Tecnologias disruptivas que fazem parte do nosso dia a dia | Crédito: JJ Ying

Tecnologias disruptivas que fazem parte do nosso dia a dia

Você já imaginou sua rotina atual sem Netflix ou assistente virtual? Conforme a tecnologia vai avançando, muitas vezes, acabamos não percebendo as reais mudanças geradas no nosso dia a dia. Refletindo sobre isso, nós vamos entender o que são tecnologias disruptivas e como fazem parte de nossas rotinas. 

Mas antes de entender sobre essa tecnologia que é capaz de criar um novo mercado, vamos entender o conceito de disrupção

De acordo com o dicionário online MICHAELIS, disrupção é o ato ou efeito de romper(-se), fratura. Quebra de um curso normal de um processo. Um processo é chamado de disruptivo quando ele “interrompe, suspende ou se afasta do funcionamento normal”.

Quando trazemos o termo para o contexto tecnológico e corporativo, a disrupção é tratada como um novo modelo de negócio que surge propondo algo diferente e inovador. Dessa forma, rompendo com os padrões vigentes. 

 

Tecnologias disruptivas servem para quebrar padrões e referências | Crédito: Rodion Kutsaiev
Tecnologias disruptivas servem para quebrar padrões e referências | Crédito: Rodion Kutsaiev

 

O que são tecnologias disruptivas? 

Agora que já entendemos o conceito de disrupção, fica mais descomplicado o entendimento sobre tecnologias disruptivas. 

A princípio, essa tecnologia possibilita maior eficiência, qualidade e benefícios para os consumidores e para a organização, pois são inovações que surgem para substituir um processo. Seja um produto ou uma tecnologia já estabelecida, criando uma nova maneira de operar, para consumidores, organizações ou ambos.

Um automóvel, por exemplo, mudou totalmente a forma das pessoas se locomoverem e o WhatsApp mudou totalmente a forma das pessoas se comunicarem. Ou seja, afetaram o funcionamento normal de um mercado. 

Contudo, vale ressaltar que, para ser realmente considerada disruptiva, a tecnologia precisa ser acessível. 

 

Exemplos de tecnologias disruptivas do nosso dia a dia

Netflix

 

 Logo da Netflix, exemplo de tecnologias disruptivas | Crédito: Dima Solomin
Logo da Netflix, exemplo de tecnologias disruptivas | Crédito: Dima Solomin

 

A Netflix é um grande exemplo, pois balançou a indústria cinematográfica, proporcionando uma nova forma de consumo de produções audiovisuais. 

Se antes o consumidor precisava alugar seus filmes em uma locadora, hoje ele possui acesso a um imenso catálogo por um preço muito mais em conta e sem precisar sair de casa. Além disso, com suas produções exclusivas, a plataforma de streaming tem feito os grandes estúdios de cinema repensarem os seus modelos de negócios, para se manterem competitivos no mercado.

 

Blockchain

 

Blockchain | Crédito: Pierre Borthiry - Peiobty
Blockchain | Crédito: Pierre Borthiry – Peiobty

 

Outro exemplo de tecnologia disruptiva é a Blockchain, ou cadeia de blocos. Foi criada em 2008 com o objetivo de servir de base para a criação de moedas digitais como a Bitcoin e outras criptomoedas.

Porém, essa estrutura de dados criptografada e altamente segura passou também a ser utilizada para outros tipos de transações. Como por exemplo em assinaturas digitais, gestão de contratos, gestão de cadeias de abastecimento e proteção de ativos.

Inteligência artificial

 

Inteligência Artificial, exemplo de tecnologias disruptivas | Crédito: Árpád Czapp
Inteligência Artificial, exemplo de tecnologias disruptivas | Crédito: Árpád Czapp

 

A inteligência artificial é um recurso tecnológico já consolidado em um grande número de empresas. Segundo a pesquisa da Accenture, ela deve ser responsável por 40% da produtividade nos próximos 15 anos, o que significa que as companhias que a utilizam provavelmente darão um salto importante nas operações.

As máquinas inteligentes são capazes, por exemplo, de realizar atendimentos telefônicos e chats, entre outras obrigações de formas menos custosas do que a realizada por seres humanos.

 

Spotify

 

Tela de busca do Spotify | Crédito: David Pupaza
Tela de busca do Spotify | Crédito: David Pupaza

 

Para quem estava acostumado a baixar músicas do Youtube, o Spotify surgiu para facilitar o dia a dia de quem adora curtir um som. Além disso, a plataforma é um serviço digital não só para música, mas também para podcasts e até mesmo vídeos atualmente. 

 

Leia também: Podcast com vídeo no Spotify: saiba mais sobre o novo recurso

 

WhatsApp

 

ícone do Whatsapp | Crédito: Dimitri Karastelev
ícone do Whatsapp | Crédito: Dimitri Karastelev

 

Por fim, mais um exemplo próximo do nosso dia a dia dentro das tecnologias disruptivas é o Whatsapp. O aplicativo de mensagens instantâneas se tornou uma tecnologia revolucionária que veio para transformar o mundo da comunicação. 

Se anos atrás o telefone e o e-mail competiam pela liderança dos meios de comunicação, hoje as mensagens instantâneas são o meio de comunicação preferido.

 

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?

Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também