Permuta é o ato de troca de um bem por outro, sem a necessidade de uma moeda na intermediação. A princípio, essa prática não é nova; em tempos antigos já era bastante utilizada, principalmente na agricultura, e o seu nome era conhecido como escambo.
Atualmente, o método ainda é bastante praticado, sobretudo por pessoas que trabalham com mídias digitais. Muitos influenciadores digitais que ainda estão no começo e não possuem grande popularidade, utilizam dessa técnica para fechar parcerias com algumas empresas.
Mas como funciona o ato? Tem benefícios? Como fazer um permuta? Se esses são os seus questionamentos, então leia o artigo que preparamos sobre a prática de permuta e saiba quando esse método pode ser uma boa escolha na hora de fazer um negócio.
Como funciona a permuta?
Em uma negociação de permuta, ambas partes entram em um acordo do que será trocado um com o outro. Que fique claro que as espécies precisam ter o mesmo valor para troca. Além disso, dependendo do que for trocado, existem algumas especificações para a concretização do negócio.
Mas quais são essas especificações? Isso vai depender do que for trocado, pois existem várias categorias de permutas. Os principais tipos de permuta são: Imóveis, automóveis e serviços.
Imóveis
A permuta de imóveis só pode ser feita entre bens de imóveis como apartamentos, terrenos e casas. Um caso bastante recorrente é quando uma empreiteira vai construir um condomínio e no lugar tem uma residência. Em vez da construtora comprar a casa do local, é feito um contrato de permuta com o morador. Com isso o proprietário da habitação pode garantir uma unidade do empreendimento e a construtora construir no lugar.
Basicamente, a regra é que a permutação de imóveis deva acontecer se ambos os lados oferecerem algo que possa ser vendido.
Automóveis
No caso de automóveis a regra é praticamente iguais às outras, ou seja, um veículo trocado com outro. No entanto, nessa categoria também é possível fazer a troca de um carro, por exemplo, por outras espécies de bem.
Outra especificação é que nesse tipo existe também a permuta parcial, que nesse quesito ambos os lados podem fazer a troca dos bens e ainda dar uma parte em dinheiro para completar.
Serviços
A permuta de serviços consiste na troca de serviços por produtos, mão de obra e até publicidades. Por exemplo, uma empresa pode entrar em contato com algum influenciador digital para que ele faça publicidade de alguma mercadoria da empresa. No caso, a remuneração da pessoa que vai prestar o serviço é a obtenção do produto sem pagar por nada.
Mas qual o benefício disso? Financeiramente a companhia não vai precisar pagar em dinheiro e também tem visibilidade por parte dos seguidores do prestador. Já o influenciador não precisará gastar para adquirir a mercadoria e conseguirá notabilidade de outras companhias que futuramente possam fazer negócios também. É o famoso ganha-ganha!
Leia também: Como fazer briefing de campanha com influenciadores
Benefícios e riscos da permuta
Agora que você já sabe do que se trata o ato de permutar, vamos descobrir os benefícios e saber quais riscos essa prática pode apresentar. Veja abaixo!
Benefícios da permuta
O principal benefício dessa prática é a chance de conseguir algo que deseja, mas sem ter que dispor de meios financeiros. A única regra é ter algo ou serviço que possa interessar a outra parte.
Mas existe uma vantagem que atrai bastante pessoas a esse tipo de negociação que é a isenção de impostos. Isso porque no ato da troca não existe lucro por ambas partes, ou seja, sem ganhos financeiros, sem tributação.
Riscos
No geral, os riscos da prática de permuta estão relacionados ao descumprimento do acordo entre qualquer parte. Ou seja, se uma pessoa ou empresa não entregar a espécie no prazo estabelecido, o ato pode ser cancelado. Aliás, esse método dificilmente causará prejuízos financeiros.
Por isso, quando for fazer um negócio que envolva permutação, é importante que tenha um contrato com cláusulas bem definidas para que não ocorra nenhum problema entre os negociadores.
Quer saber mais sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais Twitter | LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups