6 métricas de SEO para iniciantes

O SEO é uma técnica que auxilia os mecanismos de busca a encontrarem sua marca. Porém sem acompanhar as métricas, não é possível saber se sua estratégia está dando certo. Vem entender melhor como monitorar tudo isso!

Você já conhece o SEO? De forma resumida, os mecanismos de busca (como o Google, por exemplo) precisam definir critérios para que uma informação seja mais bem colocada que a outra. Portanto quando o usuário faz uma pesquisa, os melhores resultados vão aparecer antes. São centenas e até milhares de resultados para uma única busca.

Todo mundo quer aparecer nas primeiras posições do Google. 37% dos cliques em mecanismos de pesquisa estão nas primeiras posições orgânicas. Atualmente existem mais de 2 bilhões de pessoas online pelo mundo todo. Aproximadamente 93% das atividades online começam em um mecanismo de pesquisa. E quer mais um dado super legal? São 40.000 pesquisas a cada segundo e 3,5 bilhões de pesquisas por dia.

Mas a pergunta é: como fazer o resultado da sua marca se destacar em meio a tantos outros? É justamente aí que está a magia do SEO! Aqui no WorkStars a gente já fez um post explicando mais detalhes sobre SEO. Pra saber mais, é só clicar no link abaixo:

 

LEIA MAIS: 7 passos simples para ser um mestre do SEO

 

Agora que você já sabe o que é SEO, precisa saber outro passo muito importante: analisar algumas métricas. Isso porque sem métricas, você não consegue acompanhar se sua estratégia está dando certo ou não. Portanto não adianta só fazer e não acompanhar, combinado?

 

Fonte: Semrush

 

Tráfego orgânico

Você tem duas opções para acompanhar essa métrica: taxa de cliques ou Google Analytics. Se esses números estiverem crescendo, você tem boas notícias: sua estratégia de SEO está dando certo! Para saber como buscar essas informações, deixamos um vídeo no final desse post.

 

Visibilidade orgânica

Esse é o termo usado para se referir ao número de vezes em que sua maraca aparece nas ferramentas de pesquisa. Ou seja, trata-se do número de impressões. Existem várias formas de otimizar sua visibilidade orgânica, incluindo postagens utilizando Marketing de Conteúdo.

 

Taxa de cliques (CTR)

Essa métrica significa que o usuário saiu do mecanismo de pesquisa, clicou no seu link e entrou no seu site. Esse termo é a relação do número de impressões com o número de cliques. Se o seu CTR for baixo, aqui vai uma sugestão: otimize a title tag e meta description para garantir que os usuários cliquem no seu link quando estiverem navegando pelo Google (ou outro mecanismo de pesquisa). Ou seja, dessa forma o seu número de cliques e CTR vão melhorar pouco a pouco.

 

Palavras-chave

As palavras-chave são a alma do SEO! É sempre importante que você escolha os termos da melhor forma possível, de forma que elas ofereçam os melhores resultados de pesquisa. O próprio Google Ads informa que uma lista bem pensada de palavras-chave pode ajudar a melhorar o desempenho dos anúncios e até mesmo evitar preços altos!

 

LEIA MAIS: Como utilizar técnicas de SEO no LinkedIn?

 

Taxa de rejeição

Depois que o usuário chegou ao seu site, existe uma métrica para entender quanto tempo ele ficou por ali. Ou seja, podemos entender que essa pessoa não encontrou o que queria ou simplesmente não gostou do conteúdo que estava ali. Uma dica para melhorar essa métrica é analisar a otimize a title tag e meta description para alinhar a expectativa do usuário. Isso também pode repercutir positivamente no CTR mencionado anteriormente.

 

Duração Média da Sessão

O próximo passo na jornada desse usuário é entender quanto tempo ele ficou no site. Entendemos que ele não saiu logo em seguida (como na taxa de rejeição), mas quanto tempo ele permaneceu? Isso ajuda a tomar insights relevantes e entender quais páginas deixam o usuário mais tempo online. Ou seja, quais páginas são mais relevantes?

 

Retorno Sobre Investimento (ROI)

Essa métrica é uma relação entre o dinheiro ganho e o dinheiro aplicado no seu canal ou site. A sigla significa “Return Over Investment”.

 

Dicas extras para SEO

Uma dúvida muito comum é: como buscar dados de tráfego orgânico dos concorrentes? A resposta é: sem ferramentas isso não é possível. Isso porque você não tem acesso aos acessos deles, correto? Mas a Semrush tem uma solução bem interessante na qual oferece uma estimativa com essas informações.

Além disso, a Semrush também oferece opções de visibilidade orgânica com palavra chave e comparação com concorrentes.

 

 

Quer aprender mais sobre métricas de KPIs de SEO? Vem ver esse vídeo do Semrush!

 

 

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Texto de Gabriela Leão
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