O Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro anualmente no Brasil. A data foi criada para homenagear os consumidores e tornou-se uma ótima oportunidade para estreitar os laços, aquecendo os negócios. Além disso, a data é uma grande chance para as empresas aumentarem as vendas, dessa forma, gerando maior reconhecimento de marca.
As pessoas gostam de ofertas de datas, e ao perceber uma campanha ou ação destinada a agradar os clientes a chance de ele se sentir prestigiado e satisfeito, é muito grande. Ou seja, cria-se uma relação próxima e fiel a essa marca.
Em 2021, o período do Dia do Cliente resultou em um faturamento de R$ 6 bilhões para o e-commerce brasileiro, uma alta de 22% em relação ao ano anterior — os números são de uma pesquisa da AlliN.
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para você aproveitar essa data para agradecer aos seus clientes.
Como surgiu o Dia do Cliente?
A princípio, a data surgiu em 2003, no estado do Rio Grande do Sul, e foi criada pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. O dia do cliente começou a ser comemorado apenas nessa região, mas depois de algumas ações do seu fundador, a data entrou no calendário de algumas cidades e estados.
Em setembro de 2019, passou a ser nacional, a partir da definição da Câmara Federal em Brasília. Dessa forma, estimulando lojistas a realizarem ofertas para impulsionar a economia do país.
Dicas para embarcar no Dia do Cliente e impulsionar as suas vendas
Faça promoções específicas para a data
Aproveite essa data para promover ofertas que sejam interessantes para a sua empresa, pense que este pode ser um excelente momento para fazer o estoque girar. Faça um anúncio de queima de estoque, por exemplo, ou quem resiste à promoção “leve dois, pague um”? Ofereça descontos progressivos ou venda kits de produtos com preços mais baixos.
O objetivo principal é que a promoção seja positiva tanto para o consumidor quanto para a sua marca.
Ofereça frete grátis
Pensando nos e-commerces ou negócios que trabalham com entregas, você pode oferecer “frete grátis” aos consumidores. Pense que essa ação pode ser o ponto decisivo para a escolha de compra do cliente. Afinal, nada mais atrativo para o consumidor do que realizar a compra de seus produtos sem sair de casa e não ter que pagar pela entrega.
Além disso, é uma oportunidade para sua loja virtual decolar as vendas com um dia de frete grátis a partir de um determinado valor gasto na loja. Dessa forma, incentivando o cliente a encher o carrinho e aproveitar a data.
Distribua brindes
Assim como o “frete grátis”, a distribuição de brindes continua sendo um recurso eficiente para atrair consumidores.
Então, você pode criar promoções cumulativas, por exemplo – “compre x peças e ganhe um acessório” ou “compre x acessórios e ganhe bottons“. Use a criatividade para conquistar seus consumidores.
Invista em um atendimento personalizado
Com o mercado cada vez mais competitivo, cada detalhe faz a diferença na decisão de compra. Para criar vínculos com os clientes é necessário possuir um excelente atendimento.
Sendo assim, ofereça um treinamento a sua equipe, explique sobre a estratégia de marketing referente a data, incentive-os a participar ativamente e se possível ofereça alguma bonificação por desempenho. Além disso, crie mensagens padronizadas para as perguntas do dia a dia, mantenha sua equipe motivada e não esqueça que esse dia o cliente é o protagonista e deve receber um bom atendimento.
Faça sorteios no dia do cliente
Outra ideia para movimentar a sua base de clientes é o sorteio de prêmios. Não precisa ser algo físico: também dá para sortear cupons promocionais, experiências, viagens.
As possibilidades são muitas, e a escolha ideal vai depender do público do seu negócio. É importante que tenha a ver com as preferências dele, para que a ação possua mais engajamento.
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