Como ser especialista em SEO?

Hoje em dia o SEO é primordial na internet. Se você já conhece a importância dele, provavelmente já pensou em como se especializar nessa área. Então vamos entender mais sobre esse universo!

Antes de mais nada, vamos entender melhor do que se trata. O termo SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Busca. Como o próprio nome já diz, o principal benefício de utilizar essa técnica é estabelecer uma forte identificação de marca nos mecanismos de busca.

Ou seja, é o SEO que determina se seu conteúdo terá mais ou menos destaque no Google, por exemplo. A importância de ter um ranqueamento bom é clara. Dados mostram que 37% dos cliques em mecanismos de pesquisa estão nas primeiras posições orgânicas. Isso significa que seu conteúdo precisa estar logo no início!

 

Como funciona o SEO? | Fonte: agenciamar

 

Hoje em dia existem mais de 2 bilhões de pessoas online pelo mundo. Se você tem dúvidas sobre a importância do SEO, olha só esse dado: 93% das atividades online começam em um mecanismo de pesquisa. São 40.000 pesquisas a cada segundo e 3,5 bilhões de pesquisas por dia.

Dada a importância do SEO, o mercado está buscando cada vez mais profissionais capacitados. Esses profissionais são responsáveis aumentar o tráfego orgânico dos sites e trazer cada vez mais dinâmicas inovadoras.

 

LEIA MAIS: Backlinks: o segredo para ranquear bem no Google
LEIA MAIS: O que é Marketing Humanizado?

 

Como ser um especialista em SEO? | Fonte: LionRank

 

Como começar a carreira de especialista em SEO?

Agora você já entendeu a importância do SEO. Em 2020, a Microsoft mostrou que os conhecimentos de SEO são uns dos mais importantes para os profissionais de marketing digital No entanto, por onde começar?

 

Estude bastante sobre o tema

Esse é um dos principais pontos. Comece sua trajetória buscando conteúdos gratuitos disponibilizados na internet. Existem vários cursos gratuitos que podem te ajudar no começo. Uma das várias opções disponíveis são os do Google Analytics Academy. Lá você poderá encontrar vários cursos que podem te ajudar!

Além disso, também existem vários cursos pagos sobre SEO. A recomendação é fazer alguns cursos gratuitos antes, pois assim você conseguirá entender melhor o que for apresentado no conteúdo pago.

 

Aprenda sobre navegação

Mais uma vez: estude! Mas além do SEO em si, aprenda também sobre navegação do usuário. Seu conteúdo pode ser incrível, mas se o design for ruim, suas taxas serão baixas. Portanto, aprenda sobre todo o sistema de navegação do usuário.

Será que seu site está carregando rapidamente? Será que um botão de compartilhamento pode ser uma boa ideia?

 

Estudar SEO é um dos principais caminhos | Fonte: studentlifenetwork

 

Faça testes e acompanhe resultados

Testar é importante. Acertos e erros acontecem o tempo todo. Como profissional de SEO você precisa entender que algumas regras não se aplicam a todos os clientes. Existem marcas que têm resultados melhores utilizando diferentes técnicas. E para entender isso, é necessário testar!

Mas depois que você já fez testes, como entender o que realmente teve uma performance melhor? Acompanhe os resultados! Então como especialista, você precisa entender também sobre monitoramento de algumas métricas.

Novamente: estude bastante! Se antes você precisava aprender sobre o SEO, agora também precisa aprender sobre análise de resultados!

 

De olho na concorrência

Esteja sempre de olho na concorrência. Isso vale tanto para entender dois pontos: O primeiro é o que outros profissionais de SEO estão oferecendo ao mercado. O segundo é entender o que os outros clientes estão fazendo para otimizar o SEO.

Portanto dessa forma você sempre terá a visão do todo e poderá adaptar suas estratégias!

 

Planejamento

Por fim, o planejamento do SEO pode ser como a “fase final” de todos esses conhecimentos apresentados anteriormente. Você pode planejar o conteúdo, horário de postagem, imagens, integração com outros sites e até mesmo a jornada do usuário dentro do site.

 

Confira também as dicas de como começar através do Google Analytics, neste vídeo da Semrush!

 

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