A tecnologia não para, cada dia se renova e nos surpreende com cada passo. Mas, com o tanto que já conhecemos, será que ainda podemos nos surpreender com ela? A resposta é sim, tudo é possível. Os eletrônicos, muitas vezes, aparentam ser uma extensão de nós, mas quais serão os planos para os smartphones do futuro?
Neste artigo, confira o que está reservado para o celular do futuro.
Zero botões e entradas
Os smartphones do futuro podem não ter botões. Porém, essa tecnologia já está encaminhada e em evolução.
Até porque aparelhos sem botões já existem, como o Meizu Zero da empresa chinesa Meizu Technology. O celular com tela de 5,99 polegadas funciona somente com o toque dos dedos e sistema virtual. Os chips, por exemplo, não existiriam no novo aparelho, pois seu sistema é eSIM, um tipo de chip virtual.
O aparelho foi apresentado em 2019 pela empresa chinesa, visando os aparelhos do futuro.
Além disso, o seu processo de carregamento é feito via indução, por meio de um carregador sem fio de 18W. Já para escutar sua playlist favorita, você terá que usar fones de ouvido Bluetooth.
Além disso, caso você não queira usar fones, a saída de áudio é feita por meio de vibração do display AMOLED de 6 polegadas, com a tecnologia mSound 2.0.
Tela quebrada será coisa do passado nos smartphones do futuro
O celular escorregou na mão e o coração acelerou? Essa sensação pode estar prestes a acabar. Pensando nos smartphones do futuro, um grupo de cientistas indianos começou a trabalhar em telas que podem se autorregenerar.
Materiais com esse potencial não são novidade no mercado, mas o novo item consegue se consertar quase que instantaneamente devido a uma força de atração que faz com que os fragmentos se restituam.
Porém, o estudo permanece nas fases iniciais e a aplicação nos celulares não foi demonstrada.
LEIA MAIS: Tesla Phone Pi: o futuro dos smartphones chega em 2022
Celular do futuro: cada vez mais leves
A princípio, as pessoas se adaptaram muito às telas maiores e a preferência por elas é grande. Porém, os pesos dos aparelhos não agradam muito. Pensando nisso, a empresa alemã Carbon Mobile criou um celular feito de fibra de carbono de apenas 125 gramas, o Carbon 1 Mark II.
A redução do peso é da ordem de 20% a 30% em relação aos celulares convencionais com as mesmas dimensões. O material não foi escolhido ao acaso, uma vez que proporciona maior resistência, não oxida e garante leveza ao produto final.
A tendência dos aparelhos é que eles sejam cada vez mais leves.
Bateria que dura uma semana
A durabilidade da bateria de um celular sempre será uma questão, mas talvez para os smartphones do futuro não seja.
A princípio, smartphones com bateria superior aos 4.000 mAh têm se tornado mais comuns. E se antes era impensável chegar a estes números, hoje o desafio é romper a barreira dos dois dias completos de uso.
Alguns telefones prometem essa realização, como o Galaxy M62, com 7.000 mAh, e o Archos X67 5G, com incríveis 8.000 mAh.
Cientistas de Singapura desenvolveram uma tecnologia que, sobretudo, pretende diminuir o consumo da bateria em até 80%.
Para isso, eles usaram um chip programado para gerenciar os recursos do aparelho quando não é necessário alto desempenho. A tecnologia, porém, ainda está em fase experimental.
Contudo, outro caminho é simplesmente aumentar a capacidade das baterias. Cientistas australianos trabalham em componentes que possam durar mais. Eles têm potencial de aplicação tanto em carros elétricos, entregando autonomia de 1.000 quilômetros, quanto em celulares, proporcionando pelo menos uma semana de carga. Então, vamos aguardar os próximos passos no celular do futuro.
Smartphones mais versáteis
A Samsung já nos apresentou seus modelos dobráveis, como o Galaxy Z Fold 3, por exemplo.
Essa tendência de aparelhos versáteis não deve parar no presente e a Apple não deve ficar atrás. A princípio, algumas patentes já confirmaram que a empresa de Steve Jobs trabalha em um aparelho com conceito dobrável.
Contudo, a companhia de Cupertino nunca revelou detalhes oficiais sobre o desenvolvimento do produto.
Então, será que podemos esperar a chegada do iPhone dobrável?
Quer saber sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | YouTube | B2B para Startups