Collabs entre marcas | Arte por Moacir Alves

Collabs entre marcas: conheça 5 colaborações poderosas

As collabs já são bem conhecidas no meio musical, artistas estão cada vez mais fazendo colaborações de sucesso. Os também conhecidos como feats, tomaram conta dos aplicativos de música e esse modelo de parceria não se diferencia muito do que acontece atualmente com as marcas. Vamos entender e conhecer collabs entre marcas. 

O que são collabs entre marcas? 

A princípio, as collabs ou parcerias são feitas com a intenção de gerar reconhecimento, reforçando o branding da marca e construindo um senso de urgência para as compras. Ou seja, collabs são projetos colaborativos entre marcas que, movidas por interesses comuns, criam, em conjunto, uma novidade.

Dessa forma, as marcas estão investindo cada vez mais em parcerias que ajudam sua estratégia de marketing. O objetivo é dar à empresa uma visibilidade que ainda não tinha, impactando públicos diferentes. No mercado conhecido como B2B (Business to Business), parcerias entre marcas são constantemente observadas como uma estratégia de aprimorar os serviços. Além disso, unir os fatores que representam cada uma das partes. 

Então, vamos conhecer algumas collabs que deram super certo: 

Bad Bunny + Cheetos + Adidas

Collabs entre marcas - Bad Bunny + Cheetos + Adidas | Divulgação/Cheetos
Collabs entre marcas – Bad Bunny + Cheetos + Adidas | Divulgação/Cheetos

 

A collab de milhões juntou o cantor porto-riquenho, Bad Bunny com a Cheetos e a Adidas. O conceito foi “Deja tu Huella”, que pode ser traduzido como “deixe a sua marca”, celebrando a cultura hispânica e buscando incentivar a nova geração. A parceria rendeu uma coleção exclusiva com peças que misturam o estilo de Bunny e de Chester Cheetah.

Porém, o que diferenciou o lançamento da coleção foi o conceito Cheetle iD. Antes da coleção chegar oficialmente ao mercado, os fãs tiveram a chance de desbloquear o acesso antecipado mostrando pó de Cheetos nos dedos. De acordo com o anúncio, a tecnologia do site Cheetle ID conseguia detectar os restos do salgadinho nos dedos dos consumidores, liberando o acesso à coleção para os 100 primeiros “aprovados”.

 

 Bad Bunny + Cheetos + Adidas | Divulgação/Cheetos
Bad Bunny + Cheetos + Adidas | Divulgação/Cheetos

 

Além disso, parte das vendas das roupas foi destinada para a formação de um fundo de 500 mil dólares para estudantes estadunidenses e porto-riquenhos.

 

Anacapri e Leite Moça (Nestlé)

Moça se une a Anacapri (Crédito: Divulgação)
Moça se une a Anacapri (Crédito: Divulgação)

 

Em comemoração aos 100 anos da empresa de alimentos Nestlé, a dona do Leite Moça, no Brasil, se juntou à marca Anacapri em uma parceria. A coleção “Adocica, meu amor!”, foi uma campanha em que as marcas utilizaram referências da identidade visual do Leite Moça e dos doces feitos com o alimento. Como resultado dessa collab, surgiram tênis, chinelos, bolsas, flats, entre outros produtos.

 

 

A princípio, a proposta da parceria foi aproximar o público mais jovem do universo do Leite Moça, já que, para a marca, o relacionamento é mais forte com o público mais maduro.

 

Dior e Nike

Air Dior - Reprodução: Dior
Air Dior – Reprodução: Dior

 

Mais uma entre as grandes collabs, aconteceu entre a Nike e a Dior. As marcas já super conhecidas fizeram uma parceria em 2020 no lançamento da coleção-cápsula Air Dior. A fashion collab foi disponibilizada ao público junto ao aniversário de 35 anos da Air Jordan, trazendo uma edição limitada do famoso tênis, agora com o nome de Air Jordan 1 High OG.

As Fashion collabs ganham cada vez mais espaço no mercado da moda, da beleza e dos acessórios mostrando que unir forças e criatividade é a melhor solução para atingir novos públicos. Além disso, ampliando a visibilidade da marca e ainda garantindo autenticidade e sucesso.

 

Havaianas e Oreo

Foto: cloud.e.havaianas.com
Foto: cloud.e.havaianas.com

 

Sob o conceito de “novo shipp do momento”, as marcas Havaianas e Mondelēz Brasil criaram uma coleção de chinelo de tira. A parceria entre a Havaianas com Oreo TOP, apostou nas experiências afetivas por meio do sensorial. 

 

 

Como resultado, o chinelo possui o cheiro de chocolate e solado que imita as camadas do biscoito. Além disso, um par de meias estampadas e um porta fones de ouvido, no formato tradicional do biscoito Oreo.

 

Louis Vuitton e NBA

Reprodução: Louis Vuitton
Reprodução: Louis Vuitton

 

Por fim, fechando nossa lista de collabs entre marcas temos Louis Vuitton e NBA. A princípio, pela primeira vez, a NBA (National Basketball Association) colaborou com uma marca de luxo na coleção-cápsula cheia de estilo e mensagens inspiracionais. 

Lançada em 20 de Novembro de 2020, LV x NBA, foi inspirada na “contribuição cultural do basquete e seus diferentes personagens, e a ideia de identificação como uma força de união”, de acordo com o designer responsável, Virgil Abloh. Possuindo os logos de ambas as marcas, a coleção inclui mochilas, moletons, óculos de sol, calças jeans, entre outros produtos.

 

Curtiu descobrir mais sobre collabs entre marcas?

 

Quer saber sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também