O trilema dos Apps de delivery

O trilema dos Apps de delivery

Hey Folks! Já ouviu falar em trilema? 

Vou contar sobre o trilema do Blockchain… Existe justamente quando temos dificuldade de alcançar simultaneamente três propriedades desejáveis: segurança, escalabilidade e descentralização.

O trilema afirma que é impossível ter todas as três propriedades em seu nível máximo.

À medida que uma rede Blockchain se torna mais segura, ela se torna menos escalável; à medida que se torna mais escalável, torna-se menos seguro; e à medida que se torna mais descentralizado, torna-se menos seguro e menos escalável.

 

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Agora vamos pensar sobre o trilema dos Apps de Delivery!

Imagine o desafio de equilibrar três dos fatores mais importantes na entrega sob demanda: velocidade, lucratividade e acessibilidade.

Com o modelo de entrega através dos aplicativos móveis, é impossível maximizar todos os três fatores ao mesmo tempo.

Por exemplo, para alcançar baixos custos na entrega para repassar aos consumidores, ou seja, ser acessível, o sistema de entrega tem que sacrificar a lucratividade ou a velocidade.

Para ser lucrativa, a empresa precisa cobrar taxas altas, tornando-a inacessível, ou melhorar sua base de custos por ser lenta.

Para ser rápida, a empresa precisa ser lucrativa, o que significa cobrar altas taxas, ou renunciar a essas taxas e sacrificar a lucratividade.

A grande maioria dos Apps de entrega conseguem ser rápidos, e podem ser lucrativos. A questão é que eles só podem ser lucrativos a um custo extremamente alto.

Eles repassam esses custos ao consumidor na forma de taxas de entrega, taxas de serviço e gorjetas, que acrescem um valor significativo ao produto.

As que tentam realizar campanhas para serem mais acessíveis, esbarram na redução drástica da lucratividade.

Quando tentam mexer na área do delivery em si, no caso de robôs de entrega, por exemplo, eles conseguem reduzir custos automatizando o motorista (isso já foi feito por empresas como Starship, Nuro, Serve, Kiwi e Coco). 

Essa redução de custo os ajuda a alcançar lucratividade e acessibilidade, mas sacrificam a velocidade. Leva mais tempo para um robô entregar algo do que levaria um humano, sem falar nos problemas graves ainda sobre os nivelamentos das calçadas.

Tá difícil… 🤯

 

Lojas itinerantes

Há, no entanto, um modelo emergente que aborda e resolve o trilema e contorna seus desafios. Este modelo, reimagina completamente o modelo de entregas. As lojas itinerantes! 

Lojas, lanchonetes, food trucks, sorveterias, que carreguem todo o seu estoque dentro de vans. Eles não exigem captadores de pedidos e, portanto, podem contornar o trilema para criar um modelo que seja rápido, barato e lucrativo.

As empresas que começam a surgir neste ambiente são a Conjure e a Muncho, uma pizzaria que assa pizzas e as termina na van a caminho do cliente.

Ambos são capazes de gerenciar cerca de cinco pedidos por hora para alcançar a lucratividade, porque não precisam pegar pedidos e podem ter suas vans e lojas dirigindo em áreas com demanda potencial.

Isso significa que não só o modelo é lucrativo, como também pode repassar a economia de custos aos consumidores e garante uma entrega rápida.

O trilema dos Apps de delivery
O trilema dos Apps de delivery – Imagem: TechCrunch

Essas lojas funcionam?

Várias empresas já tentaram esse modelo no passado, como a Zume Pizza e a Wonder. Ambos se afastaram do modelo porque gastaram uma tonelada de capital tentando uma abordagem verticalmente integrada, o que adicionou custos significativos.

A nova safra de lojas itinerantes está adotando uma abordagem de ativos leves, usando equipamentos prontos para uso e veículos alugados para manter os custos baixos. 

Além disso, algoritmos que pesquisam constantemente a oferta e a demanda, garantem a produtividade dos veículos em qualquer bairro em que operam.

Será sustentável?

Esse “trilema de entrega sob demanda” continuará a atormentar as empresas e aplicativos de delivery, a menos que eles possam pensar além do modelo existente de entrega de mercadorias e encontrar maneiras novas e atraentes de levar seus produtos aos consumidores da maneira mais rápida, barata e lucrativa possível.

 

Loucura, loucura! 😝

Bora separar a serpentina e purpurina que o Carnaval vai começar! 

Até a próxima Queridos Padawans!

Fonte: Meu amigo Ali Ahmed da TechCrunch (@syedaliahmed)

 

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