Tecnologias em performances | Arte por Moacir Alves

Tecnologias em performances: conheça os atrativos para além da música

Assim como a evolução dentro da história da música, as tecnologias em performances seguem cada vez mais ferozes. A princípio, artistas de diferentes gêneros e nichos não medem esforços para entregar em suas apresentações efeitos visuais de primeira qualidade. Seja em shows ou festivais, as novas tecnologias são um show à parte para a plateia. Separamos algumas pra você conhecer, confira!

 

 

Coldplay e sua tecnologia de acessibilidade 

"<yoastmark

A banda britânica de rock alternativo liderada por Chris Martin não mede esforços para entregar uma performance incrível para os fãs. Da mesma maneira, a banda busca ser acessível para todo seu público. Pensando nisso, em um show da turnê “Music of the spheres” na Costa Rica, fãs com deficiência auditiva receberam um colete que os permitiam sentir os sons através do toque e das vibrações.

A tecnologia funciona da seguinte maneira: ao ser vestido, o colete é estimulado de acordo com o ritmo das notas musicais. Possuindo um sistema que oferece vibrações, são conectados diretamente à saída de áudio dos palcos do evento. Dessa forma, cada nota vai direto sem o problema de interferência.

Além disso, a banda não decepciona para transformar o show em um verdadeiro espetáculo de luzes e interação. Segundo o site PSFK, o grupo utilizou um tipo de pulseira luminosa controlada por ondas de rádio para transformar o público em parte do show realizado na Inglaterra em 2012. Desde então, as pulseiras são usadas em praticamente todos os shows da banda. 

O acessório é chamado “xyloband” e são pulseiras luminosas que a banda entrega para toda a plateia. As pulseiras se acendem e mudam de cor em sincronia com as músicas do show. Confira o vídeo do show com o efeito das pulseiras, o efeito visual é incrível:

Tomorrowland

Considerado um dos maiores festivais do mundo, o Tomorrowland foi criado na Bélgica e chegou ao Brasil em 2014, tendo ocorrido em Itu, São Paulo. Conhecido, pelo gênero musical eletrônico, as tecnologias em performances dentro do evento são bem conhecidas. Uma das principais são os paredões com design 3D, possuindo um trabalho de cenografia extremamente detalhado.  

 

Tomorrowland - Reprodução
Tomorrowland – Reprodução

 

Além disso, o festival ainda possui pulseira (ou cartão de consumo) para fazer pagamentos instantâneos e evitar filas, um sistema de som de última geração, com alto-falantes l’Acoustics. E claro, os tão famosos e conhecidos shows pirotécnicos e com lasers. Por fim, o evento possui lanches feitos com tecnologia Intellikit, que agiliza o congelamento e o aquecimento.

 

O show de drones do BTS e sua “Army Bomb”

O grupo sul-coreano BTS, formado por RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e JungKook não decepcionam quando o assunto é performance. No fim de 2019, o grupo fechou sua turnê “Love Yourself: Speak Yourself [The Final]” no Estádio Principal Olímpico de Jamsil em Songpa-gu, Seul, capital da Coreia do Sul com um show de drones para os Armys presentes no estádio.

Sem modéstia, o grupo usou 300 drones roxos em movimento que alternavam as cores. Dessa forma, foi simbolizada a ligação com o fãs, os drones formaram imagens de planetas e do logo do próprio grupo. Confira vídeo abaixo:

 

 

Além disso, o grupo possui a “Army Bomb”, uma lanterna controlada pela organização do evento, que faz parte do show de luzes e cores de todo show do grupo. O acessório custa um pouco mais de R$ 250, por ser importado, e complementa toda a experiência de performance do BTS, tornando a plateia parte do show. Porém, pensando em impedir a pirataria do produto, o equipamento funciona por Bluetooth, induzindo à compra do objeto oficial, que se acende de acordo com os comandos da produção.

Confira o teaser da última versão “army bomb ver. 3“. As lanternas anteriores (versões 1 e 2) não possuem o mesmo sistema de pareamento da atual, e, portanto, não funcionam no show.

 

 

Rock in Rio

Por fim, vamos fechar com um festival brasileiro. Até hoje os números do Rock in Rio impressionam, tornando-se um dos maiores do mundo. Algumas das tecnologias já usadas em outras edições foram a possibilidade de agendamento para curtir os brinquedos realizado através da pulseira com tecnologia RFID. Além disso, espaço Game XP com um supertelão para jogos, show de drones, pontos com carregadores de celular, lives transmitidas pelo Facebook e um app para celular com informações em tempo real e função de localização.

 

Tecnologias em performances | Rock in Rio | Divulgação
Tecnologias em performances | Rock in Rio | Divulgação

 

 

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leia também