Interview Warmup: simulador de entrevistas da Google

Se você é daquelas pessoas que ficam ansiosas só de pensar em uma entrevista de emprego, essa nova ferramenta da Google pode ser a sua aliada. A Interview Warmup ou aquecimento de entrevista em português literal, permite que os candidatos treinem as perguntas mais comuns feitas em uma entrevista de trabalho.

Lançada em maio de 2022, a plataforma trabalha com inteligência artificial (IA) para selecionar possíveis perguntas, separadas por áreas específicas, a serem feitas pelos recrutadores. São elas: UX design, suporte de TI, gestão de projetos, análise de dados e e-commerce.

Entretanto, se nenhuma dessas áreas é a sua preferência, basta optar por perguntas mais generalistas. No fim, depois de responder todas as questões, você recebe um feedback sobre suas respostas. Ficou interessado? Quer saber como usar? Então continue a leitura.

 

Leia mais: 13 ferramentas do Google que vão mudar sua vida

 

Como usar o Interview Warmup?

Como dito antes, o Interview Warmup faz uma série de perguntas relacionadas à sua área de trabalho. Isso inclui perguntas sobre trajetórias de carreira, conhecimento técnico e questões cotidianas relacionadas à trajetória profissional.

As questões variam de acordo com a área, mas a plataforma também tem perguntas mais comuns feitas pelos recrutadores, como “Quais são suas metas de carreira para os próximos cinco anos?” e “Me conte um pouco sobre você”.

Antes de começar, é preciso saber que a plataforma só funciona em inglês. Por isso, é importante que você entenda e responda o básico para que a IA funcione. Mas, caso seu conhecimento na língua inglesa seja zero, use o Google tradutor para responder. Não vai sair a resposta mais correta, mas dá para ter uma noção no resultado final.

 

Tutorial de uso 

 

  1. Para treinar é preciso acessar o site antes. Por isso, busque no Google – Interview Warmup – e clique no primeiro link disponível;
  2. Já na página inicial, clique em “start practicing” e selecione uma entre as seis áreas que deseja responder;
  3. Após isso, selecione o “start” para começar a entrevista;
  4. Com a pergunta em sua tela, escolha o modo que irá responder.Pode ser tanto pelo microfone, quanto pela escrita;
  5. Depois de responder todas as cinco perguntas, clique em “end” para acessar a parte de feedback.

 

Pronto! Entrevista feita e com feedback em cada uma de suas respostas. 

 

“Ainda me sinto despreparado” Sem problemas! A plataforma oferece a opção de praticar novamente. Ao clicar em “Practice again” novas perguntas serão geradas para responder. 

 

 

Os erros cometidos por candidatos em entrevistas 

De nada adianta praticar e não saber quais são os erros mais comuns que um candidato pode cometer em uma entrevista. Por isso, além da plataforma do Google, o Interview Warmup, separamos duas dicas que vão te ajudar a ter aquela entrevista de milhões. Confere aí:

 

Nada de mentira

Pode ter certeza que uma “mentirinha” é facilmente identificada por um recrutador. Eles passam várias horas entrevistando vários candidatos e sabem quando alguém está ou não falando inverdades.

Por isso, seja o mais sincero possível. Se não souber de alguma habilidade ou ferramenta demandada, deixe claro para o entrevistador, mas também mostre que você tem vontade de aprender aquilo.

 

Interview Warmup
Não minta | Giphy

 

Ative o modo “inglês” e não se atrase

Atrasar em um “rolê” com os amigos até pode ser relevado, mas em uma entrevista de trabalho é uma queima de filme total. Lembra da famosa frase “a primeira impressão é a que fica”? Ou seja, se você atrasar, a primeira impressão que o recrutador terá é que você não está organizado.

Então coloque o seu despertador uns 30 minutos antes para poder se preparar. Vá ao banheiro, alongue as pernas, beba uma água ou um cafezinho e o mais importante, verifique a conexão de sua internet. Se preparando com antecedência, fica fácil comunicar ao recrutador se houver possíveis imprevistos.

 

Não se atrase | Jan Vasek no Pixabay

 

Leita também: Currículo, LinkedIn e portfólio: qual é o melhor?

 

E aí? Gostou de conhecer a nova ferramenta do Google? E sobre as dicas de entrevistas? Vai colocá-las em prática? Conta pra gente nos comentários. 

 

Quer saber mais sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também