Backlinks: o segredo para ranquear bem no Google

Você já ouviu falar em backlinks? Caso o termo seja novo para você, saiba que na verdade você provavelmente já conhece. E mais além: você provavelmente já passou por vários deles nos últimos anos.

Hoje em dia, uma das estratégias mais importantes para se ter sucesso com SEO é o Link Building. Você pode ter o conteúdo mais incrível do mundo no seu site e garantir a atenção do leitor… Mas sem backlinks seu ranqueamento do Google pode não ser tão bom assim. Mas por que isso acontece? E ainda mais: como conseguir resolver essa situação?

 

O que são backlinks?

Um backlink é um link que indica um site no outro. De modo geral, o Google entende que a qualidade e o número de backlinks mostram que determinado site é relevante. Consequentemente isso afeta o ranqueamento no Google. Portanto a aquisição de backlinks é fundamental quando se está buscando o melhor SEO.

Atualmente a competitividade pelo ranqueamento do Google é altíssima. Assim como o grande volume de palavras-chave. Por isso é muito importante se concentrar em outras estratégias para otimizar as buscas e conseguir atingir mais pessoas.

O Google e outros buscadores enxergam os backlinks como se fossem um tipo de indicação de outro site. Ou seja, se você recebe uma indicação, seu conteúdo é de qualidade. Correto? Bem, é como o Google entende.

Ou seja, se você recebe mais “indicações” com backlinks, os buscadores consideram seu conteúdo mais relevante. E como sabemos, quanto mais relevante, melhor seu ranking.

 

Backlinks são importantes no SEO | Fonte: LionRank

 

Como aplicar a estratégia de backlinks?

Antes de mais nada, seu site precisa ter conteúdos realmente relevantes. Isso pode parecer obvio, mas para ser considerado relevante por outros sites, seu conteúdo precisa ser realmente convidativo e de qualidade. Nenhum site vai fazer essa indicação tão relevante para conteúdos que não agregam.

Além disso, é necessário definir alguns objetivos. Dessa forma você poderá adaptar a melhor estratégia. Com os backlinks você pode melhorar o ranqueamento de páginas específicas, fortalecer a marca e o domínio ou até mesmo conquistar tráfego e visibilidade.

Mas como assim?

Vamos supor que seu objetivo é conseguir um ranking mais alto no Google associando seu conteúdo com o termo “negócios”, por exemplo. Para alcançar esse objetivo, a ideia é adicionar links com o mesmo termo (no caso, “negócios”) ou alguma variação (como “como começar meu negócio próprio”).

Por outro lado, se seu objetivo é aumentar o tráfego, a estratégia é diferente. Nesse caso você precisa evitar palavras-chave idênticas. Além disso, precisa convencer o leitor a clicar naquele link. Uma boa dica é trazer alguns CTA (Call To Action) como “clique aqui e descubra…”.

Por fim, tenha sempre informações úteis que podem ser citadas por outros sites. Traga novidades e dados relevantes para seu mercado. Conteúdos originais são sempre a melhor forma de mostrar ao Google que seu conteúdo é relevante. Dessa forma outros sites utilizarão seu conteúdo como referência, darão os créditos e você vai ganhar vários backlinks!

 

Como rankear melhor no Google? | Fonte: Giphy

 

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Outras dicas importantes

Mas depois de criar um conteúdo incrível no seu site, o que vem depois? Sentar e esperar alguém no mundo utilizar seu conteúdo como referência? A resposta é: não!

É claro que é interessante receber backlinks dessa forma totalmente orgânica. É um bom indicador de que você está no caminho certo e realmente sendo usado como referência no seu nicho. Mas você também pode otimizar esse processo.

Uma ótima dica é encontrar parceiros para sua jornada. Encontre sites que sejam relevantes para seu público e construa esse relacionamento de forma natural. Se você tem um site sobre artigos para animais de estimação, faça parcerias com uma marca de ração ou até mesmo locais pet friendly. Como dissemos anteriormente, o clique no link também é importante.

Portanto, não adianta muito adicionar backlinks que não tenham relação com sua marca ou seus leitores. Afinal, todos saem ganhando com essa estratégia.

 

Dicas de Backlinks | Fonte: Mali Content

 

Dividir para conquistar

Uma última dica que pode ser a cereja do bolo para sua estratégia: quanto mais lugares diferentes, melhor. Para os buscadores como o Google, é muito melhor que você receba a maior quantidade de backlinks possível, mas vindas de sites diferentes. Mas como assim?

De forma geral, é receber dois links de cinco domínios diferentes do que 10 de um único local. Isso vai mostrar ao Google que seu conteúdo é relevante para vários outros sites, e não apenas um parceiro fixo que está divulgando seu conteúdo por “obrigação”.

 

Quer entender mais sobre backlinks? Vem ver esse conteúdo incrível da Semrush e acompanhe mais algumas dicas!

 

 

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