Conteúdo útil: Google lança nova atualização do sistema | Crédito: Solen Feyissa

Conteúdo útil: Google lança nova atualização do sistema

Em 25 de agosto de 2022, o Google começou a lançar  uma atualização de conteúdo útil. Ou seja, uma mudança no algoritmo que valoriza conteúdo original e aprofundado em vez de conteúdo reciclado.

No mês passado via Twitter, o Google confirmou que uma nova atualização de “helpful content” (conteúdo útil) está começando nos resultados de pesquisas – iniciado no dia 05 de dezembro, e que pode durar aproximadamente 2 semanas para ser concluído.

 

 

A atualização de conteúdo útil do Google é uma atualização de algoritmo que se concentra em:

  • Eliminar o conteúdo escrito com o único propósito de obter uma boa classificação.
  • Despriorizar artigos que não contenham nenhum conteúdo informativo ou útil para o leitor.
  • Recompensar o conteúdo que é útil para os leitores.

 

O Google atualiza frequentemente seu algoritmo para melhor corresponder o conteúdo aos pesquisadores e, às vezes, a visibilidade dos editores é fortemente afetada.

 

De acordo com o Google, o sistema de conteúdo útil tem como objetivo recompensar melhor o conteúdo que oferece uma experiência mais satisfatória aos visitantes. Dessa forma, o conteúdo que não atende às expectativas do visitante não terá um bom desempenho.

O sistema irá gerar um indicador em todo o site para classificar páginas da Web. Dessa forma, o sistema irá identificar automaticamente conteúdo que parece ter pouco ou nenhum valor agregado ou que não é muito relevante para quem faz pesquisas.

Esse processo do classificador é totalmente automatizado e usa um modelo de aprendizado de máquina. Ele funciona no mundo todo em todos os idiomas. Não é uma ação manual nem de spam. Na verdade, é apenas um dos muitos indicadores avaliados pelo Google para classificação de conteúdo.

Por fim, a empresa ainda afirma que isso significa que alguns conteúdos que priorizam as pessoas em sites classificados como sem utilidade podem ainda ter uma boa classificação, caso haja outros indicadores que identifiquem que esse conteúdo como útil e relevante para uma consulta. 

 

Como o site será afetado?

 

Busca do Google | Crédito: Nathana Rebouças
Busca do Google | Crédito: Nathana Rebouças

 

Essas atualizações como já dito acima vêm acontecendo desde agosto de 2022, o esforço para manter os conteúdos em alta começou nesse período. Tudo indica que com esse lançamento de dezembro tenha um impacto mais positivo nos sites.

O Google afirma:

 

“Periodicamente, refinamos a forma como o classificador detecta conteúdo irrelevante. Quando fazemos isso de maneira notável, compartilhamos isso como uma “atualização de conteúdo útil” na nossa página de atualizações de classificação da Pesquisa Google. Depois que essa atualização for concluída e se o classificador refinado ver que o conteúdo melhorou, a classificação como irrelevante do classificador anterior poderá ser removida”.

 

Segundo uma pesquisa do site Search Engine Journal, no Brasil, por exemplo, na categoria COVID-19, as três editoras Globo, Abril e UOL mostraram pouca ou nenhuma mudança em sua visibilidade na semana da atualização de agosto.

Já na semana 36, ​​que marca a semana imediatamente anterior à atualização de setembro, tanto a Abril quanto a Globo caíram em visibilidade, enquanto o UOL subiu. Para O Globo, essa queda continuou ao longo da atualização de setembro, enquanto o UOL continuou subindo. Só a Abril conseguiu se recuperar e achatar a curva.

Captura de tela do Trisolute News Dashboard, outubro de 2022 | Crédito: Search Engine Journal
Captura de tela do Trisolute News Dashboard, outubro de 2022 | Crédito: Search Engine Journal

 

Em conclusão, os principais editores do Brasil parecem ter sido significativamente mais afetados pela atualização de setembro do que pela atualização de agosto.

Vamos aguardar as próximas etapas dessa atualização.

 

Fonte 1 | Fonte 2

 

Quer saber mais sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | YouTube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também