Podcast | Arte por Moacir Alves

Podcast: a alta dos últimos anos consolida o formato em 2022

O sucesso do formato pode parecer ser como um programa de rádio. Porém, o áudio que pode ser escutado quando, onde e quantas vezes a pessoa quiser, cresceu em 2021. A explosão do podcast veio em 2021, de acordo com um levantamento feito pela Deezer no ano passado. Somente no Brasil, o número de novos ouvintes do formato cresceu em 24%. Já o número de streams em podcasts aumentou em 32% e a pandemia foi um dos fatores desse crescimento.

A popularização do podcast começou a ganhar destaque em 2018, quando as plataformas de streaming iniciaram um investimento de peso no novo formato. Porém, com a chegada da pandemia, a audiência do formato de áudio cresceu muito. De acordo com o estudo State of the Podcast Universe, da Voxnest, o Brasil se tornou um terreno fértil para o surgimento desse tipo de material. Apresentando um crescimento de 103% no número de novos programas em 2020.

Possuindo o público jovem como os maiores consumidores do formato, sendo 54%, o podcast em vídeo foi o sucesso de 2021. Segundo o Spotify, uma das principais plataformas desse formato, somente no segundo trimestre de 2021 foram lançados 100 originais e exclusivos do mundo. Além disso, segundo a revista norte-americana BloomBerg Businessweek, o Spotify gastou U$ 900 milhões na aquisição de empresas de tecnologia e produção de podcast nos últimos dois anos.

Logo Spotify Originals - Divulgação
Logo Spotify Originals – Divulgação

Gêneros de podcast

Ainda de acordo com o levantamento feito pela Deezer, as discussões sobre a sociedade estão em primeiro lugar no topo de gêneros mais ouvidos. Em seguida, comédia, espiritualidade e religião, educação e estilo de vida complementam o pódio, comprovando que há uma enorme variedade de assuntos populares no segmento.

No Brasil, o formato já entrou no gosto do povo. Em agosto do ano passado, o Twitter fez uma pesquisa que apontou que 73% do público admite consumir podcasts regularmente, o que também alavancou o interesse pela indústria musical.

 

Ranking de podcasts mais ouvidos de 2021 – Deezer

A Deezer também liberou um ranking com os podcasts mais ouvidos na plataforma em 2021. Em primeiro lugar ficou o “Flow”, apresentado por Igor Coelho e Monark. Logo em seguida temos o programa apresentado por Igor Cavalari e Thiago Marques, o Mítico, “PodPah”. Por fim, encerrando o pódio, ficou o podcast exclusivo da Deezer, “Céu da Semana”, com previsões da Maga Astróloga, também conhecida como Mariana Candeias.

Essa crescente dos podcasts não parece estagnar, mas crescer ainda mais em 2022. Vamos aguardar as novidades!

 

Quer saber sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também