Fazer vídeo vertical ou horizontal nas redes sociais? | Arte por Moacir Alves

Fazer vídeo vertical ou horizontal nas redes sociais?

Fazer vídeo vertical ou horizontal nas redes sociais? É uma pergunta recorrente que chega para mim, na pandemia tivemos a explosão do TikTok e os vídeos na vertical, fazendo com que as outras redes corressem para não deixar seus usuários sumirem, e agora vem o Spotify e lança também os podcast com vídeos na horizontal.

Assim, com intuito de ajudar vocês viemos aqui falar as vantagens de fazer vídeo vertical ou horizontal nas redes sociais.

Fazer vídeo vertical ou horizontal?

Antes de responder a pergunta de fazer vídeo na vertical ou horizontal vem: qual sua necessidade na geração de conteúdo? Quem é seu público? Qual o objetivo à médio e longo prazo?

Isso é importante pois cada rede social tem uma vantagem, tem uma sacada, tem uma estratégia! Na maioria das redes sociais, também temos uma infinidade de formatos de conteúdos que podemos nos perder se não focarmos direitinho em nossos objetivos.

Para cada formato de vídeo vertical ou horizontal, você precisará se adequar nas ferramentas que podem auxiliar à sua divulgação como: áudios em alta no reels, Tokboard, SEO de Youtube e muito mais!

 

Gravar na vertical - Foto de Kamaji Ogino
Gravar na vertical – Foto de Kamaji Ogino

 

Vantagens de criar conteúdo na Vertical

Os vídeos na vertical se tornaram sucesso pela facilidade de acesso, uma vez que as pessoas migraram do computador para os smartphones. O TikTok enxergou que esse seria um formato interessante para o público Ocidental, uma vez que eles nasceram na China e migraram para o resto do mundo.

Esses vídeos na vertical, preenchem completamente a tela dos celulares e ao mesmo tempo são bem dinâmicos, deixando o público com vontade de “quero mais”, fazendo assim o consumo imediato de mais e mais conteúdos.

 

Quais os diferenciais para se criar vídeos na vertical:

Primeiro, devemos pensar que são vídeos que tem um maior poder de visualizações, mas de um engajamento menor (comentários e likes), você pode estourar um e nunca mais ter algo viral e ele morre em menos de uma semana.

Porém, com esses vídeos você deixa seu feed mais harmônico, uma vez que o objetivo de alcançar milhares de pessoas acontece naturalmente, é como se fosse um portfólio mesmo. Vamos às dicas práticas:

  • Criar novos tipos de formatos, usando recursos como áudios virais, dublagens, danças, dicas (sejam elas quais forem), comédia, música, receita etc!
  • Uma captação limpa, isso significa bem nítido, com o áudio bom (se for o caso da pessoa estar falando), bem enquadrado (é quando você fica realmente no centro da câmera e não fica sobrando espaço de mais na tela;
  • Uma boa edição, para que o vídeo fique bem dinâmico, ao ponto de, a pessoa se surpreender com aquele conteúdo;
  • Diversão: independente do nicho, da informação, vídeos na vertical vieram para entreter, pois com poucos segundos não dá para ensinar muita coisa;
  • Filtros são bons, principalmente quando são engraçados e você consegue pensar em algo voltado ao seu nicho, mas lembre-se filtro em excesso no TikTok da Empresa não é tão legal;
  • Aposte em legendas com CTA (call to action), famosa chamada para ação, falando o que o seu seguidor deve fazer após ver seu c0nteúdo;
  • Não esqueçam das boas tags, que fazem parte do mundo virtual.

Aqui temos um vídeo bem completo para você usar os áudios virais no Reels:

Fazer vídeo vertical ou horizontal?: Estratégias na horizontal

Quando pensamos em vídeo na horizontal, no meu caso, eu só penso em Youtube. Além de ser uma rede social, o Youtube é o maior buscador do mundo, quando pensamos em vídeo, lembrando que o Google é o dono deles e que normalmente também promove os vídeos dentro do Google Search.

Para mim, a vantagem de fazer um vídeo na horizontal é que te dá espaço para ensinar algo para as pessoas, pois elas assistem com mais atenção e são vídeos mais elaborados, podendo ser assistidos do celular, tv, computador, tablet etc, preenchendo perfeitamente a tela do device.

Vídeos no Youtube, que são muito curtos, não ensinam tanto. Muitas pessoas migraram da TV e usam a plataforma para aproveitar como um streaming de vídeo mesmo, em busca de programas mais completos e claro, vídeos educacionais (não apenas de educação tradicional, mas para ampliarem seus conhecimentos gerais).

 

Youtube para Empresas, vale a pena?

Outra pergunta recorrente sobre fazer vídeo vertical ou horizontal, é a questão do Youtube para Empresas que elas acabam fazendo mil conteúdos, sem estratégia voltada ao SEO.

Canais de empresas demoram mais para engajar, pois sempre as pessoas acham que as marcas vão querer empurrar algo para elas comprarem, mas isso é coisa do passado. Hoje as empresas ensinam em seus canais no Youtube coisas que tem a ver com o mercado que atuam.

Um case clássico e que adoro é o do Magalu, eles tem diversos vídeos ensinando sobre produtos, fazendo comparativos, trazendo diversão e sempre, ensinando muito!

Qual o nicho do seu negócio ou de você pessoa física? Explore ele e crie conteúdos assim:

  • Introdução em 15 segundos do que será o vídeo, prometendo algo que você conhece como ninguém;
  • Vinheta (mesmo que básica);
  • Na volta da vinheta, CTA (call to action) chamada para ação para se inscrever, dar like etc;
  • Começar o conteúdo com uma breve introdução de como essa demanda surgiu, na parte teórica mesmo, sem ficar repetindo, sendo bem direto ao ponto;
  • Citar exemplos de outras pessoas ou empresas que fazem o que você está explicando;
  • Aplicação prática;
  • Finalização com mais alguns CTAs;

Quando falamos em aplicação prática, é você dar exemplos do que você está dizendo, mas não de empresas conhecidas, mas como as pessoas poderiam adaptar no negócio delas, fazendo uma ou duas simulações disso em mercados diferentes.

 

Oportunidades nos vídeos na Horizontal

Existem sim, muitas oportunidades nos vídeos na horizontal e eu adoro! Isso se dá pelo vídeo não morrer em 24 horas, como acontece com diversos vídeos na vertical.

Isso se dá pelo motivo que falei um pouco antes: o Youtube não é só uma rede social, mas um grande buscador de vídeos. Isso significa que conteúdos antigos possam ser encontrados, se ainda forem relevantes, para a audiência que buscam por certas palavras-chave anos depois.

Vou ao exemplo prático: Se você buscar o termo “Clube de assinaturas” você encontrará um vídeo meu em primeiro ou segundo lugar. Ele tem mais de 4 anos e continua no topo, pois ele continua sendo atual mesmo depois de tantos anos.

A energia que entreguei fazendo esse vídeo, com roteiro, produção, edição e SEO de Youtube, foram fundamentais para os algoritmos da plataforma pudesse continuar indicando meu conteúdo para novas pessoas que estão buscando algumas repostas sobre isso.

Então quando pensar em criar qualquer conteúdo na Horizontal e especialmente no Youtube, não deixem de fazer o SEO certinho. Por isso, vou deixar aqui um vídeo que fiz sobre o básico desse conceito:

Conclusão: fazer vídeo vertical ou horizontal nas redes sociais?

Como falamos no começo, a decisão se divide em resultados para “ontem” no sentido de impactar pessoas, com sua marca pessoal ou empresarial, isso acontece muito bem com vídeos verticais. Para vídeos na horizontal falamos em longtail, se sua empresa for estratégica, buscar as palavras-chave que não foram exploradas.

Usamos aqui para SEO do site SEMRUSH e para Youtube o vidIQ, são ótimas plataformas e nos ajudam a criar de forma bem legal as estratégias. Dentro dos vídeos na vertical, usamos nossas redes sociais para ver o que está em alta, Tokboard e trends de uma forma geral.

Todo conteúdo deve ser planejado, mas é importante deixar uma brecha para aqueles que acontecem de última hora, o hype do viral ajuda seu negócio a aparecer em lugares que antes não chegavam!

Não deixem também de encontrar os termos das redes sociais em inglês!

Para finalizar, trago o case do The Vict, um influenciador digital que faz conteúdo na horizontal, nichado em tênis, com a duração dos seus vídeos de mais de 10 minutos dentro do Youtube e teve que se adaptar a também postar vídeos na vertical, onde tem milhares de seguidores:

 

Veja também essa entrevista no Digitalks Expo 2022:

 

 

Quer saber mais sobre o mundo dos negócios?

Então siga o WorkStars nas redes sociais Twitter | LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também