Lidar com haters: Ao mesmo tempo em que a internet aproxima pessoas, ela também serve como palco para discussões acaloradas e ofensas gratuitas.
A sensação de proteção que a web proporciona faz com que os internautas sintam-se livres para expressarem opiniões hostis. Assim surgem os chamados “haters”. A palavra “hater” significa “odiadores”, em tradução livre para o português.
E, por mais que o termo seja forte, não há exageros nessa definição. Por conta da maior visibilidade, os influenciadores são os principais alvos das mensagens de ódio.
Algumas dicas para você lidar com haters:
- Silêncio é a melhor resposta
Receber uma ofensa é um verdadeiro teste de paciência e não retrucar é uma prova de sanidade. Mas, por mais que seja difícil, é necessário manter a compostura.
O objetivo do “hater” é justamente esse: provocar. Ao responder, o influenciador abre ainda mais brecha para se estressar e para que outros comentários apareçam.
Com bom senso duvidoso, “haters” muitas vezes encaram suas atitudes como diversão e, ao receberem atenção, vão se dedicar cada vez mais a incomodar.
Dar visibilidade para essas pessoas não agregará nada de útil ao conteúdo. Sequer as respostas irônicas são recomendadas.
O ideal é que o influenciador gaste seu tempo com o público fiel, respondendo comentários positivos dos seguidores.
2. Críticas construtivas
“Haters” certamente não são os melhores críticos, mas é sempre bom que o influenciador busque compreender a diferença entre uma crítica e uma ofensa.
Ao analisar os comentários negativos, o profissional pode aprender cada vez mais sobre seu público e adotar uma nova postura. Se a avaliação foi bem elaborada, educada e útil, vale a pena agradecer.
3. Sem desânimo
Ser influenciador envolve carisma, conteúdo e coragem. Se expor tanto em uma rede social, seja diante de uma câmera ou não, é uma tarefa difícil.
Receber uma enxurrada de comentários ofensivos realmente é desanimador para o influenciador e o pode fazer com que questione seu trabalho.
É importante frisar que essa é uma reação completamente normal, afinal de contas, ataques desse tipo, geralmente, focam em pontos fracos/sensíveis das pessoas.
Nesses momentos de “crise”, é recomendável que o profissional não foque tanto nesse ponto e se lembre de todo resultado positivo que conquistou até o momento.
Se for necessário, o influenciador pode até mesmo excluir comentários negativos que não agregam ao canal.
Em situações mais complicadas, que podem ser identificadas como injúria, difamação ou calúnia, é bom salvar prints antes de excluir o comentário como prova do ataque.
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Texto de Talita Lombardi
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