Uma pesquisa da Associação de Marketing Promocional (Ampro) revelou que nos últimos 3 anos as empresas investiram mais de R$45 bilhões em ações para ficarem mais próximas dos seus clientes.
O motivo desse investimento é que as marcas perceberam que se distanciaram quando decidiram focar somente em vender produtos, e se esqueceram de desenvolver um relacionamento com seu público-alvo.
Além de gerar relacionamento, existem estratégias de comunidades com clientes que podem ajudar no crescimento e na manutenção sustentável de uma empresa.
Marcas como Nike, Lego, Airbnb já usam algumas destas estratégias. No Brasil, temos o caso da Nubank, da Sallve e RD Station, entre outras.
Neste artigo vamos ver a importância das comunidades para as empresas e 3 exemplos de comunidades de marcas para ficar de olho 😉
Bora lá? Vamos começar pelo básico.
O que são as comunidades?

Comunidade é um agrupamento de pessoas unidas por interesses comuns.
Portanto, podemos dizer que comunidade é um grupo de pessoas que partilham de elementos em comum, tais como:
- Idioma;
- Costumes;
- Experiências;
- Valores;
- Região geográfica.
Nos últimos 20 anos a palavra comunidade ganhou muita força – especialmente a partir de 2004 com o surgimento do Orkut.
Uma comunidade também é um local onde se reúnem pessoas com interesses semelhantes, mas que, graças à tecnologia, não precisam estar perto fisicamente umas das outras.
Essas comunidades online podem ser construídas em diversas plataformas, tais como:
- Páginas de Facebook;
- Fóruns;
- Grupos do Whatsapp ou Telegram;
- Portais de conteúdo.
O objetivo é fortalecer o laço, a troca de ideias e experiências entre as pessoas.
Para saber mais sobre comunidades, leia também O que é uma comunidade?
Ao ver como uma comunidade online funciona, muitas empresas estão investindo na criação de comunidades voltadas para os seus clientes ou para os seus próprios colaboradores.
Assim, é possível mantê-los interessados com informações atualizadas sobre questões que envolvem a empresa.
Outros benefícios são o estímulo ao diálogo, ao feedback e o fortalecimento do relacionamento entre ambas as partes.
A comunidade também ajuda a construir uma melhor imagem da empresa, traz credibilidade, integridade e autoridade frente ao público.
Nesse cenário, uma empresa que sabe o que é uma comunidade online e utiliza estes recursos se destaca no mercado.
As comunidades de marca vem crescendo cada vez mais e, com elas, surge a necessidade de um profissional apto para gerenciá-las.
É aí que entra a figura do Community Manager, o gerenciador de comunidades.
Veja também:
O que faz um Community Manager?
Um gerente de comunidades é a pessoa responsável por construir, manter e engajar as comunidades físicas e online, sejam elas relacionadas às marcas ou não.
O community manager é responsável por criar conteúdo e determinar a linguagem mais apropriada pra interagir com o público.
No caso de uma empresa, o principal objetivo de um Community Manager é fazer com que o relacionamento entre as marcas e os seus consumidores seja o mais próximo e sincero possível. A ideia é que os clientes se tornem fãs da marca.
Para aprender mais sobre a profissão de Community Manager, leia: Quem é, o que faz e quanto ganha um Community Manager?
Por que sua empresa deve ter uma comunidade?
Existem diversos benefícios para uma empresa ao criar uma comunidade. Vamos citar 3 motivos.
Fortalece o relacionamento com o cliente
Ter um bom relacionamento com o cliente é fundamental para qualquer marca.
A comunidade vai estimular o diálogo e fortalecer o relacionamento entre ambas as partes (cliente e marca) e isso vai fazer com que aqueles membros da comunidade tenham mais confiança na sua marca e se tornarem clientes fiéis.
Feedbacks para melhoria contínua
Esse é um outro ponto fundamental, o feedback dos clientes.
Um feedback positivo é muito poderoso e gera confiança de outras pessoas no seu produto/serviço. Já os negativos te mostram onde/em quê você precisa melhorar/ajustar alguma coisa.
Dentro da comunidade os clientes vão se sentir mais cômodos em dar seu feedback, ou seja, sua opinião positiva ou negativa do produto/serviço. Isso ajuda a marca a ver o que está funcionando, o que as pessoas estão gostando e o que precisa melhorar.
Compartilhamento de novas ideias
Já ouviu aquela frase: “Duas cabeças pensam melhor que uma”? Isso acontece dentro de uma comunidade.
Quando várias pessoas dão sua opinião e sugestão sobre algo, vão surgindo novas ideias e esse compartilhamento ajuda na criação de novos produtos.
Diversas marcas exponenciais como a Disney e Nike ouvem o que dizem a comunidade e, com base no que sai dali, criam, ajustam, modelam…. Muito da inovação destas companhias vem das próprias comunidades!
LEIA TAMBÉM: Como utilizar o LinkedIn Business?
Exemplos de comunidades de grandes marcas
Como mencionado anteriormente, as marcas já perceberam o grande poder das comunidades e correram pra criar as suas . Vamos citar o exemplo de 3 marcas e suas comunidades:
PlayStation

O Playstation faz isso por meio de páginas de mídias sociais e espaços de comunidades.
Em suas páginas do Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo, a marca possui cerca de 20 contas diferentes direcionadas às pessoas com base em seus jogos, interesses e localizações específicas.
Para nós do Brasil, por exemplo, tem a comunidade PlayStation Brasil, que conta com mais de 38 milhões de seguidores no Facebook.
Quem tem o Playstation 4 (PSs4) também tem uma comunidade específica, a Playstation 4.
No início do ano de 2021 a Sony anunciou uma parceria com o aplicativo Discord, uma plataforma de comunicação que é muito utilizada para entre gamers (jogadores).
Quem joga nos consoles da Sony agora pode conectar o Discord ao PS4 e PlayStation 5.
Quer aprender mais sobre o marketing de comunidades do PlayStation? Leia o artigo abaixo:
Como o PlayStation faz marketing de comunidade
Nike
O ponto forte da Nike definitivamente é o seu poder de inovação, que mantém seus clientes permanentemente engajados com a marca.
Isso acontece por meio de suas grandes comunidades.
A Nike também usa as mídias sociais e espaços de comunidades dedicadas a isso.
Em suas páginas, como a do Facebook, por exemplo, a marca possui cerca de vinte contas diferentes direcionadas às pessoas com base em seu gênero, interesses e localizações específicas.
Para a galera que curte corridas existe, por exemplo, a comunidade Nike Running. Têm também comunidades específicas para mulheres – a Nike Women. Já para quem curte basketball existe a Nike Basketball e por aí vai.
A Nike também cria eventos especificamente para as comunidades, como por exemplo o Air Max Day.
Este é um evento muito esperado pela comunidade de fãs de tênis porque os fãs se encontram presencialmente ou virtualmente em torno de eventos e competições especiais, que só acontecem neste momento.
A principal experiência aqui é que a comunidade vai se engajar com iniciativas e ações exclusivas.
A Nike também utiliza conteúdos gerados pelos próprios usuários nos comentários ao final dos posts e avaliações de produtos feitas pelos próprios clientes.
Disney

Que a Disney é uma das maiores e mais famosas empresas de entretenimento não é novidade para ninguém.
Quem nunca assistiu a um filme/desenho da Disney no cinema junto com a família ou nunca cantou alguma música das famosas trilhas sonoras dos desenhos animados?
Em suas redes sociais, como a do Facebook, por exemplo, a marca possui mais de 40 contas diferentes direcionadas às pessoas com base em gênero, idade, interesses e lugares específicos.
Para a galera que tem o Disney +, que é a plataforma de streaming da Disney, existe a comunidade DisneyPlus Brasil.
Para quem curte os parques temáticos de Orlando, tem a Disney World Brasil.
Já se você curte viagens, tem a comunidade Disney Destination Latam, criada especialmente para os profissionais de turismo da América Latina e para quem também curte dicas de viagens.
E por aí vai.
A Disney também tem eventos para as suas comunidades.
O principal deles se chama D23 Expo que começou em 2009 e acontece a cada 2 anos, sempre na cidade de Anaheim, na Califórnia.
Além desse, existem diversos eventos que a Disney realiza ao redor do mundo.
Agora você já imaginou saber como é o processo de criação de um parque da Disney e ver quem está por trás do desenvolvimento das atrações e qual é o segredo da magia do local?
Você pode!
A Disney criou, em 2019, um programa gratuito que se chama Imagineering in a Box.
Esse programa compartilha os bastidores, o que está por trás da magia da companhia.
O programa está disponível em vários idiomas, incluindo o português e espanhol.
Disney Institute
Outro bom exemplo é o Disney Institute.
O Disney Institute foi criado para dar a pequenas empresas a oportunidade de conhecer as práticas usadas pela empresa Disney.
No Disney Institute, a pessoa pode ver a execução das atividades do diaadia e também ver como eles usam a liderança, lealdade/fidelização, gestão, serviço e criatividade.
Quem não gostaria de participar de algo assim, hein?!
A Disney conta alguns aplicativos para comunidades específicas, como por exemplo:
- My Disney Experience
O aplicativo serve para você organizar sua viagem para a Disney de Orlando.
- O Reino Mágico da Disney
Um dos jogos mais famosos para celular da Disney com mais de 90 milhões de jogadores de várias partes do mundo.
Nesse jogo você pode criar o parque da Disney dos seus sonhos junto com muitos personagens.
ESPN

O ESPN é um dos maiores aplicativos de esporte que (veja só!) também pertence à Disney.
Num mundo onde (quase) tudo está interligado, as comunidades são essenciais para gerar engajamento, fortalecer relacionamentos, gerar feedbacks e consequentemente, trazer mais clientes felizes para a marca – e clientes que ficam!
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