MoídaCast | Arte por Moacir Alves

MoídaCast é selecionado para o programa de aceleração do Spotify

Não podemos negar que o podcast vem crescendo a cada ano. Sua maior ascensão veio em 2021, muito em virtude da pandemia; pela grande variedade de conteúdo e pela facilidade de acesso desse formato. Para se ter uma ideia, apenas no Brasil, os números de ouvintes e streams cresceram respectivamente cerca de 24% e 32%.

Com todo esse potencial, o Spotify, empresa de serviço de streaming, está investindo pesado no segmento, implementando programas de aceleração aos seus criadores de conteúdos dentro da plataforma. O MoídaCast, podcast de humor, é um deles. 

Eles foram selecionados recentemente para o Spotify Podcast Academy, o mais novo programa de aceleração de podcasts do Spotify. Com isso, todos os seus conteúdos serão engajados a fim de conquistar mais público e fortalecer a presença deles na comunidade de criadores da plataforma. 

E para entendermos um pouco mais sobre a participação deles no programa do Spotify, batemos um papo massa com Kleber Tanide, idealizador do CarnemoidaTV e MoídaCast, e Klaus Aires, apresentador do canal e do podcast.

 

Como surgiu o MoídaCast?

Surgiu da vontade do elenco de voz do canal CarneMoídaTV falar besteiras juntos. Era um hobby. Os programas eram mais curtos e amadores, mas com o tempo a coisa toda foi mudando. Não é mais só o elenco de voz do canal; o MoídaCast foi se tornando uma produção independente e não só derivada do canal. Hoje o programa tem todo o seu estilo próprio!

Por que vocês acham que o Spotify selecionou o MoídaCast para o programa de aceleração? (Partindo do pressuposto que vocês são um podcast de humor politicamente incorreto)

Nós temos uma audiência legal, bem engajada, que vem crescendo muito. Acredito que nosso tipo de humor está voltando a ganhar força, porque nos últimos anos os criadores de conteúdo, até os de comédia, parecem estar mais preocupados em se alinhar a um discurso do que serem divertidos e espontâneos.

É natural as pessoas se cansarem e buscarem algo “descompromissado”, um bate-papo de amigos, só pra dar risada de um bom besteirol.

Como o podcast é selecionado? Houve uma inscrição?

Não houve inscrição, eles procuram os podcasts que se destacam. Na verdade, nós ficamos mega emocionados com essa seleção, que veio 100% de surpresa! Foi tanta surpresa que achamos que era spam ou pegadinha até cair a ficha!

Como funciona a aceleração do Spotify após a oficialização? 

A gente tem um período de transição e um tempo pra avisar o público que iremos nos tirar dos outros players. Daí em diante, contamos com todo o suporte deles, com campanhas dentro do Spotify, playlists dedicadas, acompanhamento de perto e um esforço muito legal para levar o podcast a mais ouvintes.

Quais são os benefícios de participar da aceleração?

Temos suporte do time de marketing do Spotify, suporte técnico, insights legais sobre a audiência, oportunidade de integrar com outros podcasts do #SpotifyPodcastAcademy… E o mais legal, continuamos com toda a liberdade criativa! 

Nos sentimos respeitados na nossa forma de fazer comédia ‘bagaceira’ 100% do tempo.

Quais são os hábitos do seu público? No ponto de vista de vocês

Essa é uma das partes que a gente mais gosta de falar a respeito: nosso público tem senso de comunidade e está criando uma cultura ao redor do programa. Além de serem engajados, nos surpreendem com relatos, desenhos, fotos do que estão fazendo enquanto ouvem e etc (…) 

Eles também criam memes, enviam sugestões, ficam amigos entre si; a gente sente de longe todo o carinho. 

Por que vocês acham que ao mesmo tempo que os vídeos curtos de 60 segundos estão em alta, em um mesmo cenário onde os podcasts de 40 minutos ainda crescem tanto?

São produtos diferentes para momentos diferentes. O conteúdo curto é consumido com atenção, preenche os “intervalinhos” do dia-a-dia, satisfaz as curiosidades, mas o longo “faz companhia”. As pessoas ouvem podcast no trânsito, nas caminhadas, nas tarefas domésticas e até preferem não ter que ficar parando para trocar a faixa ou rolar uma timeline, já que nesses momentos o conteúdo as ajuda a atravessar atividades repetitivas ou a se divertir no fim de um dia cansativo. 

Para vocês, qual é o momento do podcast no Brasil e por qual razão acham que é tão popular?

Faz alguns anos que os podcasts já vêm se tornando maiores, mas a pandemia criou um “BOOM” deles e do entretenimento digital no geral. O momento é esse. De dois anos pra cá e daqui pra frente! 

A pandemia vai passar mas o crescimento do entretenimento digital não tem volta.

Quer conhecer mais sobre o MoídaCast? Acesse os episódio aqui!!

 

 

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