Super Bown 2022 | Arte por Moacir Alves

Super Bowl 2022: final da NFL foi a mais cara da história

O Super Bowl se tornou um dos eventos esportivos mais importantes dos Estados Unidos, ano após ano o evento se supera. Com os olhos voltados para a final do campeonato da NLF, a edição 2022 marcou a final mais cara da história. Porém, a audiência não vem somente dos fãs de futebol americano, a apresentação musical do intervalo sempre é assunto no dia seguinte e a guerra das marcas com publicidades sempre extraordinárias, marcam o evento.

Devido a pandemia a edição de 2021 não aconteceu. Sendo assim, a edição 2022 foi responsável por abalar as estruturas no SoFi Stadium, Inglewood, na Califórnia. Em média, ano após ano, a grande decisão do futebol americano atrai a audiência de 100 milhões de espectadores, apenas nos Estados Unidos. A edição disputada entre Los Angeles Rams e Cincinnati Bengals, contou com o minuto publicitário mais caro da história do evento, orçado em 7 milhões de dólares (R$ 36,75 milhões) por 30 segundos.  

Ao total, foram 58 anúncios comerciais exibidos durante a partida, o que daria, no mínimo, 406 milhões de dólares (R$ 2,1 bilhões) ao todo. Porém, esse valor não é tão exato, pois nem todos os anúncios possuem 30 segundos, existindo a possibilidade de ter até mais tempo entre as ações.

SoFi Stadium foi palco do Super Bowl 2022 | Carrie Giordano/Los Angeles Rams

Participação do Público

A princípio, dentro do Super Bowl foram confirmados cerca de 70.048 pagantes, resultando em uma receita de bilheteria de mais de U$ 614.000.000 (R$ 3,2 bilhões) numa única partida. Como referência, somados todos os 380 jogos do Brasileirão de 2019, antes da pandemia, a receita de bilheteria dos estádios foi menor que R$ 1 bilhão. Dessa forma, a receita caiu em 2020 e 2021 devido a pandemia.

Segundo apuração do site especializado em negócios do esporte Sportico, em 2022, foi batido um recorde, com ingresso mais barato na faixa de US$ 4.500 (R$ 23 mil) e o mais caro saindo por US$ 100 mil (R$ 522 mil). O preço médio é de US$ 8.772 – equivalente a R$ 46.000 no câmbio oficial.

De acordo com a NBC Sports, a final do campeonato atraiu audiência média de 112,3 milhões de telespectadores, incluindo os 11,2 milhões que acompanharam via streaming. Além do jogo em si, o grande responsável por alavancar a audiência foi o show do intervalo – “Pepsi Super Bowl LVI Halftime Show“. 

Show do intervalo do Super Bowl

Eminem, Dr. Dre, Mary J. Blige e Snoop Dogg no Super Bowl | Foto: Kevin C. Cox / Getty Images

O famoso show do intervalo do Super Bowl é uma tradição desde a primeira edição do jogo, em 1967, além do jogo, uma das partes mais esperadas são as atrações musicais. A edição de 2022 levou grandes astros do hip-hop ao Sofi. Segurando uma média de 103,4 milhões de telespectadores, Dr. DRE, Mary J. Blige, Snoop Dog, Eminem e Kendrick Lamar, foram os nomes de peso. Além disso, o rapper 50 Cent, foi uma surpresa aos telespectadores que colaborou apresentando seu hino “In Da Club”. 

Sendo assim, essa foi a primeira vez que cinco artistas se apresentaram juntos, ou seja, fica mais fácil entender tamanha audiência. A princípio, o show teve aumento de 7% em relação ao ano anterior, quando The Weeknd se apresentou. Segundo o Deadeline, esse deve consolidar o Super Bowl 2022 como o mais assistido desde os 114,4 milhões que sintonizam na NBC em 2015.

 

Super Bowl e as marcas 

Como dito acima, o evento deixou de ser somente uma simples final do futebol americano e se tornou um grande evento e as marcas fazem parte disso. Para empresas, colocar suas mensagens nos intervalos desse super jogo é importante para mostrar poder e posicionamento. Afinal, não é qualquer marca que consegue desembolsar 7 milhões de dólares por trinta segundos na vitrine gerada pela TV aberta. Além disso, o objetivo principal não é fomentar vendas, e sim cativar a audiência e aumentar o reconhecimento da marca.

Um dos comerciais que deu o falar foi o anúncio de 60 segundos da exchange de criptomoedas Coinbase. A princípio, o vídeo não mostra nada além de um QR Code saltando para cima e para baixo na tela como a “bola” no jogo de arcade Pong. Os espectadores que capturaram o código foram levados ao Coinbase.com.

Por fim, no site, os usuários foram convidados a se inscreverem em uma conta e receberem US$ 15 em criptomoedas gratuitas. Dessa forma, os clientes da plataforma antes do Super Bowl tiveram a chance de ganhar US$ 1 milhão em um concurso. Contudo, os vencedores serão anunciados em março. Embora alguns que tentaram entrar tenham encontrado falhas, o anúncio deu o que falar no domingo do jogo. Confira vídeo abaixo: 

 

Veja também: Tecnologias de Performances

 

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