Mulheres que inventaram tecnologias - Foto de olia danilevich no Pexels

Mulheres que inventaram tecnologias e mudaram o mundo

Mulheres que inventaram tecnologias: Nós vivemos em um mundo onde, felizmente, muitas descobertas já foram feitas.

Acredito que a maioria das pessoas julgue ser um grande privilégio viver em uma era onde diversas doenças podem ser efetivamente combatidas e onde nós podemos ter mais momentos de descanso graças às tecnologias já inventadas.

Mas vocês já pararam para se perguntar qual o papel das mulheres em todo esse conforto?

Em uma época onde as mulheres mal tinham acesso à educação e onde apenas homens deveriam trabalhar fora de casa, algumas pessoas do sexo feminino foram à frente de seu tempo e deixaram seu nome marcado entre as grandes invenções do mundo.

1 – Gertrude B. Ellion e o medicamento contra leucemia

Em 1939, ela era a única mulher no curso de pós-graduação em química da Universidade de Nova York.

Ela desenvolveu o remédio  6-mercaptopurina, usado no tratamento da leucemia, assim como outros medicamentos que facilitaram o transplante de rim.

2 – Margaret A. Wilcox e o aquecedor de carros

No século XIX, ela encontrou uma forma de conduzir ar e aquecer os pés dos motoristas. Sua invenção foi feita no ano de 1893.

3 – Edith Clarke e a calculadora gráfica

A primeira mulher a ser empregada como engenheira elétrica. Também foi a primeira a ser professora desta área, em tempo integral.

Foi a inventora de uma calculadora gráfica que deixou mais fácil o trabalho de determinar as características elétricas de longas linhas de transmissão de velocidade.

4 – Dra. Maria Telkes, a arquiteta Eleanor Raymond e os seus painéis solares

A parceria entre uma doutora em física e uma arquiteta deu origem aos painéis solares que convertem energia do sol em energia elétrica.

A primeira casa que foi totalmente desenvolvida para aproveitar a energia solar foi construída por elas, em 1947.

5 – Florence Parpart e a geladeira elétrica

Em 1914, Florence acabou com a ideia de que armazenar comidas em caixas de gelo era o ideal.

Além de ter criado as geladeiras elétricas, ela fez questão de ser a pessoa que as apresentaria ao mundo. Como uma boa empreendedora, ela foi capaz de vender e popularizar sua invenção.

6 – Hedy Lamarr e o Wi-Fi

Ela foi incluída no Hall da fama dos inventores, criado nos Estados Unidos. Lamarr era uma famosa atriz austríaca quando a Segunda Guerra Mundial começou.

Ela e o compositor George Antheli criaram um sistema de comunicação que, através das ondas de rádio, poderia alterar as rotas e despistar os torpedos inimigos.

Por ser muito caro, seu experimento mal foi usado durante a guerra.

Entretanto, ele foi a base para o desenvolvimento das tecnologias que deram origem ao celular e as tecnologias de transmissão de dados como o Wi-Fi e o Bluetooth.

7 – Therezinha Beatriz Alves de Andrade e o escorredor de arroz

A brasileira criou esse utensílio de cozinha que une uma bacia e uma peneira no mesmo objeto.

Além de ter tornado a tarefa de lavar e cozinhar o arroz muito mais simples, ela também evitou o desperdício do alimento que sempre caía direto no ralo da pia.

8 – Marion Donovan e as fraldas descartáveis

Essa invenção não se trata apenas da praticidade pelo fato de que os pais não são mais obrigados a lavar as fraldas de pano.

Nós também estamos falando a respeito da substituição de alfinetes por lacres de plástico, evitando que as crianças se machucassem.

Além disso, é muito mais difícil uma criança pegar algum tipo de infecção com uma fralda de plástico (desde que ela seja trocada regularmente, é claro).

Ela tentou vender sua invenção para algumas empresas, mas como foi rejeitada por todas, ela decidiu vende-las por conta própria.

Graças ao sucesso de vendas, uma companhia acabou comprando seu produto pelo equivalente a 1 milhão de dólares.

9 – Ada Byron King e o algoritmo de computador

A condessa de Lovelace estudou matemática e, em parceria com Charles Baggage, desenvolveu a primeira máquina de cálculo. Além disso, ela foi responsável pela descoberta de um algoritmo que calculava funções matemáticas.

Entre os anos de 1842 e 1843, ela fez anotações a respeito da máquina analítica de Baggage. A máquina dele foi o primeiro modelo de computador e as anotações dela o primeiro algoritmo de computador.

10 – Letitia Mumford Geer e a seringa

A americana registrou a patente de seu invento no dia 2 de abril de 1899. A seringa era uma grande novidade que facilitaria muito a vida de médicos.

Até hoje, o designe das seringas é igual ao que ela havia proposto.

Mulheres que inventaram tecnologias

Você conhece mais alguma ou algumas que merecem estar aqui nessa lista? Deixa aqui nos comentários que será um prazer em colocá-las aqui!

Juntos, podemos divulgar o trabalho de muitas pessoas, vamos nessa?

Fontes: 1  2
 

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também