Barbaridade! Descobri que eVTOL não é de tomar!
Trata-se da sigla utilizada para o termo: “electric vertical take-off and landing aircraft”, ou em bom tupiniquim: “uma aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical”!
Ahhhh tá… O bom e velho drone, só que agora tripulado! 😝
eVTOL: conheça os drones tripulados
Lembro-me das matérias comentando sobre os estudos de entregas de mercadorias por drones, por parte da chinesa Alibaba e da Amazon! Até o iFood aqui no Brasil estava realizando parceria com a Pizza Hut para entregar pizzas por drones.
Tudo ainda engatinhando um pouco e sem a devida regulamentação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que é a reguladora federal sobre nosso espaço aéreo.
Mas agora já temos os projetos, startups e empresas de engenharia aérea de olho em passageiros sendo transportados por drones, ou este nome pomposo aí – os eVTOLs!
E esse nome doidão surgiu pela primeira vez em um projeto apresentado pela Nasa no final de 2009, o Puffin – um “aviãozinho” particular.
LEIA MAIS: Tesla Phone Pi: o futuro dos smartphones chega em 2022
O projeto da NASA não decolou (trocadilho infame… 🤪), mas aí o nome eVTOL ficou!
E quem está fazendo bonito neste mercado somos nós, os brazucas! Ponto para a Embraer!
Uma subsidiária criada em 2020 e batizada de Eve Air Mobility é a responsável pelos projetos destas aeronaves elétricas verticais.
O seu principal projeto, o eVTOL EVE, já apresentado ao público em maio de 2018, fez com que a área de inovação, a EmbraerX, criasse a nova companhia em outubro de 2020.
A intenção é já termos voo com drones tripulados a partir de 2026!
O primeiro modelo fez seu voo experimental em setembro de 2021, no Rio de Janeiro, e, de lá para cá, a Eve já recebeu mais de 1700 encomendas de eVTOLs.
Outra grande sensação do momento é a startup sueca Jetson Aero (gostei do nome! 😌)! Os malucos já lançaram o novo jet ski dos céus! Segura!
Custando na faixa de R$ 500.000,00 (meio milhão de reais), o “brinquedinho” tem autonomia para 20 minutos de voo, e consegue atingir até 102km/h.
Um pequeno inconveniente é que o chassi suporta somente pessoas com o peso máximo de 95kg.
E tem fila de espera para receber o carrinho dos Jetsons! Vi pelo site que o chassi número 5 já será entregue neste ano para um brasileiro em Campinas! Preciso ficar amigo dele para dar uma volta!
Será que vamos ter que colocar placa? 🤔
Teremos que tirar algum brevê? Algum curso de pilotagem?
Ninguém sabe de nada ainda… E a regulamentação vai demorar, pode apostar… Brazillll e suas burocracias… 🙄
Bem… Quem receber primeiro já sabe – chama o Amigo Nerdzinho para um rolê!!!
Te vejo na próxima! 👊🏻
Quer saber sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais Twitter | LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups