmissão mais rápidas, menor latência e, portanto, maior capacidade de execução remota, maior número de dispositivos conectados e a possibilidade de implementação de redes virtuais, proporcionando assim, conexões mais adaptadas às necessidades específicas.

Além disso, áreas da saúde, educação e transporte serão afetados positivamente, visto que com a conexão mais rápida, a troca de informações será mais eficiente. Por exemplo, na saúde podemos mencionar o aumento do uso da telemedicina, que por causa da pandemia, as pessoas têm preferido serem atendidas remotamente.

Com o 5G, a conectividade será maior e o atendimento online poderá chegar a lugares que muitas outras redes não conseguiram antes, como por exemplo, o 4G.  

Bem como na saúde, a educação também será atingida pelos benefícios do 5G. Escolas em áreas rurais, conseguirão obter conexão de internet. Além disso, o sistema EAD, que tem crescido muito por consequência da pandemia, será mais fluido e imersivo, deixando a interação entre os alunos e professores mais suave e sem ruídos. 

Em um artigo publicado no blog do Banco Mundial, Sheila Jagannathan, chefe do campus de aprendizagem aberta,  aponta que .“A integração de redes 5G na oferta educacional tem o potencial de revolucionar os problemas de conectividade (…), melhorando a qualidade de toda a experiência de aprendizagem”. 

 

Mexendo no celular (Reprodução/Pexels)

Vou precisar trocar de aparelho?

Infelizmente sim! Com a evolução do mundo cada vez mais rápida, as tecnologias acabam ficando obsoletas com mais frequência e, por isso, será necessário um aparelho que suporte a conexão 5G. 

Atualmente, dos celulares que são vendidos no Brasil, apenas os mais caros como Samsung Galaxy S21 e iPhone 13 comportarão a nova rede. Porém, como todas empresas estão de olho nessa nova tecnologia, é bem provável que logo aparelhos intermediários e mais baratos possam suportar o 5G

Por outro lado, as conexões já existentes como 4G, 3G e 2G não deixarão de funcionar. E por isso, celulares que não tem suporte para a nova linha, ainda poderão continuar utilizando essas redes. 

 

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?

Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Texto de Rafael Villas Boas

LinkedIn | Instagram | Twitter

Compartilhe
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leia também