Stock Car 2022: marketing e negócios nas pistas | Arte pode Moacir Alves

Stock Car 2022: marketing e negócios nas pistas

No último fim de semana, tivemos a oportunidade de cobrir edição de interlagos da Stock Car 2022. Eu e a Talita Lombardi representamos a equipe do WorkStars, mas o que fomos fazer? E o que automobilismo tem a ver com a gente? Bora descobrir!

 

O que é o Stock Car Pro Series?

O Stock Car Pro Series é o maior campeonato de automobilismo da América Latina, estrelado por nomes como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Ricardo Zonta e Nelson Piquet Jr. (ex-pilotos da Fórmula 1), além de Tony Kanaan (que continua na Fórmula Indy). A temporada de 2022 tem 12 etapas, com duas corridas cada, em dez eventos.

 

Etapa Interlagos Stock Car - Foto: Mauro Horita/Stock Car
Etapa Interlagos Stock Car – Foto: Mauro Horita/Stock Car

 

Impacto e números da Stock Car

No último ano, foram realizados apenas dois eventos abertos ao público e foram recebidas 220 mil pessoas, das quais 20 mil foram convidadas de camarotes de patrocinadores e parceiros. Só de cerveja, por exemplo, foram consumidas 330 mil latas.

Estima-se que a Stock Car distribuiu cerca de R$ 30 milhões em eventos maiores, como nas grandes capitais São Paulo e Rio de Janeiro, e em R$ 8 milhões em etapas menores, segundo estudo do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet) da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo com base em números da Stock Car Pro Series em 2021.

  • Empregos e Consumo

Parte do consumo de produtos e serviços em cada localidade é realizada pelo próprio staff da Vicar, dona da Stock Car, e das equipes. Em 2021, só a organização da prova consumiu 3.600 trechos de voo, 1.900 diárias de locação de veículos e 12 mil diárias de hotel. Contando que a organização das provas trabalharam com 200 pessoas e as equipes empregam outros 800 profissionais.

Para montar a estrutura de cada evento, são criadas centenas de empregos temporários. Chegam a mais de mil em eventos maiores, como os de São Paulo e particularmente no Rio de Janeiro, onde a estrutura no aeroporto está sendo montada praticamente a partir do zero.

 

Stock Car 2022 - Foto: Marcelo Machado de Melo _ Interlagos
Stock Car 2022 – Foto: Marcelo Machado de Melo/Interlagos

 

Números de marketing e patrocínio da Stock Car

Atualmente, o evento conta com mais de 4,9 milhões de de seguidores (pilotos + evento), transmissão em 80 países e quatro idiomas (português, inglês, espanhol e russo).

Essa visibilidade envolve hoje a a Stock Car com 200 marcas, entre patrocinadores da categoria e patrocinadores de equipes e pilotos.

  • Patrocínios

Neste ano, a Stock Car conta com:

15 patrocinadores – Chevrolet, Toyota, Claro, Banco BRB, Emirates National Oil Company, Betway, ArcelorMittal, Lubrax Podium, Pirelli, Intelbras, Motorola, Snapdragon, Transzero, NewOn e NovaDAX, que estreou nesta etapa em Interlagos.

9 apoiadores – Blau, Atto Sementes, Axalta, Frasle, Fremax, SKF, Viemar Automotive, Protechtor, Real Radiadores.

3 parceiros – Magic Brazil, Orma, Philips7.

Cada marca investe anualmente valores que vão de R$ 100 mil a R$ 10 milhões, entre patrocínios propriamente ditos, salários de pilotos, hospedagem de convidados, camarotes, eventos dentro e fora dos autódromos, e outras ativações de marketing.

Outro novo patrocinador em destaque é a Betway. Uma das líderes mundiais no setor de apostas online, a Betway patrocina grandes ligas reconhecidas mundialmente, como a Premier League, La Liga e Bundesliga no futebol, NBA no basquete e NHL no hóquei no gelo. No Brasil, a empresa estreia nas apostas online no segmento de automobilismo com a Stock Car.

 

  • Mídia

Assim como na Fórmula 1, as corridas da Stock Car Pro Series são exibidas ao vivo pela Band TV, SporTV e pelo Motorsport.com (maior site de automobilismo do planeta, para mais de 80 países, em inglês, espanhol, russo e português).

Outros sites parceiros e em plataformas digitais como Facebook, TikTok e Twitch (incluindo da Tribo do Gaulês, que esteve presente em Interlagos, segundo maior streamer do mundo) e no canal da Stock Car no YouTube.

Retorno de mídia: Avaliado pelo IBOPE REPUCOM em R$ 1,5 bilhão em 2021, 57,5% maior do que em 2020, entre publicação de notícias e o espaço ocupado pelas transmissões ao vivo das provas.

 

  • Para 2022

O estudo da Ciet prevê um impacto econômico de R$ 127 milhões (R$ 76,4 milhões em impacto direto e R$ 50,8 milhões em impacto indireto). A temporada de 2022 tem 12 etapas, com duas corridas cada, em dez eventos.

 

Acompanhe um pouco de como foi o evento nesse vídeo da Garagem Ituran:

 

História da Stock Car

Stock Car - Foto: Duda Bairros _ Interlagos
Stock Car – Foto: Duda Bairros/Interlagos

 

A Stock Car teve sua primeira largada no dia 22 de abril de 1979, no autódromo de Tarumã, em Viamão-RS. A corrida criada pela Associação Brasileira de Revendedores Chevrolet e teve como inspiração a americana Nascar.

Em 2001, a Vicar, organizadora do evento até hoje, passa a gerenciar a competição. A partir de 2003, a categoria se torna multimarcas com a entrada de outras montadoras, como Mitsubishi, Peugeot e Volkswagen, além da Chevrolet, parceira da Stock desde o início. Aos poucos são adotados equipamentos sofisticados para a época, como a telemetria, que deu às equipes mais informações e controle sobre o comportamento do carro.

A temporada 2020 da Stock Car marcou o início de uma nova era para a principal categoria da América do Sul, a Chevrolet, que disputa as provas com o Cruze desde 2016, ganhou a companhia da Toyota e seu Corolla, que deixou as corridas ainda mais disputadas.

Em seu primeiro ano, a marca japonesa foi representada por pilotos do calibre de Rubens Barrichello, competidor mais popular do automobilismo brasileiro na atualidade, pelo ex-Fórmula 1 Ricardo Zonta e pela revelação Bruno Baptista, além do argentino Matías Rossi, que correu com as cores da Toyota Gazoo Racing no carro #117.

 

 

 

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