Táxis autônomos

Táxis autônomos já são realidade na China

A tendência da tecnologia evoluir cada vez mais já faz parte do nosso dia a dia. Ainda que na ficção os passos foram dados mais rápidos, na vida real esses mesmos passos estão sendo dados lentamente. Mas, estão sendo dados. Principalmente quando o assunto é automobilismo, por conta dos carros autônomos. Ou, nesse caso, táxis autônomos.

Não, não leu errado. Isso porque, na China, foi dado início à presença de táxis 100% autônomos. Desde o último domingo (02), o Parque Industrial Shougang, em Pequim, passou a contar com os táxis autônomos da Baidu para levar passageiros dentro da área completa do parque, de 8,6km².

Para usar, usuários fazem o pedido através do aplicativo Apollo Go, por onde conseguem optar por um dos táxis. Os carros utilizados são adaptações de outros modelos elétricos da marca de automóveis de luxo Honggi.

Mesmo que os táxis autônomos não contem com um motorista presente, a Baidu informou que, para casos de emergência, operadores humanos estarão disponíveis para controlar os veículos de forma remota.

Táxis autônomos é só o começo

Ainda que o início do projeto seja bem controlado em um único local, a tendência é, justamente, homologar os testes para, enfim, colocar nas ruas. Tanto que a Baidu afirma existir a possibilidade de fazer com que esse serviço de táxis autônomos chegue em Chongqing, onde a empresa já trabalha com ônibus autônomos.

Ou seja, não é de hoje que a Baidu vem trabalhando para fazer essa realidade acontecer. Além dos ônibus elétricos e autônomos em Chongqing, a Baidu há anos investe pesado em carros autônomos. Tanto que, em 2020, a empresa ganhou autorização para testar os automóveis autônomos em Pequim.

E a tendência é fazer isso crescer cada vez mais.

FONTE

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também