Projeto Cambria: conheça o headset de realidade mista da Meta | Arte por Klaus Aires

Projeto Cambria: conheça o headset de realidade mista da Meta

O Projeto Cambria foi apresentado rapidamente em Outubro do ano passado no Connect 2021, e foi o suficiente para dar o que falar. O Facebook, atual Meta, lançará seu primeiro headset feito já com o metaverso do Facebook, porém, sem data definitiva de lançamento. Vem descobrir as informações que temos até o momento.

Primeiro, vamos entender a linha do tempo até o Projeto Cambria. Em Setembro e Outubro do ano passado aconteceu a convenção anual da empresa que ainda levava o nome de Facebook e foi justamente neste período que foi apresentado o novo nome, Meta. 

Em 2014, o até então Facebook resolveu investir US$ 2 bilhões na aquisição da Oculus VR, empresa que criou o Oculus Rift e deu início a nova onda de dispositivos de realidade virtual.

Porém, o Oculus Rift possuía um custo de fabricação muito alto, impossibilitando acesso ao varejo. Após esse momento, várias marcas foram apostando em modelos, contudo, sem muito sucesso na imersão total da tecnologia.

Por fim, a Oculus lançou seu primeiro modelo no varejo, Oculus Go, porém, também muito limitado. Em Dezembro de 2021 veio o Oculus Quest 2, uma das peças centrais da nova aposta no metaverso. E é aí que entramos no Projeto Cambria, o novo headset da Meta, prometendo tudo e mais um pouco.

 

LEIA MAIS: Tesla Phone Pi: o futuro dos smartphones chega em 2022

 

O que é o Projeto Cambria?

O CEO Mark Zuckerberg descreveu o Projeto Cambria como “um novo produto avançado e de alta qualidade” localizado “no extremo superior do espectro de preços“. Possuindo a proposta de trazer uma sensação e uma imersão nunca vista por nenhum usuário, o novo headset de realidade virtual da Meta terá tecnologia para que o usuário consiga perceber o ambiente ao seu redor.Além disso, para interação dois joysticks ou controles manuais, ou seja, ele também deve ser lançado com esses acessórios, apesar de funcionar de forma independente. Além de atender a comandos de voz, ele atenderá a gestos feitos com o pulso do usuário, possuindo realidade mista. Essa será uma nova geração de headsets da Meta, e certamente com um preço significativamente mais alto que provavelmente, deve chegar no final deste ano. 

A princípio, o grande foco deste novo produto estaria em realidade mista e rastreamento ocular , o que proporciona maior imersão tanto em videogames quanto em aplicativos de produtividade. Além disso, também seria possível rastrear o rosto e o corpo da pessoa, transmitindo essas informações aos avatares e garantindo assim que os personagens que nos representam no metaverso consigam se expressar com a mesma naturalidade que nós. Eles também terão novos controles equipados com câmeras e muitos outros sensores para melhorar a experiência.

Quando estará disponível?

A Meta diz que está desenvolvendo o Projeto Cambria junto com outros três headsets de realidade virtual.

De acordo com o The Information, a Meta planeja liberar todos eles entre 2022 e o final de 2024. Todos eles fazem parte da missão rumo ao metaverso da Meta. O primeiro desses headsets é o Projeto Cambria.

Projeto Cambria | Reprodução Youtube
Projeto Cambria | Reprodução Youtube

Quanto custará o Projeto Cambria?

Quando for lançado, espera-se que o Projeto Cambria custe cerca de US$ 799 ou mais.

Por enquanto, essas são as informações mais oficiais e só nos resta aguardar esse lançamento tão esperado. Você também pode conferir tudo sobre o Projeto Cambria com o Mario Aguilar, CEO da GLED e o seu amigo nerdzinho do canal Workstars.

 

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?

Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também