NegóciosTech NewsTodos os Posts

Setor de tecnologia demanda 797 mil vagas de trabalho no Brasil

De acordo com a projeção da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), o setor de tecnologia deve criar 797 mil novas vagas de trabalho no Brasil até 2025. Porém, a associação estima que faltarão profissionais para ocupar cerca de 532 mil dessas vagas.

Essa carência de profissionais acontece dado que o número de formados anualmente é de apenas 53 mil pessoas no perfil tecnológico, no momento em que a demanda anual deveria ser de 159 mil. O levantamento ainda aponta que existe uma grande diferença entre homens e mulheres em Tecnologia, sendo 14,8% de mulheres e 85,2% de público masculino.

Até setembro de 2021, a Brasscom registrou 123.544 novos empregos no setor de tecnologia da informação. A projeção anterior da demanda para o ano era de 56.693 vagas. O número muda a projeção inicial da organização para o setor até 2024, que era de 420 mil profissionais.

Segundo Sergio Paulo Gallindo, presidente executivo da Brasscom, o aumento de demanda foi exponencial e impulsionado pela adoção de tecnologia pelas empresas durante a pandemia. Dessa forma, os números refletem o crescimento acelerado do setor de TIC. Além disso, deixam clara a imediata necessidade de que a formação profissional também seja ampliada no mesmo ritmo. 

Setor de tecnologia | Arte por Moacir Alves
Fonte: Brasscom | Arte por Moacir Alves

Estratégia para o crescimento de profissionais no setor de tecnologia

Buscando por crescimento no setor, a Brasscom anunciou uma nova estratégia para acabar com a falta de profissionais no setor, a ΣTCEM. A sigla faz referência ao somatório das áreas de Tecnologia, Ciências, Engenharia e Matemática.

Então, a proposta é introduzir matérias eletivas nos cursos de ensino superior que já possuam alguma afinidade com as carreiras de tecnologia. Dessa forma, foi feito um estudo para identificar o nível de afinidade e os conhecimentos que faltam na formação dos profissionais nessas áreas.  

Com essa adição de mais formações, a oferta de profissionais pode superar a demanda média de 159 mil empregos por ano. A oferta potencial seria de 273 mil profissionais. 

Fonte 1

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Juliana Santana

Jornalista e fundadora do portal Gramofone Ativo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *