No início deste mês, a Starbucks lançou um programa de fidelidade baseado em blockchain e uma comunidade NFT apelidada de Starbucks Odyssey! A iniciativa foi lançada por meio de uma parceria com a Forum3, que ajudou a construir o projeto NFT da gigante do café.
À medida que o mundo continua a se tornar mais digital, as demandas e necessidades dos consumidores estão mudando. Adam Brotman, co Founder da Forum3, afirma:
“Estamos ouvindo de diversas empresas, tenham elas um programa de fidelidade ou não, que o que todas as grandes marcas estão enfrentando agora é que o consumidor está mudando. Não é apenas a geração Z ou a geração do milênio, mas o consumidor em geral se tornou mais hiper digitalizado e cada vez mais aprecia os bens digitais.”
As Jornadas do Starbucks Odyssey
Em setembro, a Starbucks disse que imaginou o programa como uma maneira de seus clientes mais fiéis ganharem um conjunto mais amplo e diversificado de recompensas além das vantagens que podem obter hoje, como bebidas gratuitas.
Em vez disso, a Odyssey introduz uma nova plataforma onde os clientes podem se envolver com atividades interativas chamadas “Jornadas” que, quando concluídas, permitem que os membros ganhem Selos de Jornada colecionáveis – que é a terminologia menos técnica da Starbucks para os NFTs.
“O Odyssey é uma extensão do programa de fidelidade da Starbucks”, observou Brotman. “É uma oportunidade de inovar e fidelizar a lealdade.”
Forum3 e a Nike
Além da Starbucks, a Forum3, focada na lealdade de clientes da Web3.0, tem trabalhado principalmente com marcas de consumo, varejistas (incluindo restaurantes), ligas esportivas e empresas de assinatura diretas ao consumidor.
Separadamente, no início deste ano, a Nike lançou uma plataforma NFT e seu próprio Metaverso, o Swoosh, que permitirá que os fanáticos por seus produtos negociem e criem “wearables e tênis” digitais.
Programa de fidelidade com NFTs
Um programa de fidelidade é muitas vezes centrado em dar algo aos clientes em troca de sua lealdade a uma marca.
O que a marca dá em troca? Descontos e conveniência digital, como lembrar seus itens favoritos, endereço e métodos de pagamento, sugerir itens e permitir que você faça o pedido com antecedência.
Mas e se esses pontos digitais, ou recompensas de royalties, pudessem realmente ser de propriedade dos clientes?
É aí que os NFTs, ou a verdadeira propriedade digital, entram em jogo – e fornecem uma “camada de lealdade muito mais imersiva”, disse Brotman.
Ele permite que os clientes recebam pontos e colecionáveis digitais que possuem e poderiam usar de maneiras além do que um programa de recompensas típico permite hoje.
Odyssey e Swoosh podem ser apenas o começo de uma onda maior, à medida que as marcas procuram novas oportunidades para construir um relacionamento mais forte com os clientes por meios digitais.
“Os bens digitais não são conceitos novos. Mas a ideia de que você pode possuí-lo [como um NFT] e talvez ser recompensado com um colecionável digital é nova para eles.”
Também é tudo sobre a maneira como uma empresa apresenta esses NFTs – ou colecionáveis digitais, observou Brotman. “É uma nova vertente que é interessante para os clientes, mas tem que ser acessível. Você não deve ter que saber sobre blockchain ou criptografia para participar dele.”
“Neste momento, se você perguntar à grande maioria do público se eles se importam com os NFTs, a resposta é não – eles nem entendem o que é um NFT e não se importariam”, disse Brotman. “Mas se você perguntar à pessoa se ela gostaria de um colecionável digital que seja fácil e divertido de usar, a resposta provavelmente será sim.”
Top Shot da NBA
Por exemplo, olhe para o mercado Top Shot da NBA, uma plataforma oficialmente licenciada para colecionáveis digitais. “Com o Top Shot, você mal pode dizer que tudo é relacionado a blockchain ou NFT”, disse Brotman.
“Essencialmente, é um colecionável digital que você compra com seu cartão de crédito e pode vendê-lo em um mercado ou colecionar e se divertir. Essa foi uma grande experiência de integração para a atual comunidade de Web 3.0. Muitas pessoas foram expostas à diversão e ao conceito de NFTs através dessa experiência.”
O Top Shot “tornou as pessoas completamente alheias ao blockchain e fez um trabalho muito bom de integrar as pessoas à divertida experiência de possuir um colecionável digital”, disse Brotman.
Coleção Spriz NFT Series
E ainda neste mesmo mês de Dezembro, aqui no Brasil, a Reserva lançou o primeiro tênis Phigital – uma mistura de físico com o digital, a coleção Spriz!
Aqui tem um vídeo top falando sobre ela:
Vamos ficar de olho para ver o que virá de novidade em 2023!
Loucura, loucura! 😝
Até a próxima Queridos Padawans!
Fonte: Minha amiga Jacquelyn Melinek – @jacqmelinek
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