Como criar uma estratégia de conteúdo

Como criar uma estratégia de conteúdo?

Muito se fala sobre como é importante construir e pensar em sua estratégia de conteúdo. Mesmo assim, ainda existem muitas pessoas que não sabem por onde começar e ainda acreditam que tudo está voltado para as redes sociais e isso não é verdade.

Hoje vamos falar sobre como se planejar e desmistificar algumas ideias, bora lá!

 

O que é uma estratégia de conteúdo?

A estratégia de conteúdo é um plano de ação que envolve a criação, publicação e gerenciamento de conteúdo para atingir objetivos específicos de negócio, como aumentar o tráfego do site, gerar leads, engajar a audiência ou converter vendas.

Esse trabalho é feito em diferentes canais de comunicação, e é importante entender que cada canal tem suas particularidades e necessidades.

Estratégia de conteúdo - Foto de Christina Morillo/Pexels
Estratégias – Foto de Christina Morillo/Pexels

 

Estratégia de conteúdo é só rede social?

Não, a estratégia de conteúdo vai muito além disso. Embora as redes sociais sejam uma parte importante da estratégia de conteúdo, é possível usar diversos canais como: sites, blogs, newsletters, videocasts e podcasts, vídeos, entre outros.

 

Como criar uma estratégia de conteúdo?

Separamos 6 etapas para seguir quando montar a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Defina os objetivos

O primeiro passo é estabelecer objetivos claros e definidos. Para isso, é necessário compreender o contexto atual da empresa e identificar quais resultados são esperados com esse conteúdo, seja a geração de leads, a conversão em vendas ou o branding.

 

Estude a sua persona

Depois de definir os objetivos, é preciso estudar a sua persona. Saber com quem você está se comunicando é fundamental para o desenvolvimento de conteúdo.

Para isso, é importante considerar diversos aspectos, tais como idade, localização geográfica, hobbies, aspirações e outros fatores relevantes.

A definição clara das personas é uma ferramenta essencial para entender as dores e necessidades do seu público-alvo e desenvolver abordagens mais eficazes. Com isso, o processo de elaboração da estratégia se torna mais fácil e direcionado.

 

Tenha um calendário editorial

O próximo passo para o desenvolvimento da sua estratégia é planejar. Nesta etapa é necessário pautar todos os fatores que irão afetar seu conteúdo, como: persona, tom de voz, tipo e formato, etapa da jornada de compra, palavras-chave a serem utilizadas, entre outras questões pertinentes.

No calendário é importante estabelecer prazos claros para cada etapa do processo, como escrita, revisão, otimização, design e publicação. Também é crucial definir os canais de divulgação e distribuição do conteúdo, incluindo as datas de publicação e a frequência de cada canal.

Na hora de elaborar suas pautas, fique de olho nas tendências nas e as novidades do seu nicho. Além disso, você também pode usar as ferramentas desse texto:

Sem ideias de conteúdo? Conheça 5 ferramentas que vão ajudar

 

Produção do conteúdo

Chegou o momento produzir! Para esta etapa funcionar, é necessário definir os responsáveis pela produção do conteúdo. Tudo isso deve estar de acordo com os formatos de conteúdo que você já definiu no seu calendário editorial.

 

Divulgue o conteúdo

Com os conteúdos prontos, está na hora de divulgar. Você pode usar os meios que achar melhor, nós indicamos que você espalhe em diversos canais.

A partir disso, basta contar com a performance dos mecanismos de busca para que o seu público-alvo seja atingido e gere os resultados esperados

 

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